Consumo Consciente

Consumo Consciente

Vivemos num mundo capitalista e na era dos descartáveis em que somos desde cemotivados ao consumismo pela mídia e pelo próprio estilo de vida dos centros urbanos. No entanto o mundo está em constante evolução, exigindo da humanidade a transformação dos seus padrões, assim surgem novos conceitos como a sustentabilidade e o consumo consciente, duas importantes armas para a preservação do planeta e de seus recursos.

Consumo Consciente

O Que é Consumo Consciente?

Consumismo e consumo consciente são dois conceitos antagonicos. O consumismo e a compra desenfreada de bens, produtos ou serviços sem nenhum planejamento financeiro pessoal ou avaliação quanto a sua real necessidade, seu uso e o seu posterior descarte, não levando em conta as questões ambientais e muitas vezes nem a própria situação economica. Já o consumo consciente é o oposto, deve transformar o ato do consumo numa pratica de cidadania permanente, pois muito além do atendimento das próprias necessidades pessoais, ou dos desejos individuais, avalia os seus reflexos na economia, na sociedade e no meio ambiente.

Água

Os Reflexos do Consumo Consciente

O consumo consciente pode ser considerado um estilo de vida, pois consumir faz parte de nosso cotidiano, e nos vemos diante da escolha sobre o que consumir rotineiramente. No entanto poucos param para analisar que ao comprar produtos de uma empresa que por exemplo utilize mão de obra escrava está financiando esta violência, assim como ao comprar alimentos orgânicos está incentivando os produtores a praticas mais naturais e poderíamos citar uma infinidade de situações como estas, pois o que direciona as ações das empresas é o perfil dos consumidores, se não houver clientela para comprar produtos clandestinos, de procedência duvidosa, ou produzidos de forma agressiva ao meio ambiente, eles deixarão de ser ofertados, pois somos nós, consumidores, que financiamos a produção de produtos e bens.

Energia

Consumo Consciente e Economia

Consumo consciente não está relacionado somente ao meio ambiente, os recursos naturais ou valores e princípios individuais, o conceito de consumo consciente está diretamente relacionado a economia. Um dos princípios fundamentais do consumo consciente é não desperdiçar, sejam recursos ambientais ou recursos econômicos. Planejar os gastos pessoais, evitando o desperdício do dinheiro é uma atitude do consumidor consciente, que sabe o valor e a importância que seu dinheiro tem, e sabe também que ele não pode comprar tudo, que alguns bens imprescindíveis a vida humana, como os recursos naturais não renováveis, não estão disponíveis em prateleiras do supermercado.

Meio Ambiente

O consumo consciente é contra a compra de supérfluos e ao desperdício o que gera economia ao individuo, ao mesmo tempo muitas vezes se paga um preço mais alto por produtos que garantam o desenvolvimento sustentável. Enfim, o consumidor consciente é aquele que incorpora a suas opções do dia a dia a preocupação com o impacto de sua escolha no meio ambiente e na sociedade em que vive, e não somente na satisfação das suas necessidades e desejos pessoais, buscando o equilíbrio entre o bem comum a e satisfação das suas próprias necessidades.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *