Populismo Político

O populismo é uma forma paternalista de governar. Falar o que o povo quer ouvir é uma das principais armas dos presidentes populistas. Brasil e Argentina são dois grandes emblemas. Getúlio Vargas e Juan Perón são os maiores símbolos do gênero das Américas.

O que é Populismo?

Populismo é a promessa de melhorias sociais, sem alto custo. O governante aliena a população com discursos tentadores, demonstrando imagem popular e fingindo se preocupar com os mesmos problemas das massas. Um bom exemplo de populismo antigo aconteceu na Roma antiga, na conhecida política de Pão e Circo.

Populismo

O Império romano estava em uma crise tão grande que a população já começava a sentir o cheiro da miséria. O alto crescimento urbano desorganizado e a escravidão (elemento crucial para migração de romanos camponeses à cidade) estavam gerando inúmeros problemas nas grandes cidades. O governo, para isolar os problemas da cabeça dos governantes, promovia alimentação e diversão para toda população nos grandes estádios romanos, sendo o Coliseu o mais famoso.

Com o passar dos séculos, a ideia foi desenvolvida e aplicada por diversos líderes políticos na história mundial. Não cometendo um anacoluto, qual é a principal semelhança cultural entre Brasil e Argentina? Resposta, o populismo. Os dois países possuem alta memória de presidentes populistas em suas histórias, em especial vividas na época das ditaduras do século passado, nos governos de Getúlio Vargas e de Juan Perón.

Getúlio Vargas e Juan Perón

Getúlio era extremamente nacionalista. O tema trabalho foi altamente posto em prática com suas políticas. Toda a CLT e o direito trabalhista têm como precursora às ideias deste presidente que possuía tanta popularidade que conseguiu sua última reeleição praticamente sem apoio político, em uma época em que o país vivia sofrendo golpes políticos.

Já Perón é até hoje amado por quase a totalidade do povo argentino. Talvez esta seja a diferença entre estes dois ícones, a memória. É praticamente impossível viver no país e não estar pautado pelas ideias do partido peronista, o mesmo de Cristina Kirchner. A atual presidenta é franca defensora do peronismo, assim como o seu falecido marido, o ex-presidente Nestor Kirchner.

Getúlio

O nacionalismo e a identificação popular são as duas essências do populismo. Contudo vale ressaltar que depois da ascensão das políticas keynesianas o termo passou a ser bastante confundido com o conceito de intervencionismo político. A partir de então, qualquer discurso a favor dos menos favorecidos passou a ser medido como populista pela elite liberalista.

Neopopulismo

Depois da democratização começou a proliferação de partidos políticos com ideias de pobres ou de ricos. Esta é a melhor definição, pois do mesmo jeito que não sabemos mais se o discurso do governista é ou não é populista, não temos também a mínima noção do que é direita ou esquerda no que tange à politica.

Propagação

O presidente Lula agregou popularidade máxima entre todos os presidentes do país, aproximados 85% do eleitorado. A oposição diz que os programas do governo não são pragmáticos e só atrasam a vida do povo suscetível a discursos alienantes. Já a situação alega que ele representa apenas as vozes gritantes e desesperadas pela democratização tardia e desigual. E você estimado leitor, qual é a sua opinião?

Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *