Cobrança de Incentivos

Muitas são as cidades do interior que hoje tem fila de espera para a instalação dos serviços de banda larga e a culpa sempre recai sobre a companhia telefônica, mais especificamente, nas costas de seu presidente, no entanto este faz ao governo cobrança de incentivos e políticas públicas definidas no que se relaciona aos sistemas que permitem o fornecimento de internet mais rápida como é o caso de liberar freqüências que possibilitem a prestação de serviços de banda larga e também as licenças para TV a cabo. De acordo com Antônio Carlos Valente que é o presidente da telefônica, se tivessem sido tomadas decisões sobre estes assuntos o sistema de banda larga no país estaria apresentando um quadro bastante diferente do que temos atualmente, quando o fornecimento destes serviços se encontra muito aquém do que seria o desejável.

Empresa

Liberação de Licenças

Na lista das empresas consta a reivindicação de licenças que deveria fazer parte das discussões sobre o Plano Nacional de Banda Larga, além é claro da desoneração de tributos sobre produtos e serviços. Como a redução na arrecadação de impostos não interessa ao governo, esse e outros entraves vêm dificultando para que a empresa possa atender a demanda. Já no que se refere à freqüência, a licitação depende da Agencia Nacional de Telecomunicações enquanto que o assunto de TVs a cabo é mais complexo na medida em que depende de que a legislação seja mudada. Só para se ter uma idéia de como se encontra a oferta deste serviço, citamos o Estado de São Paulo em que dos 622 municípios apenas 71 contam com TV a cabo.

Ação

Expansão Mesmo Sem Licenças

O setor privado de banda larga, neste ultimo ano se expandiu em 30% apesar da falta de liberação de licenças, com isso chegou a 13 milhões de ligações através de rede fixa e 8,6 milhões feitos através de rede sem fio. A pura verdade é que este é um negócio de futuro e avanços foram realizados nos últimos anos conforme foi relatado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em carta a ele dirigida, de acordo com o que foi dito por Valente por ocasião de Seminário sobre Políticas de Telecomunicações.

Cobrança de Incentivo

Convite

O presidente da Telefônica, depois da carta recebeu convite para encontro com a secretária- executiva da casa civil, mas ficou descontente devido ao fato do encontro não ser com o presidente conforme desejava, porém a agenda lotada de Lula impossibilitou o encontro. Em plena era de rápidos avanços tecnológicos, especialmente no campo das comunicações é preciso que medidas urgentes sejam tomadas para que o sistema possa fazer jus à demanda que é cada vez maior. De nada adianta incentivar a aquisição de computadores se não puder contar com os serviços de banda larga para todos, além é claro de menores impostos para serviços e produtos. Hoje um modem, que é necessário para a conexão móvel de banda larga, 75% do preço final é relativo a impostos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *