Pagamentos Intermediados

Você sabe o que intermédio de pagamentos? Basicamente, os intermédios de pagamentos servem para que os consumidores efetuem os pagamentos em lojas virtuais. Hoje no mercado existem diversos tipos de intermediários de pagamentos disponíveis, e para pessoas que estão pensando em iniciar um projeto de negócio na área de vendas online esse tipo de investimento é sempre muito vantajoso, pois:

  • O comerciante pode economizar tempo na verificação de recibos e pagamentos efetuados pelo cliente
  • A maior parte burocrática ficará por parte das empresas responsáveis pelo recebimento dos pagamentos dos clientes
  • Sua loja ganha mais credibilidade
  • Diversos tipos de intermediários de pagamentos tem a opção de seguro tanto para o vendedor, bem como para o cliente.
  • Os clientes mais conservados e que não são mais acostumados a efetuar compras online, quando resolvem começar a se ariscar nesse ramo

Os Tipos de Intermediários Mais Conhecidos são:

PayPal:

A sede do PayPal fica localizada nos Estados Unidos da América, em uma cidade chamada São José, é uma enorme empresa, com capacidade de funcionar no mundo inteiro, pois conta com a facilidade de seu serviço poder ser oferecido de forma online, onde grandes sedes das empresas e um número de funcionários exorbitantes não são necessárias.

O PayPal foi fundado no ano de mil novecentos e noventa e oito e seu primeiro nome foi registrado com Confinity. Seus fundadores se chamam respectivamente Peter e Max. A Confinity trabalhou por um ano como uma empresa voltado para a venda de softwares de e para aparelhos exclusivamente moveis. Porem, em mil novecentos e noventa e nova, dentro da companhia se instalou um novo tipo de negócio. Um típico sistema de pagamentos para compras e venda online ainda dentro da Confinity. O PayPal operou por alguns anos nesse mesmo ramo, e se instalou primeiramente em sites de vendas como o E-Bay. Com o passar de alguns anos pode-se perceber o grande crescimento da empresa no ramo de intermediários de vendas, e migrou para diversos sites de todo o mundo, sendo hoje um dos principais intermédios de vendas no site de todo o globo.

O PayPal funciona da seguinte maneira: os usuários desse site e aplicativo armazenam seus dados bancários na nuvem do aparelho, e quando vão efetuar compras em sites online toda a sua informação já esta armazenada e para que seus dados sejam preenchidos você só precisa fornecer algumas informações e o aplicativo ou site fara com que seus dados estejam sempre disponíveis. O aplicativo aceita a opção de poder se pagar suas contas no modo de debito e credito, caso a opção escolhida pelo usuário seja o debito provindo diretamente da conta do usuário do banco não existe a necessidade de preencher tantos dados, necessitando apenas que o usuário forneça seu endereço de e-mail, bem como a senha. Assim o aplicativo já efetuará a compra do consumidor de forma totalmente automática.

A maior vantagem de se utilizar o PayPal como método de pagamentos intermediários é que os vendedores não serão avisados de qualquer maneira sobre quais são os dados fornecidos pelo usuário, bem como o seguro que a aplicativo fornece para seus usuários. Caso uma pessoa efetue uma compra em determinado site, e o mesmo apresente um déficit do produto escolhido pelo consumidor, o aplicativo garante o reembolso imediato do valor pago. A mesma ação é realizada caso o determinado produto escolhido pelo consumidor não chegue até sua residência, ou seja, extraviado. O PayPal é um dos intermediários de pagamentos mais conhecidos no mundo de compra e vendas online, ele é muito conhecido pelo seu serviço oferecido de pagamento online.

PagSeguro

O PagSeguro é outro tipo de intermediário de pagamento, muito utilizado principalmente no Brasil, já que esse é seu país sede. Essa empresa atua de forma diferenciada quando comparada ao PayPal, pois tem a opção de serviços oferecidos de forma não só digital, como física com o uso de maquinas de cartão. Ela foi fundada em dois mil e seis pela empresa UOL. A mesma empresa que adquiriu a compra do PagSeguro em dois mil e sete incrementou a PagSeguro uma nova empresa, que atuava no ramo de pagamentos de forma eletrônica. Dessa forma, a empresa se tornou mais completa e pode apresentar melhor seus serviços para seus consumidores. A empresa recebeu diversos tipos de prêmios ao longo de todos os anos de seu desempenho. Ela atua quase da mesma forma que o PayPal, porem com o bônus de serviços de forma física.

PagSeguro da Uol

PagSeguro da Uol

Pagar.me

A história dessa empresa é incrível. Os dois proprietários da marca têm respectivamente dezoito e dezenove anos. Eles se chamam Pedro e Henrique e juntam colecionam varias passagens por todo o mundo. Eles foram também selecionados por uma ótima universidade fora do país e de lá pretendem continuar comandando sua empresa. A Pagar.me já opera a cerca de cinco anos, e vem cada vez apresentando resultados mais otimistas. Quando a empresa contava com apenas dois anos de funcionamento, já apresentava numero altos de vendas, com cerca de duzentos e cinquenta clientes fixos. A empresa desde a sua abertura já apresentava características que atraiam os olhares de investidores, e no seu primeiro ano conseguiram a façanha de arrecadar por parte de investidores um valo de cerca de um milhão de reais.

A empresa brasileira já ganhou diversos prêmios ao redor do mundo, e cada ano que passa se destaca ainda mais no mercado em que atua. Pedro e Henrique afirmam que um dos maiores diferenciais da empresa é a sua capacidade e possibilidade de atender empresas de diferentes tamanhos e seguimentos totalmente distintos. Eles afirmam também que se diferenciam das demais despesas no quesito de tempo de retorno do dinheiro para o vendedor. Em outras empresas para que o vendedor tenha o dinheiro de sua venda o tempo que decorre é relativamente maior se comparado com o tempo que a Pagar.me consegue oferecer para seus clientes.

Ao conhecer melhor as empresas que oferecem o serviço de intermediador de pagamentos o vendedor de estabelecimentos pode escolher da melhor forma qual é a empresa mais vantajosa para seu negócio. O tipo de empresa, qual o ramo, as taxas de juros que as empresas que atuam como intermediadoras de pagamentos e quais as melhores oportunidades elas estão dispostas a oferecer são informações que o vendedor deve procurar se informar.

Hoje as intermediadoras de pagamentos são quase que obrigatórias para que você possa ter um site com êxito em suas vendas, já que os clientes ao perceber as opções de intermediadoras de pagamentos que seu negocio oferece, irá se sentir mais seguro para efetuar compras em suas lojas.

O Que É Um Intermediador De Pagamentos?

É uma ferramenta muita utilizada online em lojas virtuais e que facilitam a relação empresa e cliente, facilitando para o cliente realizar suas compras, com o armazenamento de dados do mesmo e muitas vezes oferecendo possibilidades de seguro das mercadorias de diversas formas. Para o vendedor a maior vantagem de se usar intermediadores de pagamentos é a não obrigatoriedade de se desenvolver um próprio servidor. O intermediador pioneiro e que é considerado mais conhecido e utilizado no mundo é conhecido como PayPal e fatura por ano milhões de reais. Esse site ou aplicativo está ativo em quase todo o globo e conta com a capacidade de recebimento de valores em vinte e quatro tipos diferentes de moedas. Para se utilizar esse aplicativo ou site, a única restrição do site é que o cliente tenha um endereço virtual, de e-mail, para que assim consiga armazenar seus dados e utilizá-los quando preciso, em suas compras virtuais com mais facilidade.

Qual o Custo do Serviço de Intermediários de Pagamento?

As empresas não fixaram um custo fixos entre elas, para que todas acabem oferecendo o mesmo tipo de taxa de cobrança por seu serviço. Porem, em media as taxas ficam entre cinco e meio por cento, podendo chegar até oito e meio por cento, isso em compras e vendas em cartões de credito que operam no meio de credito. Já os clientes que acabam optando por pagar suas compras em um cartão de debito, não farão com que os vendedores paguem as empresas de intermédios de pagamentos mais do que três por cento de juros sobre a utilização do serviço.

Para os comerciantes que tem algum interesse de aderir a esse tipo de serviço, existem algumas vantagens e desvantagens desse tipo de serviço, tanto para o cliente como para o próprio vendedor.

Quais As Principais Vantagens de Se Utilizar Um Intermediador de Pagamentos?

A principal vantagem de utilização desse serviço para pequenos comerciantes é a possibilidade de poder aderir a um projeto que irá engrandecer sua empresa mesmo que ela não tenha um capital tão alto de forma inicial. Isso porque ao se iniciar uma empresa geralmente o capital de giro para que o comerciante possa se estabelecer no mercado de forma mais tranquila não é tão grande, e com esse tipo de serviço as possibilidades de se estabilizar e não precisar exercer esforços na are de recebimento de valores pagos pelo cliente também é uma vantagem para o vendedor.

Umas das maiores duvidas de comerciantes que desejam entrar nessa área de intermédios de pagamento são sobre o processo de pagamentos de vendas que são parceladas pelos clientes. A maioria das empresas que atuam no ramo de intermediários de pagamentos, trabalham com a operações que permitem a compra no modo de credito, podendo ainda ser divididos em números de parcela, dentro do valor total da compra do cliente. Dessas formas os comerciantes acabam se perguntando como a situação dos mesmos ficam nesse momento; isso porque eles temem que o valor total vendido seja dividido em diversas parcelas, fazendo com que eles sejam pagos de acordo com as frequências que seus clientes efetuem o pagamento da parcela. Porem, quase todas as empresas de intermédios de pagamentos não trabalham dessa forma; eles efetuam o pagamento total da venda realizada pelo comerciante em sua loja virtual, mesmo que a compra tenha sido realizada pelos clientes de forma parcelada.

Exemplos de Empresas Intermediadoras de Pagamentos

Exemplos de Empresas Intermediadoras de Pagamentos

Os intermediadores de pagamentos se responsabilizam por possíveis problemas que podem surgir no setor de pagamento e recebimento advindo dos clientes por meio dos clientes. Esse processo que fica responsabilizado pelas empresas de intermédios de pagamentos faz com que de alguma forma o vendedor acabe tendo uma grande economia em sua empresa, já que não precisará desembolsar valores que são referentes ao desenvolvimento, manutenção e suporte de seu próprio tipo de sistema de pagamentos.

Mesmo que esse tipo de serviço ofereça muitas vantagens para o consumidor, bem como o vendedor das lojas, sempre existem alguns pontos que acabam por fazer com que a opção de intermediários de pagamento perca alguns pontos na hora de se considerar esse tipo de parceria de trabalho para o seu novo negócio.

Quais As Principais Desvantagens No Serviço De Intermediários De Pagamento?

Pode-se caracterizar como uma desvantagem para seu negocio o processo de demora que o intermediador de pagamento acaba condicionando os vendedores de lojas virtuais. Isso porque a maioria das empresas trabalham de forma relativamente demorada em seus pagamentos para com os vendedores, independente do pagamento já efetuado pelo cliente de determinada loja virtual. Geralmente operações realizadas por meio de pagamento na forma de debito são transferidas para a conta dos vendedores de forma mais eficiente e rápida, alcançando no máximo o prazo de semanas de atraso. Já com operações e compras realizadas no credito e principalmente de forma parcelada acabam por demorar um pouco mais até que esteja disponibilizada na conta do vendedor, num prazo máximo de meses.

As taxas que essas empresas acabam cobrando por seus serviços também são uma desvantagem para os vendedores de lojas virtuais. Isso porque se o serviço de pagamento fosse monitorado e desenvolvido pela própria loja virtual, os custos que são cobrados por transação nas empresas dos próprios lojistas seriam menores do que os cobrados atualmente por variadas empresas de intermédio de pagamento.

Mesmo com as desvantagens observadas que essas empresas acabam acarretando aos varejistas, as vantagens que elas oferecem suprem de forma quase que absoluta a parte desvantajosa de seu próprio negócio, sendo muito compensatório para a maioria dos vendedores de lojas virtuais acabarem por optar em ter em seu negócio intermediadores de pagamentos.

É importante para os vendedores que pensam em adentrar nessa nova oportunidade para seu negócio que pesquisem muito antes todas as possibilidades disponibilizadas para sua empresa, no âmbito de cobranças, das taxas de juros que deverão ser pagas, e até mesmo as possíveis multas contratuais que você possa vir a sofrer, bem como o processo de pagamento dos valores que serão debitados pelo cliente na conta do dono da loja.

Os intermédios de pagamentos podem ser uma boa oportunidade de negocio num âmbito até de investimento. Hoje no Brasil se observa uma crescente muito Grande em novas empresas, e muitos casos onde uma boa ideia necessita apenas de valores na área da finança para que possa ser colocada em pratica. Por isso, é  importante até para essas pequenas empresas de intermédio de pagamentos que corram atras de qualquer tipo de patrocínio e aproveitem a grande oportunidade que o mercado oferece nessa área.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pagamento

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *