Como Conciliar Vida Pessoal e Profissional?

A vida pode ser agitada. Há pessoas que não conseguem encontrar tempo para si mesmo e aos entes queridos. Na atualidade se faz necessário trabalhar bastante no sentido de conquistar a independência financeira e ter maior tempo para curtir a vida pessoal. Ajustar plano para que os dois lados sejam atendidos demanda tempo, representa questão de costume.

Dicas para Conciliar Vida Pessoal e Profissional

1-Ao acordar pela manhã prepare uma lista de tarefas necessárias para completar o dia profissional e pessoal. Não precisa ser algo físico, mas sim prática a ser fixada na mente;

2-Ao pisar no escritório priorize as tarefas. Planeje seu trabalho para o dia;

3-Não enrolar para fazer o trabalho. Tenha em mente que quanto maior o tempo para executar as tarefas diárias menos são as chances de existir período para a vida pessoal;

4-Fique de olho na programação. Veja se está indo devagar nas tarefas. Empurre alguns pontos não emergenciais para o dia seguinte. Se for muito importante, envie um e-mail avisando que a entrega acontece no dia seguinte, sem falta. Caso seja para “ontem”, então se faz necessário enviar mensagem ou ligar à própria família para avisar que vai chegar tarde.

5-Ao sair do escritório limpe a mente! Sim, é muito difícil no início, mas ao longo de um período de tempo o cérebro acostuma e traz benefícios consideráveis à saúde, em principal em diminuir o estresse, doença que mata número considerável de pessoas ao redor do mundo.

6-Converse com a família, tanto quanto puder. Lembre-se de que o trabalho no escritório, esforço e energia não devem se tornar punição para a sua família. Busque no seio familiar a tranquilidade e não o conflito. Não desconte a raiva!

7-Faça fins de semana e feriados memoráveis, eles ficam registrados para sempre na mente das crianças. Realize algo novo à família o tempo todo. Prepare boa comida no fim de semana. Convide os amigos, saia para longa viagem, vá ao cinema, enfim, procure relaxar para aumentar a produção ao retornar para o trabalho.

8-Dormir, descansar o corpo e a mente produtiva representam pontos elementares para que as tarefas na vida pessoal e profissional sejam feitas com qualidade.

Tempo e Interatividade

Ao planejar as tarefas de semana não se esqueça de programar o tempo com a família e amigos. Atividades que ajudam recarregar as baterias são primordiais para executar o trabalho com maior vigor durante os dias úteis da semana. Planeja atividade com os familiares, como ir ao cinema ou ao parque, todas as tardes de domingo. Reforçar os laços faz parte de qualquer vida saudável.

Pessoas perdem o tempo em atividades ou pessoas que não acrescentam valor, por exemplo, gastar período do trabalho com colega que está em constante fofoca, diz Marilyn Puder Iorque, PhD e Coach de Nova York e Connecticut, é contraindicado na rotina de equilibrar tempo profissional com pessoal.

Você pode até mesmo ser capaz de deixar o trabalho mais cedo se fizer esforço consciente para limitar o tempo gasto na internet, sites de mídia social, nas chamadas pessoais ou verificando o saldo bancário.

Serviços Domésticos

Considere terceirizar os afazeres domésticos que consomem tempo ou recados. Você pode encomendar as suas compras on-line. Contrate um garoto na rua para cortar o gramado. Mesmo quem tem apertado orçamento pode descobrir que o tempo economizado vale a pena para melhorar a produção no trabalho ou passar maior tempo ao lado dos familiares.

Também existe a possibilidade de trocar serviços com amigos e melhorar a relação da amizade ao mesmo tempo. Por exemplo, quem gosta de cozinhar pode fazer a tarefa ao passo que a outra pessoa corta o gramado.

Exercícios Físicos

É difícil ter tempo para o exercício quando a agenda está abarrotada, mas a opção pode ajudar a aumentar o nível de energia e capacidade de concentração. Pesquisas demonstram que a educação física faz o corpo ficar em alerta e melhorar o desempenho nas atividades profissionais em níveis consideráveis.

Não Há Desculpas

Mesmo aos dias agitados é possível reservar dez ou quinze minutos para recarregar as baterias. Tome um banho, leia livro útil ou inútil, pratique caminhada e ouça música agradável. Atenção com o que aconteceu com as crianças na escola.

Hora de Agir

Na lufa da vida cotidiana o organismo pode sentir como se estivesse nas 500 Milhas de Indianápolis  em plena aceleração. Na vida pessoal existem filhos, companheiros (as) matrimoniais, amigos e familiares.

Necessário ter tempo para todos eles para ninguém se sentir menos amado. Por sequência ainda tem a vida profissional, cheia de desafios que podem consumir grande parte do dia e da noite, dependendo da carreira e condições de trabalho.

É fácil perder o controle da vida pessoal e profissional. Os dois pontos começam a se misturar e nada funciona! A vida tem que ter certo equilíbrio para alcançar o nirvana por completo.

Está gastando muito tempo no trabalho e não há tempo suficiente em casa? Você trabalha nos fins de semana, em vez de passar o tempo com amigos e família? Pergunte a si mesmo para determinar os ajustes.

Você é casado e tem filhos? Então não está sozinho na vida! Assim, quando se trabalha o equilíbrio eles precisam ser levados em consideração. O que está faltando na área? Recital de balé da filha? Uma noite com o cônjuge? Equilibrar a vida é incluir as pessoas importantes na rotina.

Delegar é importante para o equilíbrio da vida. Tenha certeza de ter bons sistemas no lugar de modo a realizar instruções claras sobre o que precisa ser feito. Realize o cronograma de tempo com cuidado – uma das coisas mais difíceis para a maioria das pessoas fazer.

Também é a última coisa na lista da maioria das pessoas. Necessário tempo para si mesmo, mesmo que seja uma hora aqui ou ali. Poderia ser algo tão simples como tomar uma hora ao ler livro ou seguir à corrida.

A chave para encontrar o equilíbrio é a capacidade de priorizar. Procure saber o que precisa ser feito primeiro e o que pode estar adiado ao momento posterior.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *