Brasil Fará Cédulas para a Argentina

Segundo Luiz Felipe Denucci Martins que é o presidente da Casa da Moeda em nosso país, até o mês de março o Brasil fará cédulas para a Argentina num total de 50 milhões de cédulas de pesos.

Desse total o vizinho país já recebeu 106 milhões de cédulas, sendo que cada uma destas cédulas entregues tem o valor de face de 100 pesos.

Em Estudo Nova Etapa de Produção

Ainda de acordo com Martins uma nova etapa da produção da moeda argentina no Brasil ainda se encontra em fase de estudo. Segundo Denucci é preciso que se faça uma avaliação tanto sobre a necessidade da Argentina quanto da capacidade que teria a Casa da Moeda do Brasil para atender essa demanda.

Cedulas

Esse acordo inicial com o país vizinho para a produção de cédulas de peso foi fechado ainda em novembro de 2010. De acordo com o presidente da Casa da Moeda está sendo avaliada também a possibilidade do Brasil fazer a transferência para a Argentina das maquinas adequadas para a produção das cédulas de peso para que eles próprios fabricassem suas moedas, porém isso não aconteceria ainda este ano.

Produção para Outros Países

A Casa da Moeda brasileira não está produzindo cédulas apenas para a Argentina mas também para o Paraguai e para o Haiti. Para o Paraguai os 40 milhões de cédulas deverão ser entregues no inicio do segundo semestre deste ano sendo que os valores de face das cédulas encomendadas são de 5 e de 10 guaranis.

Casa da Moeda

Já no que se refere ao Haiti são 100 milhões de cédulas que deverão ser entregues sob forma de doação, muito diferente dos outros países que pagam ao Brasil pela produção das cédulas.

O valor de face das cédulas para o Haiti é de 100 gourdes. A casa da Moeda não divulga os valores que os outros países pagam pela produção destas cédulas.

A Doação para o Haiti

Depois do terremoto que destruiu a capital Porto Príncipe e as principais cidades do Haiti em 12 de janeiro de 2010, a doação de cédulas por parte do governo brasileiro chega num momento de reconstrução. Depois de parar com a exportação no final dos anos 80, a Casa da Moeda do Brasil voltou a produzir cédulas de outros países.

Estrangeiras

No período em que o país parou de produzir outras moedas a produção interna era muito grande, pois com a inflação galopante e as mudanças de planos econômicos como Planos: Cruzeiro e Cruzado, a demanda no Brasil tornou impossível que se pudesse continuar produzindo outras moedas que não a nossa.

Agora, entretanto a nova idéia é participar de licitações e concorrências a nível internacional para aumentar a produção de moedas estrangeiras aqui no Brasil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Moedas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • esta de parabens a casa da moeda do brasil.

    odesvan 4 de março de 2012 0:37

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *