Liberalismo Econômico

É uma doutrina econômica que foi desenvolvida na Europa no fim do século XVIII, e tem por objetivo que o individuo seja livre, para seguir suas vontades. Entretanto, é importante ressaltar que liberdade esta “cercada” pelos limites impostos e pelas normas definidas, para assim manter a ordem social. A maior liberdade que o liberalismo econômico defende é a do individuo perante ao estado.

 

Economico

Economico

O Mercado Para Os Liberalistas:

Mercado seria um processo no qual indivíduos efetuam “trocas” de mercadorias por eles desejadas, por papel moeda. O meio de se equilibrar é marcado através do conceito de oferta e procura, ou seja, quando determinado tem muito oferta e pouca procura, por isso seu preço cai, em contrapartida tendo pouca oferta e muita procura o preço do mesmo irá subir.

 

Outros Conceitos De Liberalismo:

Liberalismo

Liberalismo

-livre concorrência: isso significa que cada instituição financeira tem a liberdade de escolher os preços de suas mercadorias e de pagar salários mais altos, ou mais baixos a seus funcionários, gerando a liberdade de produção e circulação de produtos;

-A não intervenção do estado na economia diz respeito às relações comerciais;

Não tem como falar de liberalismo econômico sem falar de Adam Smith, que por muito é considerado o pai do liberalismo.

Seu nome é muito conhecido, não por menos, foi um importante economista e filósofo, sua principal obra e de grande importância foi “A riqueza das Nações”, e ele a escreveu aos 53 anos de idade.

Segundo a Ideologia De Adam Smith:

-Para se medir a riqueza de uma nação é necessário medir a riqueza do povo que a compõe e não apenas dos mais nobres.

-A iniciativa privada deve ser deixada agir livremente, se possível com nenhum intervenção do governo, isso para que os preços passem a cair e as indústrias  investistam mais em tecnologia, para assim melhorarem seus produtos, barateando os custos.

-“Assim, o mercado ou comerciante, movido apenas pelo seu próprio interesse, egoísta, é levado por uma mão invisível a promover algo que nunca fez parte do interesse dele: o bem estar da sociedade”. O que na verdade Adam quis dizer é que com a intervenção de tal “mão invisível”, os preços dos produtos iriam cair e os salários dos compradores subir.

Liberalismo Economico

Liberalismo Economico

-“Impostos que visem a prevenir, ou mesmo reduzir a importação, são tão destrutivos das rendas alfandegárias quanto a  liberdade de comércio”

 

Posteriormente surgiram as ideias neoliberalistas:

A nova corrente que segue os princípios do liberalismo se baseia em:

-Ao invés de não haver intervenção do estado na economia, haver apenas uma pequena intervenção;

-Livre circulação de capitais internacionais dando ênfase na globalização;

-São contra o protecionismo econômico;

-Visam desburocratizar o estado;

-Por fim, para facilitar as atividades econômicas as leis e as regras devem ser mais simples.

 

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *