É Preciso Aprender a Investir

Os fundos de investimentos são bastante famosos, e de modo geral, eles não são formados pelo capital de uma pessoa apenas, mas sim, por um grupo de investidores que resolvem juntar seus recursos e formar o fundo que acaba sendo administrado e gerenciado por equipes capacitadas e especializadas pertencentes ao próprio mercado financeiro.

Para se formar esses fundos de investimento conjuntos, é importante que as pessoas tenham um mesmo objetivo em comum, que basicamente deve girar em torno de aumentar o capital. Como, de modo geral, os investidores são pequenos e não muito relevantes, as chances de lucro e sucesso também são um pouco menores. Por isso, as pessoas se dão conta que unidos, e juntando seus pequenos recursos, eles conseguem resultados melhores, pois formam um capital mais elevado e que tem capacidade de obter melhores oportunidades de bons investimentos, e assim, uma remuneração bem mais elevada do que conseguiriam sozinhos em aplicações unitárias e individuais.

Esse é um modo claro de se entender e comprovar que de fato a expressão de que “a união faz a força” é coerente. No final das contas, é bastante dinheiro que o banco capta e a administração do mesmo fica por conta da própria instituição.

Como foi dito acima, o gerenciamento do fundo de investimento é feito por pessoas capacitadas, e por isso é necessário que ela seja uma especialista no mercado financeiro. Assim, ela consegue administrar de modo adequado as carteiras dos fundos. Já os investidores não necessariamente precisam ser entendedores do mercado financeiro, mas é importante que se tenha o mínimo de bom senso e que se conheça o profissional que vai lidar com seu dinheiro, e sentir confiança no mesmo.

É importante que além de ser um especialista do mercado financeiro, a pessoa responsável por gerenciar os investimentos seja competente e esteja sempre disposto a se atualizar e estudar mais sobre o assunto, fazendo novos cursos, workshops, entre outras coisas que visem uma atualização e modernização constante do conhecimento, de modo que sempre fique por dentro de possíveis mudanças nos títulos e nas operações.

Algumas pessoas aproveitam o aquecimento do mercado para investir seu capital na compra de imóveis, pois esse é um investimento extremamente seguro, contendo pouquíssimos riscos. Porém, caso não se tenha medo de arriscar, os fundos de investimentos podem ser o ideal, já que de maneira geral eles podem ser muito mais rentáveis, desde que bem aplicados e ainda que cada dia seja algo mais complexo.

Investir é Preciso Para Sempre Ter Mais

Investir é Preciso Para Sempre Ter Mais

Existem muitos perfis de investidores, e eles variam basicamente entre: conservadores, moderados e agressivos. Os investidores conservadores são aqueles que poupam e preferem não arriscar em um negócio com lucro futuro, optando sempre por coisas mais seguras e que oferecem uma renda fixa. Já os investidores moderados tendem a diversificar seus investimentos entre opções mais seguras e com renda fixa, para sempre ter uma garantia e outra parte aplicando seu dinheiro em opções de renda variável, visando maximizar os lucros.  Por fim, existem os investidores agressivos, que é mais ambicioso e está sempre disposto a correr riscos, visando sempre os maiores rendimentos possíveis, e enfrentando todos os riscos inerentes as aplicações. É preciso que esse último investidor seja comedido e tome cuidado, principalmente nunca aplicando seus recursos totalmente, pois caso haja algum problema, o prejuízo pode ser extremamente grave.

O mais indicado é que se siga o perfil moderado para se investir, pois a diversificação é o melhor caminho para se garantir a colheita de bons frutos, ou seja, bons e seguros lucros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *