Retomada de Contratações nas Micro Empresas

A iniciativa privada, na cidade de São Paulo, é responsável por cerca de 60 % da demanda de empregos disponíveis no mercado, ou seja, por mais que se reconheça a considerável importância de empresas de grande porte não há como mudar o fato de que os grandes empregadores da capital Paulista são os micros empresários. Sendo assim a Colocação da Microempresa no Brasil deve ser sempre incentivada pelos órgãos governamentais, pois além de movimentar o mercado econômico elas são grandes geradoras de empregos.

Micro Empresas

Crise

A Crise Mundial que assustou a todos começa a dar sinais de que está sendo amenizada, aliás, o Brasil foi um dos poucos países que enfrentou a situação de forma bastante otimista, sem prejuízos muito vultosos, e um dos reflexos desta recuperação ou superação da crise é a retomada de contratações nas micro empresas.

Publicas

Dados estatísticos

A cidade de São Paulo tem, entre pequenas e micro empresas aproximadamente 216 mil estabelecimentos, e estas micro empresas são responsáveis pela colocação profissional de mais de 1 milhão de pessoas. O SIMPI (Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo) em pesquisa realizada recentemente em mais de mil empresas, que possuem um número máximo de 50 funcionários, afirma que houve um crescimento de 11,3% no número de contratações nos últimos três meses do ano de 2009, sendo que apenas 2,8% das empresas pesquisadas fizeram demissões neste mesmo período. As comparações de dados levantados em pesquisa feita neste mesmo ano durante os meses de abril, maio e junho, revelam que na ocasião havia intenções de realizar demissões em cerca de 30% dos estabelecimentos pesquisados. Portanto está muito claro que houve uma reação bastante positiva neste setor, ainda que tenha sido por influência das festas de final de ano, período em que todos recebem um Dinheiro Extra e ocorre um aquecimento natural na economia.

Retomada de Contratações nas Micro Empresas

Perspectivas

O Fim da Recessão no Brasil gera um clima de otimismo para o próximo período, a expectativa é de crescimento para o setor econômico durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2010, tendo em vista que A Economia em Tempos de Crise apresentou resultados superiores ao esperado. Mas apesar do otimismo da situação atual é importante lembrar que nesta época existe a geração de um grande número de empregos temporários, em alguns casos as pessoas admitidas conseguem permanecer além do período de fim de ano, mas nem todos têm a mesma sorte, aliás, sorte não é a palavra mais adequada, pois o que realmente define a permanência ou não do novo funcionário, na maioria dos casos, é a sua capacitação. Portanto, mesmo com a retomada de contratações nas micro empresas é imprescindível o investimento em formação continuada, cursos técnicos, etc., pois Contra Desemprego Cursos de Capacitação representam a melhor oportunidade diante da concorrência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *