Como Se Tornar Empreendedor Individual?

O trabalho que precisa ser feito agora se preenche por indivíduo autônomo na figura de empreiteiro ou consultor independente. Um trabalhador por conta própria também atua como empresário. O indivíduo autônomo é proprietário do negócio e principal presença da força de trabalho.

O indivíduo autônomo dirige o negócio. Responsável por tudo! Equilibra os livros, comercializa o negócio, se responsabiliza por satisfazer o cliente, desenvolver e fornecer produtos ou serviços. Responsável por melhoria dos negócios.

Empreendedor individual desfruta da liberdade de ser chefe. A menos que um sistema é posto em prática, as responsabilidades caem sobre o individual. Se levar tempo fora de casa é provável que afete a renda do mês. Indivíduo goza dos benefícios e sofre com as limitações. Sucesso ou fracasso depende do autônomo!

Indivíduo autônomo por vezes escolhe o plano que já não tem chefe. Vira o próprio patrão e contrata parte dos deveres de operações, tais como faturamento, impostos, marketing e relação com clientes.

Ao escolhe o caminho se deve considerar os benefícios e limitações. O indivíduo autônomo se beneficia de responsabilidade adicional de consultor de gestão, ou Coach de negócios.

Passos para se Tornar Investidor Individual

01-Documentos: Necessário ter documento de identidade que demonstre idade acima dos dezoito anos. Título de eleitos que precisa estar em dia quanto às votações, documento que comprova o IR, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e CEP.

02-No sentido de optar pagar INSS se faz necessário demonstrar o certificado que comprova a posição como dono de negócios, DAS: Comprovantes de quitação e certificado que atesta a declaração do IR. Empreendedores individuais no sistema da Seguridade Social possuem os mesmos direitos dos trabalhadores de carteira assinada ou àqueles que trabalham por conta própria sem ser na forma de empreendedor individual, mas sim como mão-de-obra autônoma.

03-Existem os gastos que acontecem pelo menos uma vez por ano no sentido de manter o CNPJ em dia. Os valores são gerados depois de cálculos e analises quanto à atividade produtiva.

04-Não se pode ignorar o fato de que empreendedores individuais também precisam emitir notas. Para conseguir os talões oficiais deve se requer na Secretaria da Fazendo: CPF, Cédula de Identidade, alvará de empresa e CNPJ são os documentos necessário para solicitar as notas do poder público sem ter nenhum gasto. Quem trabalha na área comercial pode solicitar o bloco na homepage da SEFA.

05-Existem casos nos quais as pessoas tinham empresa e desejam retornar às atividades profissionais na forma de empreendedora individual. Para conseguir voltar ao mercado verifique como os dados no sistema da Receita. Casos todos os pontos esteja em dia o empreendimento pode retornar a funcionar sem nenhum tipo de problema quanto ao registro. Porém, caso CNPJ não esteja ativo, então existe a necessidade de abrir nova empresa.

Como Se Inscrever na Internet para Virar Empreendedor Individual?

01-Quem deseja se tornar empreendedor individual no Brasil também pode começar o processo de inscrição na internet. Necessário entrar no Portal do Empreendedor (clicar no link)

02-Dentro do portal clique no link “formalização”. Coloque o número de CPF e a Data de Nascimento. Prossiga ao preencher as informações solicitadas. Coloque os dados com atenção! Tenha em mente de que qualquer erro pode prejudicar o processo para se tornar empreendedor individual e formal.

03-Depois do cadastro na internet o próximo passo está em comparecer na Junta Comercial da cidade com os documentos necessários para abrir empresa individual. Ou seja, não existe necessidade de anexar cópia via internet.

04-Ponto que pode favorecer inclusive na velocidade para formalizar está em contar com o serviço de contadores que optam para fazer trabalhos via Simples Nacional, encontrados em todo o território verde e amarelo. Empreendimentos contábeis do gênero formalizam a primeira declaração sem custos adicionais. Entre no sistema FENACON e consulte a relação de instituições contábeis com cadastro (clicar no link).

05-Depois que formalizar as pessoas com licença para atuarem no mercado como empreendedores individuais devem existir os seguintes custos: Previdência (Cinco por cento do salário mínimo); Taxa para o poder público federal que se equivale a um real caso as atividade produza nos setores industriais ou comerciais; Valor de cinco reais para quem trabalha com serviços.

06-Pague via DAS. Para conseguir o acesso ao documento que serve para registrar as arrecadações simplificadas em território nacional os empreendedores individuais precisam apenas de computador ligado na rede mundial de computadores, ou seja, à internet. Imprima o boleto bancário e pague no máximo até o dia vinte.

07-Atenção! Caso aconteça qualquer forma de cobrança, inclusive por conta de agentes público, consiste em pagamento que está na esfera voluntária. Ou seja, se informe antes de confirmar as quitações. Caso tenha suspeita de irregularidade procure denunciar.

08-Tenha em mente de que qualquer forma de atividade financeira que se realiza na própria residência precisa do registro formal da Prefeitura. Qualquer forma de registro do gênero acontece de graça. O SEBRAE consiste em outro órgão que fornece assistência para a população sem cobrar dinheiro para ensinar.

Estudo do Empreendedor Individual

O empresário é visto como um líder empresarial e inovação de novas ideias e processos de negócios. Habilidades de gestão são por vezes percebidas como atributos essenciais de liderança aos empresários bem-sucedidos.

Robert B. Reich considera liderança e gestão capacidade como qualidades essenciais do empreendedor. Estudos psicológicos mostram que as propensões psicológicas para homens e mulheres empresárias são semelhantes.

Crescente corpo de trabalho demostra que o comportamento do empreendedor é dependente de fatores sociais e econômicos. Por exemplo, os países com mercados saudáveis e diversificados ou redes de segurança se relacionam de forma favorável de oportunidade orientada.

Jesper Sørensen argumentou que algumas das influências significativas sobre a decisão de um indivíduo se tornar empreendedor são colegas de trabalho e a composição social do local para trabalhar.

A capacidade para inovar se relaciona com as características inatas para assumir riscos. De acordo com Schumpeter, ao introduzir novas tecnologias aumenta a eficiência e produtividade ou número de produtos ou serviços. Empresários catalisam mudanças econômicas e são consideradas pessoas criativas com tendência a imaginar novas soluções ao encontrar oportunidades de lucro ou recompensa.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *