História do Mcdonalds: Maior Rede de Lanchonetes do Mundo

Presente em quase todos os países do mundo representa a lanchonete mais popular do mundo. Não apenas os lanches como também as campanhas publicitárias representa ponto que contam a favor para o desempenho da companhia. Existem acusadores que apontam falta de qualidade nos produtos do empreendimento, embora a empresa garanta que os produtos são produzidos em fazendas próprias e estão repletos de pontos qualitativos, do contrário não estaria na liderança mundial quando o assunto consiste em Fast-Food.

O sucesso grande faz com que diversos executivos busquem franquia com a empresa no sentido de faturar em curto espaço de tempo. Os regimes de contratação e pagamentos aos funcionários no Brasil possuem as suspeitas de existirem trabalhos análogos ao escravo. A história do Mcdonalds está repleta de sucesso e escândalos.

Qual a História do Mcdonalds?

Tudo começou no ano de 1937 quando na Califórnia foi aberta a primeira rede de sanduíches e cachorro quente, propriedade de Mac e Dick Mcdonalds, irmãos de sangue. Apenas três anos depois foi aberta a primeira rede Mcdonalds, de forma precisa na famosa e movimentada rota 66. O primeiro sanduíche da empresa não custava valor além do que quinze centavos em um cardápio com vinte itens. Os garçons faziam entregas aos motoristas com o uso de patins.

Ao notar que o maior sucesso de vendas se encontrava nos hamburgueses os irmãos não ficaram com os braços cruzados e abriram nova rede no ano de 1948. Os cachorros-quentes foram deixados de lado e o cardápio se concentrou apenas em diferentes tipos de hambúrgueres, batatas fritas, refrigerante e milk-shakes. Na época o marketing acontecia entre os compradores.

Até o ano de 1954 a empresa se concentrou no Arizona e na Califórnia. Com o sucesso rápido que conquistou no mercado começou a abrir políticas de franquias aos interessados. Ray Kroc que era fundador de marcar rivais (como o Burger King, por exemplo) levou a ideia aos irmãos no sentido de expandir os horizontes e começar a trabalhar fora das duas zonas em que os restaurantes estavam presentes. Interessante notar que desde a época da Segunda Guerra Mundial, Kroc e Walt Disney eram amigos e existiu a tentativa fracassada de instalar o restaurante no parque.

Não se pode ignorar o fato de que Ray Kroc teve importância fundamental no sentido de fazer com que o Mcdonalds se tornasse uma potência mundial. No ano de 1955 foi ele quem fundou o Sistema MD que funcionou como estrutura legalizada no sentido de fazer com que acontecesse maior organização ao sistema de franquias da marca cuja base se encontra presente até os dias de hoje. Foi fundado restaurante de sucesso em Chicago.

Apenas no começo da década de sessenta do século XX o Kroc começou a idealizar estratégias de marketing para aumentar as vendas do restaurante. A primeira ideia genial consiste no fato de vender lanches que se direcionavam de forma exclusiva para a família e ao público infantil. Após patrocinar diversos eventos direcionados ao público infantil surge a ideia de criar primeiro símbolo mascote que está presente até os dias de hoje como presença marcante da marca: Ronald Macdonald. O personagem começou a surgir nos primeiros comerciais de TV.

Foi no ano de 1961 que Kroc comprou os direitos da lanchonete em troca do valor de quase três milhões de dólares. No sentido de conquistar a respectiva quantia o empresário teve que solicitar empréstimos para fazer a compra. Começou um momento de sucesso sem limites ao levar em conta o sucesso do empreendimento. Em 1967 aconteceu a instalação da primeira lanchonete fora dos Estados Unidos, no Canadá. Interessante notar que foi na mesma época que Kroc iniciou a estrutura dos símbolos e das lanchonetes que é conhecido até os dias de hoje.

Interessante notar que o ano de 1968 foi emblemático para o Mcdonalds, de forma principal ao levar em conta que foi iniciado o Big Mac de forma prática tem o formato semelhante até hoje em dia. Outro sucesso que dura atualmente está no fato da torta de maça entrar no cardápio.

No começo dos anos setenta do século XX começou a ser abertas filiais em outros países do mundo: Japão, Holanda, Alemanha (primeiro a vender bebidas alcoólicas), Austrália, Nova Zelândia, França, Reino Unido e finalmente no Brasil, de forma precisa na cidade do Rio de Janeiro.

No ano de 1973 entrou no cardápio talvez o segundo mais apreciado sanduíche do Mcdonalds, o quarteirão com queijo. Depois de dois anos desse lançamento a grande parte das lojas começaram a ter o sistema de Drive-Thru. No último ano da década de setenta do século XX aconteceu a introdução do Mc lanche feliz. Ao começo dos anos oitenta o frango começou a ser explorado, visto que aconteceu sucesso imediato por conta das vendas dos nuggets. Foi na época que abriu a primeira lanchonete em São Paulo, na Avenida Paulista, local que tem o metro quadrado mais caro da América Latina.

Os anos oitenta do século XX não foram positivos para a imagem da empresa ao levar em conta que acontece um massacre em uma das lanchonetes da Califórnia, quando um maníaco entrou no estabelecimento e matou valor além do que vinte pessoas com disparos de arma de fogo, fato que ficou conhecido como o Massacre do Mcdonalds. No mesmo ano para tentar diminuir a imagem negativa acontecer aposta nas olimpíadas de 1984. Porém, esse foi um dos resultados mais negativos em termos de marketing da história da rede ao levar em conta que a União Soviética realizou boicote e conquistou grande parte das medalhas.

O ano seguinte trouxe maiores sucessos em termos de renda ao levar em conta que foi a lanchonete oficial do Rock in Rio e conseguiu vender valor além do que um milhão de unidades durante o evento que durou por tempo maior do que dez dias. No ano de 1988 o mundo ficou com a boca aberta quando a empresa anunciou instalar a primeira rede em país de cunho comunista, na Iugoslávia. O sucesso não parou por ai, depois de dois anos foi aberta a primeira filial na região de Moscou. Nos anos noventa aconteceu o boom do McDonald na Ásia.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *