Estamos em plena era da informação, mas sob um aspecto a situação não se modificou muito, todos almejam conseguir dinheiro fácil, mesmo tendo a consciência de que as probabilidades de isto acontecer são muitíssimo pequenas. As formas de conquistar este dinheiro, ou melhor, as fórmulas, geralmente acabam por se revelar em golpes aplicados por espertos que se beneficiam da ingenuidade alheia, mas será isso mesmo?
Ingenuidade ou Ganância?
Talvez ao responder esta pergunta, que não é assim tão simples, possamos refletir um pouco sobre os motivos que levam tantas pessoas a caírem no velho golpe do dinheiro fácil, afinal sob que circunstâncias estes golpes são facilmente aplicados? Os golpistas podem reconhecer em poucos minutos de conversa quais são as suas possibilidades de obtenção de êxito neste tipo de trapaça. Os estilos dos golpes são muitos, a troca de cheque cruzado, bilhetes premiados, pirâmides, ouro velho, além de muitos outros, mas esta não é a questão aqui.
Dinheiro e Poder
Estas duas palavras mexem com a imaginação de muitos de nós, nos despertam sonhos instantâneos e representam a solução de quase todos os nossos problemas. Afinal, quem não quer ter muito dinheiro? Antes mesmo de ter o dinheiro em mãos já podemos vislumbrar todas as coisas que faremos com ele, como por exemplo, a quitação de antigos débitos, a aquisição de um carro novo, os presentes para pessoas amadas, e quem sabe até uma nova casa? Tudo resolvido em questão de minutos, em nossa fértil imaginação. E todo este fascínio muitas vezes nos faz cegos, desejosos de um futuro melhor sem muitos esforços, pensamos que é a sorte a bater na nossa porta, mas ao contrário disso nossos anseios permitem que passemos o poder à estranhos e sem perceber a realidade da situação nos deixamos levar pela lábia dos golpistas.
Conhecimento Financeiro
Não é preciso ser um gênio da economia para saber que grandes conquistas, especialmente as de ordem financeira, requerem grandes esforços. Os índices da poupança nos mostram a realidade dos fatos com rendimentos de apenas 0,5% ao mês, sendo assim como alguém surge do nada para nos oferecer oportunidades aparentemente tão rentáveis sem risco algum? É preciso frear nossos anseios por um momento e raciocinar de forma coerente, pois só assim poderemos estar livres destes antigos golpes, que funcionam alimentados pela ganância do ser humano. Boas oportunidades devem vir associadas a algo de concreto, com planejamento, paciência e algum conhecimento, além disso existe a questão da sustentabilidade da negociação.
Vítimas de suas Ilusões
O fascínio e o poder que o dinheiro oferece podem gerar desequilíbrios nos indivíduos, que acabam por se tornar alvos fáceis para os golpistas. Podemos dizer que estes indivíduos são vítimas não somente dos golpistas, mas também de suas próprias ilusões em ganhar dinheiro fácil.