Investimentos Chineses na CPLP

A China é um país asiático que na atualidade e apesar da crise econômica mundial, vem mantendo sua política de expansão econômica e de comércio internacional, que em sua parceria com Portugal, vem sabendo explorar e muito bem, o espaço lusófono no continente africano, aonde vem alcançando sucesso no comércio com países de língua portuguesa e a ONU. Mesmo a China com Temores na Política e com os Laços Mais Estreitos Entre EUA e China eles então buscando investimentos. No cumprimento de seu papel, vem incentivando investimentos chineses na CPLP para incrementar o avanço da economia naqueles países, e que o Brasil, também, a exemplo da China, procure investir e negociar com o grupo, já que tem a mesma língua, o que por si só, é uma grande motivação para entrar logo na ampliação e Abertura ao Comércio Global com outras nações.

Investimentos Chineses na CPLP

Investimentos Chineses na CPLP

Não será difícil para o Brasil negociar com países africanos que falem a mesma língua, no caso o português. Mas o grande problema que o Brasil enfrenta é a determinação. O Presidente Lula tem visitado esses países e dialogado sobre a necessidade de um maior intercambio comercial e cultural, mas tem ficado só nisso, nada avança. Mas o que vem acontecendo com a China, é um pouco diferente. A China é determinada, levando adiante logo seus projetos que não ficam no papel para serem resolvidos mais adiante. O determinismo chinês dinamiza suas atividades comerciais transformando logo seus projetos em negócios concretos geradores de divisas para seu país que vem demonstrando enorme Resistência à Crise financeira que atingiu a economia mundial, e pelo que vem demonstrando, tanto na China como no Brasil, a crise foi bem mais amena que em outros países.

Economia

Economia

Tanto é assim que a China que firmou vários negócios com paises da África e que falam a língua portuguesa, tendo na África, inclusive, sua maior fornecedora de petróleo, Angola, corroborando investimentos chineses na CPLP que a ONU defende também sejam praticados pelo Brasil, país de identidade lingüística com vários países africanos. Para o Brasil, embora seu renovado interesse por investimentos na África, tem se demonstrado que esse interesse não tem passado de uma intenção governamental, ficando a área privada fora sem nenhuma motivação para tal, com um enorme vazio entre o discurso e a realidade, que nos mostra um crescimento de 300% em investimentos na África, mas tão insignificante que não chega a representar quase nada, pois são de uma base muito pequena para ser considerado um patamar de bons investimentos.

Países

Países

Mas investir na África e principalmente nos paises da CPLP é sem dúvida, um Negócio de Futuro para a iniciativa privada brasileira que busca mercado no exterior como forma de crescimento e expansão de sua Economia. É promissora a assinatura de um memorando de entendimento com a CPLP prevendo a formação executiva de quadros da Organização Lusófona (Comunidade de países da Língua Portuguesa), em áreas estratégias como, por exemplo, os direitos humanos, administração Pública, formas de governo e outras, que poderão, no futuro, ajudar no desenvolvimento e ampliação de recursos mais adequados ao desenvolvimento

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *