Para que Serve a Contabilidade Gerencial?

Cada vez mais, a figura de contador vem ganhando maior destaque na cena econômica do pais, ainda mais com o surgimento de novas leis fiscais para microempresários e empresários de grande porte. Uma das áreas dentro da contabilidade que em conjunto vêm ganhando destaque é a contabilidade gerencial.

A contabilidade gerencial nada mais é do que a união de metodologias e técnicas contábeis, como a de custos, de demonstração contábil e financeira, e quando elas são realizadas de modo conjunto, a partir delas podem ser obtidas valiosas informações que podem auxiliar na tomada de decisão de forma mais eficiente e com maiores probabilidades de acerto.

Pensando na empresa, a contabilidade serve para o funcionário interno com informações pertinentes de relatórios que comparam elementos importantes, auxiliam na elaboração orçamentária, define preços de serviços e produtos ofertados, ajudam mesmo na definição e objetivos de metas internas e estratégicas, no ponto de equilíbrio. Além disso é mais uma ferramenta comparativa no âmbito externo, pode-se utilizar dados de mercado e assim ter uma ideia muito bem definida da saúde de sua empresa. E ainda a partir destas informações desenhar o futuro da empresa e obter previsões e tendências.

Para que Serve a Contabilidade Gerencial e Qual sua Importância?

A contabilidade gerencial é uma fundamental ferramenta para a empresa, muito importante na tomada de decisão. Ainda é uma maneira de apresentar alternativas diante o custo de produção da instituição, elencando possibilidades de otimização de todos os setores, desde o operacional ligado aos departamentos internos e atividades em geral.

Outra aplicação desta área da contabilidade é sobre o EVA, ou seja, o Valor Econômico Agregado. Este é um tipo de indicador utilizado na avaliação de negócio, que é empregado para que os acionistas possam determinar suas respectivas carteiras de investimentos, tomando como base este elemento. Além de ter papel importante para os acionistas, esta área da contabilidade pode contribuir para o desenvolvimento interno, por meio do BSC ( Balanced Scorecard). Que consiste em análise e desenho de metas e avaliações internas da empresa, onde ela projetará objetivos futuros e assim estipulará um mapa estratégico, ao qual as informações levantadas pela contabilidade gerencial serão valiosas.

O profissional desta área, tem se destacado nos últimos tempos justamente pela importância dentro de uma empresa, seu papel decisivo na gestão de uma empresa, pelo levantamento de informações plausíveis para praticamente todas as áreas da empresa. De modo geral, a contabilidade gerencial auxilia por:

  • Busca informações que ajudam na gestão e administração empresarial, que permite o crescimento e melhora a alocação dos recursos;
  • Desenvolve os indicadores ligados as áreas internas da empresa;
  • Ajuda no crescimento sustentável, já que é uma ferramenta que demonstra uma vantagem competitiva; 
  • É orientadora no processo de tomada de decisão e para desenvolver estratégias de longo prazo;
  • Age como potencializador em diversas área, aumentando a eficiência e otimizando os custos produtivos;
  • Elenca alternativas de otimização, evitando excesso e desperdício;
  • Pode ser utilizada como instrumento de formação de preços de bens e serviços ofertados, no desenvolvimento de objetivos e metas, em tomadas de decisões e outros.
  • Potencializa uma abordagem mais aberta com todas as áreas internas, ou seja, amplia a comunicação setorial. 
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *