Real 15 Anos

A moeda brasileira real completou 15 anos de existência nesta quarta feira, dia 01 de julho de 2009. Antes a vigência do dinheiro Real, a economia brasileira era tida como muito instável e apresentava muita variação de valores e cotações para baixo, o que ocasionava a perda de muitas somas em dinheiro dos cofres públicos. Esta constante variação cambial acabava deixando os negócios do futuro realizados nas bolsas de valores nacionais muito inconstantes, propiciando, assim, um aumento significativo na inflação do país. Mas depois de toda esta turbulência, com a introdução da moeda real como dinheiro corrente no país, estes dias de instabilidade no mercado nacional chegaram ao fim, na medida em que a moeda corrente vigente apresentava bons índices de valorização, ao mesmo tempo em ganhava força perante a comunidade internacional, fortificando cada vez mais a economia brasileira para o pagamento das dívidas com outros países e bancos internacionais.

Aniversário

Aniversário

Para se ter uma idéia de como se perdia dinheiro no Brasil antes da vigência da moeda real, os números das perdas de valores poderiam variar por diversas vezes ao longo de um único dia, onde a inflação era dominante no mundo dos negócios comerciais como as gigantes da construção civil e os empreendedores individuais, fazendo com que os trabalhadores perdessem o poder de compra, uma vez que tinham seus salários defasados, o qual era desvalorizado em mais de 50% durante o simples trajeto dos bancos ou das empresas para as suas casas.

Real 15 Anos

Real 15 Anos

No ano de 1993, devido esta instabilidade econômica fomentada por uma inflação com índice de 2477% ao ano, as alterações dos preços das mercadorias eram inevitáveis, sendo que os produtos dos supermercados chegavam a ser remarcados por três vezes ou até mesmo mais em um único dia. Por conta disto, a economia perdia cada vez mais dinheiro, uma vez que as pessoas não tinham condições financeiras para consumirem e impulsionarem a produção de novos produtos bem como a geração de empregos. Pode-se dizer que esta situação ruim das bolsas de valores brasileiras apenas acabou com a vigência do real, que vinha como uma moeda forte e de pouca variação cambial perante o dólar.

Plano

Plano

Depois de muitas moedas como o Cruzeiro, Cruzeiro Novo, Cruzado, Cruzado Novo, Cruzeiro Real e o plano econômico URV, surgiu-se, então o Real. E com o surgimento desta nova moeda, a inflação ficou estagnadadando margem para abertura ao comércio global, sendo que hoje representa uma soma de 244% em quinze anos de duração de real. Após o real, as famosas lojas de 1,99 conquistaram as cidades brasileiras, onde lucram muito dinheiro com a venda de seus produtos. Como se percebe, após quinze aos de duração o Real devolveu o poder de compra dos trabalhadores brasileiros e trouxe o verdadeiro valor do dinheiro, demonstrado o potencial da economia nacional com um crescimento significativo do PIB a cada ano que chega.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Moedas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *