Por que Estudar Economia?

Desde o início da humanidade o homem é dependente da economia. Em épocas primordiais a humanidade já notava que não existem recursos naturais suficientes para toda coletividade das mais diversas tribos. Poupar sempre foi à solução para que as grandes sociedades se desenvolvessem. Neste sentido, não existe apenas um grande impulsionador da profissão, mas sim vários pensadores que desenvolveram doutrinas no intuito de explicar as demandas econômicas que surgiram conforme a sociedade se desenvolveu. Os economistas são essenciais para a vida do Estado e até mesmo das empresas que buscam saúde financeira com qualidade e quantidade. Entenda porque estudar economia pode ser uma ótima escolha profissional.

Dinheiro Economia

Dinheiro Economia

O que faz um economista?

Quem pensa que economia tem relação com ganhar dinheiro está muito enganado. Seu princípio básico é o de distribuir recursos para empresas ou demandas populacionais. Claro que é mais fácil arrecadar lucro entendendo os princípios básicos da matéria. Contudo, a matéria está mais ligada com oportunidades de negócios bem empregadas provindas de instinto e conhecimento do empreendedor ou investidor do que com conteúdos programáticos reservados na maioria dos ambientes acadêmicos.

Estado:

O economista pode possuir título de escriturário do Estado quando é aprovado em provas públicas para começar a auxiliar o Estado na administração do erário. São cargos bastante cobiçados uma vez que os funcionários raramente são despedidos, principalmente quando as funções são realizadas segundo os protocolos mais antagônicos. Ressalta-se que a promoção é considerada de acordo com aspectos qualitativos de produção e não da mera vontade dos superiores.

Economia

Economia

Instituições bancárias:

Os bancos também são outros empregadores bastante comuns. Neste mundo existem diversos tipos de especialidade, sendo pragmaticamente o melhor lugar para quem ambiciona agregar conhecimentos sobre finanças e conceitos bancários. Grande parte das corporações financeiras privadas promovem extensos processos seletivos antes de realizar contratações. Entretanto, as mesmas possuem total autonomia para empregar com qualquer tipo de regime trabalhista.

Empresas:

Também são bastante dependentes deste tipo de mão-de-obra. As previsões econômicas são extremamente dependentes das análises dos economistas que normalmente são chefes de setores onde existem contadores ou mesmo administradores de empresa, principalmente quando a contabilidade fica sob sua responsabilidade.

Sua participação na elaboração dos mais variados cálculos econômicos é essencial para que as empresas não se afundem ou fiquem em bancarrotas por acontecimentos inesperados. O fluxo de caixa deve estar em suas mãos ao passo de que os números devem sempre ser bem interpretados no que tange a divulgação dos resultados para os contratantes.

Por que Estudar Economia?

Por que Estudar Economia?

Depois da graduação completa é necessário procurar um caminho que mais se caracteriza com sua apreciação pela matéria, macro ou microeconomia. É interessante frisar também que os economistas preenchem vagas em financiadoras, corretoras, ONGs, enfim, diversos setores que são cruciais para a vida do próprio sistema vigente. O salário inicial é de aproximados R$3 mil reais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>