Capital de Giro

O que é capital de giro?

Todo aquele conjunto de valores que se fazem necessários para que uma empresa ou um empreendedor individual possa realizar as suas atividades, sejam elas quais forem, é o que se denomina de capital de giro, também conhecido como capital em giro que são os bens efetivamente em uso pela empresa. No geral, de 50 a 60% do total dos ativos de uma empresa, correspondem ao capital de giro, que precisa ser monitorado constantemente pelo setor financeiro da firma, pois diferentemente do capital fixo, sofre constantemente os impactos das mudanças na economia e das oscilações do mercado, tais como, a redução nas vendas, o aumento da inadimplência, o aumento de custos e de despesas financeiras isso tudo melhorando o controle a custo benefício.

Capital de Giro

Capital de Giro

Mas o grande segredo de como fugir de problemas, é manter a sua liquidez, nada mais, nada menos do que pagar seus compromissos de curto prazo, pois a liquidez é a capacidade que a empresa tem de pagar em dia os compromissos assumidos em curto prazo. Por isso, o controle do caixa de uma organização, é a principal preocupação da administração financeira de uma empresa, para que possa, assim, manter o domínio sobre os recursos circulantes sem que haja desvio de dinheiro, o que vai dar a liquidez desejada.

Definição

Definição

O capital de giro e os recursos circulantes ativos e passivos

Os recursos circulantes de uma empresa acabam sendo o centro das atenções estratégicas empresariais, pois muitas das vezes, os negócios só são encaminhados depois de uma análise mais profunda e minuciosa destes recursos, acontecendo muitas vezes, de se confundir liquidez com capital de giro, pois é a liquidez que determina, ou não, o aumento do capital de giro de uma empresa, produzido por ela própria, através do lucro, objetivo principal do capitalismo. Outra forma de se aumentar o capital de giro são os lançamentos e ações no mercado, em busca da capitalização, isto em empresas de capital aberto, pois a economia politíca brasileira é uma economia aberta e que por isso permite varias espécies de associações comerciais com fins lucrativos.

Administração

Administração

Oscilações

Assim como o capital de giro pode aumentar pelo lucro ou pela emissão de papéis (ações), ele também pode diminuir quando a empresa precisa investir em bens do ativo permanente (bens imobiliários) para aumentar sua capacidade de produção, estoque ou atendimento ao público, numa demonstração de perseverança e de luta por aquilo que acredita. O capital circulante, ou os ativos circulantes, são os opostos do capital fixo, mas que numa emergência, pode se transformar em ativo circulante através da venda de um bem móvel ou imóvel, um verdadeiro Sobe e Desce que acompanha as oscilações da economia. Em toda essa história, o mais importante, são os ativos circulantes, que sempre devem ser considerados, para manter em nível satisfatório o capital de giro, pois estes ativos devem cobrir os pacivos circulantes, o que vai dar uma maior segurança ao equilíbrio econômico da da empresa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *