Como Se Destacar no Mercado de Trabalho?

Há duas coisas que toda pessoa candidata ao emprego deve fazer para garantir um grande trabalho: Criar um currículo vencedor se destacar na entrevista. Especialistas costumam dizer que na verdade não existe crise na geração de emprego, mas sim precariedade na formação dos trabalhadores, que não conseguem atingir os pré-requisitos solicitados nos anúncios de vagas de emprego. Preparação está no topo da lista dos ingredientes para a fórmula sobre como se destacar no mercado de trabalho. Porém, quem não se destaca na entrevista de emprego ou elaboração do currículo pode perde chances consideráveis, assim como as pessoas que não se comunicam ou se vestem de maneira informal.

Mercado de Trabalho

Mercado de Trabalho

Entrevista de Emprego

Momento mais importante na busca de trabalho e oportunidade de apresentar o que trabalhadores podem fazer para o empregador. Durante a entrevista, a missão é ser profissional e memorável no processo. Pessoas em busca de emprego devem ter em mente de que todos os detalhes são importantes em processos seletivos. Qualquer ponto pode servir como critério de desempate.

Contando História

Conte histórias, entrevistadores querem saber detalhes do trabalho e experiência de vida que provar que tem o que é preciso para fazer o trabalho. Use contos da própria experiência para fornecer provas de cada um dos talentos. Por exemplo, não basta dizer que você é um aprendiz rápido (todo mundo diz isso). Em vez disso, conte uma história quando teve de aprender uma nova habilidade rapidamente e obtenha o resultado desejado.

Ao dizer ao entrevistador que possui a tendência de aprender rápido existem chances dos mesmos não acreditares, por mais que seja verdade. Porém, quando se conta uma história convincente que prova isso, então se faz crível. Como escolher as histórias? Faça lista dos requisitos de posição. Para cada habilidade necessária, escreva uma história. Se o conto fluir, então existe aptidão diante o requisito citado.

Imagem de Amostra do You Tube

Dicas Rápidas: Destaque no Mercado de Trabalho

1. Leia o site da empresa, comunicados de imprensa e relatório anual (se as ações da empresa são negociadas publicamente). Além disso, leia os sites de concorrentes.

2. Revise os requisitos de posição.

3. Prepare respostas às mais comuns perguntas da entrevista e as questões temidas, como “Por que você deixou a sua última posição?” ou “Quais são seus pontos fracos?”.

4. Saiba mais sobre os entrevistadores procurando por seus nomes em sites como ZOOMINFO e LINKEDIN.

5. Realizar perguntas no final da entrevista é a pior coisa que se pode fazer. Isso implica em estar ou não interessado. Escreva lista de cinco ou mais negócios com foco em perguntas realizadas durante no processo seletivo. Exemplos:

Que mudanças nos negócios criaram a necessidade à posição?

Quais resultados importantes são necessários para atingir os primeiros 3 ou 6 meses?

Quais são os três principais desafios enfrentados na posição?

O que deve ocorrer para ter a certeza de que contratou a pessoa certa para este trabalho?

Quais são as características de alto desempenho existentes na organização?

Traje Profissional

As primeiras impressões são as que ficam.  Necessário se vestir de forma conservadora em trajes de negócios. Quem quer a lembrança como alguém que não sabe respeitar o protocolo de negócio usa suas roupas cotidianas. A linha de fundo está representando a si mesmo, e não tente igualar o código de vestuário da empresa. Quem não tem certeza sobre o que vestir pode sentar fora do edifício da empresa por vários dias antes da entrevista e observar como as pessoas se vestem e então se vestir um pouco.

Quando a entrevista chega ao fim tenha a certeza de que cada entrevistador recebe a mensagem clara da sua qualificação para fazer o trabalho, explicitando assim que está muito interessado na oportunidade. Quando os sentimentos são verdadeiros, então diga algo como: “Com base em nossa discussão de hoje, sinto que tenho qualificações excepcionalmente fortes e poderia fazer bem este trabalho. Estou definitivamente interessado em prosseguir esta oportunidade”.

As primeiras impressões são muito difíceis de mudarem. Isso é especialmente verdade com um potencial empregador. Quem anda em edifícios de escritórios em jeans e t-shirt, com tênis nos pés e uma mochila esfarrapada sobre seus ombros, possui boa chance de não voltar à empresa. É importante se vestir de maneira profissional, isso não significa colocar um terno e gravata, ou andar de comprimento vestido, mas simboliza olhar agradável.

Para os homens, camisa e gravata, juntamente com algumas calças (de preferência passada) e sapatos bonitos é um bom caminho a percorrer. As mulheres podem optar por algo como uma camisa abotoada, saia lápis, calça, belo vestido ou alguns saltos baixos.

Roupas Adequadas

Roupas Adequadas

Tome um banho, arranje o cabelo e certifique-se de que está cheirando bem (nada avassalador). Apresentando-se existem maiores chances das pessoas levarem a sério.

Elaboração do Currículo Profissional

Verifique se o currículo é conciso, bem formatado e relevante para o trabalho. Traga uma carta e defina para além do resto da multidão, especialmente se tiver feito alguma pesquisa sobre a empresa e se mostrar conhecedor sobre pelo menos os produtos ou serviços.

Certifique à gramática e ortografia na carta de apresentação e currículo correta. Peça para algum amigo a alguém ler e opinar sobre a gramática. Não tem certeza sobre como formatar um currículo e / ou carta de apresentação? Simples, faça uma pesquisa rápida na Internet. Muitos sites são exemplos interessantes, sendo que alguns disponibilizam até mesmo modelos que permitem preencher a informação pessoal.

Ao enviar um currículo, fazer o seu melhor para dar a alguém encarregado pedir para ver um gerente, ou chefe do departamento e tentar colocá-lo diretamente em suas mãos. Embora nem sempre isso seja possível, ele pode ir um longo caminho para se certificar de que você não acabar no fundo de uma pilha de currículos.

Jamais coloque foto ou mesmo as características físicas no currículo, a não ser que o requisito esteja classificado como indispensável nos anúncios dos pré-requisitos. Tirando a área da moda, poucas empresas apreciam a ideia de contratar apenas por causa da estética. De certa forma, a aparência vai ser vista de maneira pessoal durante a entrevista de emprego, onde o que conta mais é o traje profissional.

Escrito por Renato Duarte Plantier.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>