Agentes Econômicos

O agente econômico representa profissional ou instituição compostos por especialistas em economia com incumbência de tomar decisões em níveis micro e macroeconômicos, dependendo da sua posição na inciativa pública ou privada.

Precisam maximizar os lucros de investidores satisfazer os desejos demandados pelo povo concedidos via Estado. Conheça as principais funções dos agentes econômicos em níveis macroeconômicos.

Agentes Economicos

Agentes Economicos

Microeconomia

Analisa aspectos relacionados com a formação dos preços no âmbito mercadológico. Compreende na relação dos preços e quantidades de bens e serviços disponíveis em regiões delimitadas ou mercados específicos. Estuda as melhores ofertas, procurando ajudar os preços no mercado.

A visão contábil das empresas demanda administrações microeconômicas para conquistaram êxito na frente da concorrência. Os custos da produção não podem ultrapassar a média de receita estimada para que o caixa da empresa, não chegue às bancarrotas.

A microeconomia visa estabelecer o preço certo levando em considerações diversos aspectos, principalmente os custos de produção. Não confundir com administração de empresas que, por finalidade, visa gerir empregados em determinados setores produtivos.

Agentes Economicos

Agentes Economicos

Oferta e demanda simbolizam principais motivações para fixar preços. Estoque cheio para pouca procura causa diminuição, enquanto que poucos produtos para muita demanda sinaliza aumento compulsivo do valor tabelado no mercado.

Principio de racionalidade: Conceito microeconômico de doutrina liberalista no qual o mercado é previsto como palco de equilíbrio entre os seres humanos desde que governantes não realizem interferências para realizar ajustes. Liberdade à concorrência traz harmonização mercadológica e diminuição nos preços.

O papel dos preços relativos também é elementar no estudo microeconômico. Se o valor de determinados produtos caem em conjunto não há queda no consumo, ao passo que apenas um item abaixado entre outros o mesmo gênero gera crise nos demais.

Por exemplo, se os refrigerantes caíram 15% da média global nada acontece, ao passo que se a diminuição ocorrer somente no guaraná, outros tipos de refrigerantes ficam prejudicadas.

Agentes Economicos

Agentes Economicos

Macroeconomia

A moeda representa instrumento pela coletividade para intermediações de transações econômicas. Atualmente cada país regula o preço da moeda para negociar com outras nações englobadas no sistema econômico mundial. Decisões tomadas cuidadosamente por agentes financeiros que levam em consideração a conjuntura macroeconômica.

EUA é considerado país base do capitalismo contemporâneo por ser maior mercado consumidor do mundo. Até a explosão da crise os Estados Unidos mantinham o dólar como moeda forte, gerando aumento nas exportações dos outros países à terra do Tio Sam.

Com a queda do consumo norte-americano depois do anúncio da explosão da bolha econômico o planeta parou de produzir como antes, prejudicando principalmente a geração de emprego nos maiores países da Europa. Na macroeconômica, o problema do vizinho está intimamente com o vivido no país. Blocos econômicos se unem para tomadas de decisões em conjunto, lutando contra os desencadeamentos que agravamentos da crise podem gerar.

Por Renato Duarte Plantier

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>