Moeda Peso

Vários países têm moedas com o nome de peso, por isso quando se fala em peso é comum se sentir um pouco confuso a respeito de qual país a que se está referindo. A seguir vamos falar um pouco sobre esses países e os seus respectivos pesos. Vamos conhecer um pouco mais sobre os países que usam moedas chamadas Peso.

Dentre os países que tem moedas chamadas Peso estão: Argentina com seu Peso argentino (ISO 4217: ARS); Cuba com o seu Peso cubano (CUP); Chile e seu Peso chileno (CLP); República Dominicana com o Peso dominicano (DOP); Filipinas com o Peso filipino (PHP); Colômbia com o Peso colombiano (COP); Uruguai com o Peso uruguaio (UYU) e o México com o Peso mexicano (MXN, antes MXP).

Língua Espanhola

A língua espanhola é – com exceção das Filipinas que não usa mais o idioma – em todos os países que tem como moeda o peso. No período de colônia a principal moeda da Espanha era uma peça que tinha o valor de oito reales e por isso era chamada de “peça de oito”.

Com o passar do tempo essa moeda passou a ser chamada de peso. Essa moeda tinha o peso de 27 gramas e era feita de em torno de 92% de prata pura. O padrão usado para as moedas dos Estados Unidos. Dessa forma um peso era equivalente a um dólar de prata. Já para o Brasil era equivalente ao Patacão. 

Curiosidades

Circulação: Os pesos da Espanha tiveram circulação nas colônias europeias nas Américas e até mesmo depois de sua independência os Estados Unidos utilizou essa moeda. Os pesos espanhóis deixaram se circular nos EUA em 1857.

Bolívia: Até 1987 a Bolívia tinha o Peso boliviano, porém, nesse ano houve a substituição dessa moeda pelo Boliviano numa taxa de um milhão para um.

Guiné-Bissau: Outra nação que usava pesos como moeda era a lusófona Guiné-Bissau, contudo, para ter acesso a União Econômica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) adotou o Franco.

Conhecendo Melhor os Pesos

Peso Argentino (ISO 4217 ARS)

O símbolo oficial dessa moeda é o $, sua divisão é feita em centavos. Essa é a moeda oficial da Argentina. No ano de 1813 a Argentina passou a fazer emissão de moeda própria que era conhecida como Real Argentino, nessa fase eram emitidas apenas moedas de metal. No ano de 1820 passaram a ser emitidas cédulas e então em 1881 o Real Argentino foi substituído pelo Peso.

Essa foi a moeda corrente do país entre 1881 e 1985 e sua reversão era feita em “selos de ouro” sendo que 1 peso era equivalente ao valor de 100 gramas de ouro. No ano de 1969 a moeda passou por um redesenho com o objetivo de se tornar mais segura e moderna. Para combater a inflação a Argentina revogou o peso no ano de 1985 e usou como moeda oficial até 1991 o Austral.

O Decreto Executivo nº 2.128, de 10 de outubro de 1991 definiu que a partir de 1º de janeiro de 1992 a Argentina voltaria a usar uma moeda chamada de Peso. A cédula de $100 hoje tem o desenho do rosto de Eva Perón. O projeto de redesenho foi pensado para modernizar a moeda. 

Peso Chileno (código CLP)

A moeda vem sendo usada como moeda oficial do Chile desde o ano de 1975. Com uma paridade com o dólar norte-americano (USD) de 526,4 para 1, o peso chileno, era uma das moedas mais desvalorizada da América do Sul no ano de 2013. Como o Chile enfrentava uma superinflação foi estabelecido no ano de 1959 que o peso seria substituído pelo Escudo.

Atravessando um novo momento de superinflação ficou definido que o peso seria restituído com o equivalente de um peso para cada mil escudos. Como a inflação continuou muito elevada ficou estabelecido por meio de decreto de 29 de setembro de 1975 nova equivalência de um peso por mil escudos.

Peso Colombiano (COP)

Ao lado do peso chileno, o peso colombiano, é uma moeda bastante desvalorizada na América Latina. Trata-se da moeda corrente oficial da Colômbia desde o ano de 1994. Sua popularidade foi se perdendo devido ao fato de que a moeda é muito falsificada. 

Peso Cubano (CUP)

Oficialmente a moeda corrente em Cuba desde 1902 – quando se tornou independente – é o dólar que se subdivide em 100 centavos. Contudo, antes a moeda oficial era o peso cubano emitido na forma de notas a partir do ano de 1857. No ano de 1881 foi feito o atrelamento do peso cubano com o dólar norte-americano.

Peso Dominicano (DOP)

A República Dominicana tem como moeda oficial o peso dominicano que é dividido em 100 centavos. O símbolo dessa moeda é o RD$.

Peso Mexicano (MXN)

Desde o ano de 1993 essa é a moeda oficial do México e foi a primeira a usar o $ como símbolo, antes mesmo do dólar norte-americano. Essa é a 13ª moeda mais negociada do planeta e a terceira mais negociada das Américas ficando atrás somente do dólar canadense e do dólar norte-americano (a mais negociada).

Houve um período de grande instabilidade econômica no México durante a década de 1980 de maneira que os preços subiram muito se tornando necessário imprimir moedas cada vez mais altas. No dia 1º de janeiro de 1993 foi instituído o Segundo Peso que tinha a equivalência de mil pesos mexicanos antigos. 

Peso Filipino (PHP)

Nas Filipinas a moeda corrente é o peso filipino cujo código ISO é PHP e tem subdivisão em 100 centavos. A moeda chegou as Filipinas na época da invasão espanhola, antes o país era comandado por Portugal.

Peso Uruguaio (UYU)

O peso uruguaio é a moeda oficial do Uruguai e passou a circular em 1993. Essa foi a terceira moeda do país. O objetivo da criação dessa moeda foi acabar com a inflação no país. A nova moeda apresentou bons resultados no sentido de reverter a inflação pela qual o país estava passando. A moeda antecessora era o Peso Novo que circulou entre 1974 e 1992.

Peso Para Todo Lado

Muitos países usam moedas chamadas de pesos como uma herança das colônias espanholas. Mesmo aqueles países que deixaram o peso de lado para o uso de outro moeda retornaram para o seu uso. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Moedas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *