Tudo Sobre CDB Banco Do Brasil Vale A Pena

Não é novidade para ninguém que a economia é um dos principais motrizes de uma sociedade. Isso porque, com a economia indo de vento em poupa, é bem provável que os outros indicadores, como o social, também estejam indo muito bem, obrigado. Já quando os indicadores econômicos demonstram inconsistências, os demais também podem estar na mesma situação. O Brasil viveu e ainda vive essa situação, onde os indicadores sociais começaram a apresentar queda depois que a economia começou a entrar em recessão.

E, no que depender dos investidores, o Brasil pode voltar sim a crescer. Apesar de ter afugentado muitos durante essas recessões que atingiram fortemente o país, muitos estão otimistas que o Brasil possa recuperar o seu crescimento, que gerou recordes durante a primeira década do ano 2000.

Mas, você sabia que os investidores não são somente os que possuem grandes possibilidades financeiras? Sabia que, se você coloca seu dinheiro na poupança e esta poupança rende alguma porcentagem ao seu dinheiro, você pode ser considerado um investidor? Pois é. Essa operação pode ser realizada por, praticamente, qualquer um.

Nós bem sabemos, no entanto, que o investimento feito diretamente na poupança pouco rende para o investidor, com uma taxa que não é muito atrativa. Além dessa opção, existem outras que prometem uma rentabilidade um pouco maior para o investidor, como é caso do CDB. Aqui, nesse artigo, iremos falar um pouco mais sobre essa modalidade de investimento, bem como, também, mostrar se o serviço oferecido pelo Banco do Brasil realmente vale a pena. Vamos lá?

O Que É O CDB?

Para começo de conversa, o CDB nada mais é do que o Certificado de Depósito Bancário e, na prática, ele se define como um título de renda fixo, no qual a sua emissão fica responsável por uma instituição bancária. Quando da emissão desse título, os prazos e a remuneração que será recebida serão definidos neste dia.

Em palavras mais palatáveis, você estará emprestando dinheiro ao banco. E, quando você solicitar o reembolso deste, ele virá acrescido com juros e a correção monetária. Em uma comparação grosseira, esse é o mesmo princípio da poupança. Porém, em relação ao rendimento, é bem provável que o CDB tenha um rendimento maior.

As Modalidades De Investimento

No caso do CDB oferecido pelo Banco do Brasil, três modalidades compõem o investimento, que podem ser:

BB CDB Pré, no qual se configura como sendo uma aplicação pré-fixada, bem como, também, uma rentabilidade é acordada no momento do investimento e a variação com o tempo não é sentida. Nessa modalidade, o investimento mínimo é de quinhentos reais.

BB CDB DI, cuja a remuneração é pós-fixada, no qual um percentual do CDI é disponibilizada. Assim como o anterior, o investimento mínimo também se deposita como sendo de quinhentos reais.

BB CDB Estilo, no qual a remuneração é pós-fixada, que também é dada por um percentual do CDI e, também, se torna progressiva com o tempo e com o valor da aplicação. Nesse estilo de investimento, o valor mínimo para poder ser aplicado já passa a ser bem maior: dez mil reais.

Investimento em CDB

Investimento em CDB

As diferenças entre os CDBs são bastante importantes: na primeira opção, ou seja, o CDB Pré, o investidor não tem como resgatar o dinheiro antes da data fixada, ou seja: ele só terá direito ao resgate quando a data de retirada que for assinada no contrato for respeitada. Já com os CDB DI ou CDB Estilo, a retirada de dinheiro pode ser feita a qualquer momento, com os juros acrescidos do uso do dinheiro até o momento do resgate.

Só que, nessas duas modalidades, você pode ter a opção de fazer um saque parcial ou total. Vale lembrar que, para isso poder ser feito, você deve deixar um valor mínimo de quinhentos reais na aplicação.

Exemplificando: você tem um investimento de dez mil reais. Como o valor mínimo de quinhentos reais deve ser mantido, o seu saque total fica em nove mil e quinhentos reais, passando a opção de retirar todo esse dinheiro ou parte dele.

Os Impostos

Assim como qualquer operação de natureza econômica, existem impostos que incidem sobre a movimentação desse dinheiro. No caso do investimento que é canalizado para o CDB, o  IOF é um deles. O IOF, que é o imposto sobre operações financeiras, só e válido quando o resgate de dinheiro é feito em um prazo inferior há trinta dias. Já no caso do IR, ou seja, o imposto de renda, é aplicado em qualquer que seja a aplicação CDB escolhida para ser feita.

É válido lembrar também que os impostos referidos já são retirados na fonte, ou seja, quando você recebe esse valor, os impostos já foram deduzidos do montante inicial. Esse processo automático é tido como um sistema de proteção contra fraudes e para poder garantir o pagamento desses impostos.

O CDB Do BB Vale a Pena?

Banco do Brasil

Banco do Brasil

No entanto, segundo simulações feitas por um site, o CDB do Banco do Brasil não é muito rentável, sendo que, em algumas situações, ele perde até mesmo para os investimentos realizados diretamente na poupança dos outros bancos. Mas, se mesmo assim, você optar por realizar o investimento no CDB do Banco do Brasil, a dica que é dada é que o plano a ser escolhido deve ser o CDB Estilo, que, além de ser mais rentável, ainda tem a liquidez diária e pode ser retirado, praticamente, a qualquer hora.

Por isso, é sempre bom pesquisar para encontrar a melhor forma de investimento do seu dinheiro, para que não se perca os valores investidos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *