Vidro na Construção Civil

A alta tecnologia alcançada pela ciência humana nos permite analisar projetos para edificações que tenham o vidro na construção civil, como algo básico e que possam substituir um dia, as pesadas vigas de aço e concreto que hoje sustentam edifícios e obras monumentais da Engenharia moderna. Novas tecnologias já permitem o uso do vidro em paredes de sustentação, em pisos e em estruturas de escadas, em projetos mais leves. Para o Empreendedor Individual, uma dessas técnicas, seria a do adesivo para unir vidros sobrepostos, um sobre o outro, formando colunas e pisos ou paredes totalmente de vidros, em que as qualidades do vidro, como transparência, por exemplo, não desapareça e sua estética seja mantida.

Vidro na Construção Civil

Vidro na Construção Civil

Todos nós sabemos que o vidro é um composto de carbonato de cálcio, calcáreo e sílica, uma estrutura incomum, frágil e sujeita a expansão devido ao calor, o que torna a técnica do adesivo um pouco suspeita. Seria adequado apenas para clima frio, por isso, o vidro na construção civil, embora já muito usado em largas vidraças corrediças e até em paredes totalmente de vidros, para substituir o concreto e o aço, inda tem muito que caminhar. É bom sempre analisar o Custo Benefício de tudo, tanto na hora de construir quanto na hora de Investir Dinheiro em Imóveis.

Uso

Uso

Porém sobre o vidro na construção civil, alguns arquitetos já envolvidos em projetos mais arrojados e em andamento, afirmam que já estão sendo usados diferentes tipos de vidros de formatos diferentes e de processamento diferenciados em sua constituição, não por agregar elemento novo na sua constituição, mas na tecnologia de seu resfriamento, que é o fator que dá maior ou menor resistência ao vidro. Em Chicago, EUA, a Torre Seags, do edifício South Wacker, numero 103, um Gigante da Construção Civil, onde você vai encontrar suspenso, a 500m da calçada, com piso, paredes e teto de vidro e com 1,5m para fora da torre, pendurado por vigas de aço e vidro. Isto é apenas um exemplo do que já existe de vidro na construção civil e o tamanho do investimento nessa área.

Janelas

Janelas

Além do que já se falou aqui, sabemos que em Dubai, onde está sendo construído o edifício mais alto do mundo e com o maior número de salas para escritórios, o vidro vem sendo largamente utilizado, em barras transversais, onde a resistência não exige e em ambientes com paredes totalmente de vidro. Isto não quer dizer que entramos na era do vidro na construção civil. Já utilizamos muitos vidro em nossas construções, mas isto ainda é muito supérfluo e nada concreto em termos de estruturas hoje utilizadas a base do aço e do concreto. Não há dúvida nenhuma de que um dia as estruturas de vidro na construção civil, serão um Negócio de Futuro. A tecnologia está avançando nesse sentido e se considerarmos o baixo valor da matéria prima para construção do vidro, trazendo uma grande Economia, quando chegar à tecnologia, se efetivará o sonho das estruturas de vidro substituírem as de concreto e de aço. O que não podemos e menosprezar a capacidade criativa do homem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>