Situações e soluções
A melhor maneira que existe de viver bem não é recuperar o credito, é isto sim, manter o crédito pagando suas contas em dia e não gastando mais do que pode gastar. Mas como o tema a ser abordado é sobre a recuperação de crédito, o que quer dizer que o cidadão deixou de cumprir seus pagamentos tendo ficado como se diz na gíria ¨pendurado¨ naqueles institutos de proteção ao crédito, tais como o SPC (serviço de proteção ao crédito) e o CEF, do Banco Central, que controla os cheques sem fundo, enviando o nome do emitente para o SERASA.
Para os casos de volta dos cheques sem fundos, a situação é mais fácil de resolver, desde é claro, que se tenha um dinheiro extra para resgatar o cheque, apresentando-o ao banco, que sob o pagamento de uma taxa, envia para o Banco Central e em três ou quatro dias resolve a situação e sua conta é desbloqueada, sem precisar ser um Alquimista. A outra maneira de você liberar sua conta, sem precisar pagar o cheque e nem apresentá-lo no banco, é só esperar que decorra cinco anos após o segundo carimbo no cheque que a liberação é automática só que você corre o risco de ser processado por estelionato.
Outros problemas mais difíceis de resolver
Para o cidadão que perdeu o controle de sua situação financeira por causa de dívidas contraídas, existem situações bem mais complicadas de enfrentar, como é o caso de títulos que vão a protesto nos cartórios, onde o resgate da dívida se complica e muitas vezes precisa da participação de terceiros, no caso de um advogado, que vai aumentar a despesa. O bom é você mesmo enfrentar a situação negociando e conseguindo a sua liberação diretamente no cartório. Sempre haverá Soluções para Problemas Difíceis. O que se deve evitar é que esses títulos vão para cobrança judicial, onde acontece à penhora de bens, o que complica muito a situação. Outros problemas são as dividas para com o governo, por sonegação de impostos, impostos territoriais federais, estaduais ou municipais. Com esses órgãos governamentais é mais fácil negociar os juros basicos que devem cair e conseguir prazos para pagamento.
Pague o quanto antes
Como se vê, a melhor maneira de recuperar seu crédito é pagar logo. Para as anotações de títulos protestados, por exemplo, é negociar um pagamento parcelado das comprar e apresentar o titulo no cartório pedindo a liberação da anotação. Para as anotações judiciais, se o processo já estiver julgado ou extinto, peça ao juiz da comarca, uma certidão do embargo ou da execução da penhora e apresente no Serasa para limpar sua ficha. É um Trabalho Duro conseguir sair de uma situação desfavorável como o são no geral, todas essas situações. Meus amigos, gastar é como beber cerveja, mas é preciso saber Como Pagar as Dívidas por isso gaste com moderação e dentro dos limites de sua renda, este é um método infalível para manter o nome limpo em qualquer uma dessas simpáticas instituições de proteção de credito, que na verdade protege mesmo é o dinheiro dos poderosos.