Sintomas do Aquecimento da Economia

Os especialistas em economia se utilizam de inúmeros parâmetros para detectar os sinais ou sintomas de aquecimento da economia. Para muitos de nós é complicado entender as formas de “medir” esta relação de aquecimento econômico, mas os dados atuais confirmam o que já era previsto no auge da crise econômica, o Brasil não sofreu grandes abalos com a tão temida crise mundial e foi um dos países que reagiu positivamente, enfrentando seus medos de forma otimista em meio a este panorama desfavorável.

Capital

Recuperação Judicial

A recuperação judicial é um sistema implantado pela Lei de Falências, que foi modificada no ano de 2005. Pela nova legislação, a recuperação judicial vem substituir a concordata com o intuito de evitar a falência derradeira por parte de empresas economicamente viáveis que se encontram em situação momentânea de dificuldades financeiras. A falência é um péssimo negócio para todos os envolvidos, pois o empreendedor perde suas possibilidades de recuperação e posterior crescimento, além de gerar perda de investimentos e o desemprego. A nova lei oferece a oportunidade de entendimento entre os credores e a empresa, ambos devem estudar e aprovar um plano semestral de recuperação no qual estão previstas a possibilidade de vender bens e alongar suas dívidas buscando equilíbrio econômico. Esta nova perspectiva se apresenta muitas vezes como uma luz no fim do túnel para pequenos empresários e credores.

Sintomas do Aquecimento da Economia

Dados do SERASA

De acordo com dados do SERASA, os pedidos de falência vêm diminuindo sensivelmente, o que é um indicador do aquecimento da economia. Em fevereiro de 2009 foram solicitados 177 pedidos de falência, já em fevereiro de 2010 foram feitas 157 solicitações. As pequenas e micro empresas apresentaram o menor índice de solicitações, em fevereiro foram 106 contra 116 no mesmo mês de 2009, sendo que um número tão baixo como este não ocorria desde 2005, a queda ficou em 8,6%. Analistas do SERASA consideram que estes números comprovam uma recuperação muito importante para as empresas de pequeno porte, refletindo as melhoras que vem acontecendo no nosso cenário econômico. Os índices de inadimplência também vêm sendo reduzidos, o que favorece a saúde financeira das empresas recuperadas. O pequeno empreendedor ou empresário tem um papel muito importante na economia do nosso país, pois são estes empreendedores que oferecem milhares de empregos numa sociedade onde a desigualdade social ainda impera e as oportunidades de emprego são poucas e, por isso mesmo, muito disputada.

Cultura

O Índice

A recuperação judicial é um importante indicador da economia, e comparando os meses de fevereiro de 2009 e 2010, a redução ficou em torno de 62% remontando o cenário de um período que os analistas chamam de pré-crise. As perspectivas são de otimismo para 2010, pois já estamos no período pós-crise econômica, cuidando da saúde financeira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Moedas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *