Cambio Administrado: O Que E E Como Funciona?

Já pensou em viajar mundo a fora? Com certeza é o sonho da maioria das pessoas, porém tem se tornado cada vez mais caro sair do país por conta do alto valor do dólar. E isso tem sido preocupante não só para viagens turísticas, mas principalmente para a economia que se encontra muito defasada nos últimos anos.

A moeda nacional desvalorizou ao longo dos últimos anos com a crise que se alastrou. Unida a uma série de razões, o brasileiro tenta se manter entre governos que não resolvem a situação e que postergam o problema gigantesco.

Crise Econômica

Vivemos uma crise econômica que começou no ano de 2014. Infelizmente com isso veio junto uma recessão econômica, diminuindo o produto interno bruto e gerando desemprego. Chegou a quase 4% o quanto a economia contraiu e mais de dez milhões de desempregados.

Para quem se lembra, no mesmo período a população estava muito revoltada com o governo em exercício e isso trouxe uma visão muito ruim para o exterior, aumentando dólar e diminuindo muito o interesse de empresas e até mesmo de pessoas pelo nosso país. Dilma Rousseff que era a presidente, acabou sofrendo um impeachment em 2016 e o seu vice Michel Temer assumiu durante o restante do mandato.

Já faziam dois anos que a economia não tinha nenhuma melhora e por isso o brasileiro se acostumou a viver sempre apreensivo em relação a dinheiro e ao seu emprego, já que um dia você estava empregado e no outro já não estava mais. Os preços subiram na maioria dos estabelecimentos, alguns não sobreviveram e vieram a fechar as portas.

As pessoas deixaram suas economias pessoais bem mais estáticas com medo de gastar, segundo estáticas muita gente começou andar de transporte público para economizar, muitas outras deixaram de ter um plano de saúde por não caber mais no orçamento e as viagens de férias deixaram de fazer parte da realidade de muitos.

As causas são variadas, começando muito antes do ano de 2014. Uma das primeiras constatações é sobre o preço das commodities que apesar de ajudar no desenvolvimento econômico do país, fez com que o tornasse dependente delas. Outro ponto muito importante foi a crise de 2008 no Estados Unidos, que afetou um pouco o mundo todo, mas que demorou para chegar aqui. Durante o período do governo Lula o país tinha crescido bastante, mas ainda sim não conseguia acompanhar o crescimento na produtividade. Isso fez com que muita gente se endividar e não consegue mais progredir depois disso, não alterando nenhum dos planos de ação.

Taxa De Câmbio

Taxa De Câmbio

Taxa De Câmbio

Infelizmente quando a moeda foi criada os países não adotaram uma mesma padrão para todos. Isso dificulta muito as relações econômicas para todo mundo,Já que nós brasileiros utilizamos o real os europeus o Euro e os americanos o dólar e por aí vai. Para resolver esses problemas surgiu a taxa de câmbio que tentava gerar uma relação entre duas moedas. Ela funciona como  colocar um valor de uma moeda em relação a outra.

A partir dessa taxa é possível realizar realmente as trocas, importações e importações facilitando muito a relação financeira e comercial países com moedas diferentes. De maneira bem clara, a taxa de câmbio representa o preço que da sua moeda que você precisa pagar para poder “comprar” a moeda estrangeira.

A taxa de câmbio  varia de acordo com a economia do país, sendo fiscalizada pelo Banco Central.  e para nós é muito utilizado quando desejamos viajar para o exterior. devido à crise que o Brasil se encontra o Real ficou muito desvalorizado fazendo com que ele necessitamos pagar muito mais caro para trocar nossa moeda por dólar.

Câmbio Administrado

Já foi uma tentativa há alguns anos atrás, optando pelo controle total do governo das taxas de câmbio, sendo fixados por eles seja as taxas ou então os produtos. No ano de 1999 foi feita uma maneira de congelar preços e melhorar a flutuação que sofríamos. A tentativa de fazer a inflação não afetar os preços não funcionou, afundando a economia e o desenvolvimento do país. A intervenção estatal na economia só deve ser feito em casos extremos, pois o governo sempre interpreta de maneira diferente do que realmente vai ser colocado na prática.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *