Trabalho de Design de Produto

Quando vai chegando a hora de escolher a melhor alternativa de curso de graduação, o leque de opções de cursos se ampliam, e as alternativas são muitas e variadas. Portanto o aprofundamento sobre as áreas profissionais são de fundamental importância na tomada de decisão. Neste post iremos abordar o mercado profissional do design de produto, entender quais são suas funções, sua importância no mercado, base salarial.

Atributos e Funções de Design de Produto

Quando vamos às compras no supermercado, não sabemos racionalmente, mas  intuitivamente as embalagens de alguma maneira nos afetam de modo a acionar instintos e vontades inconscientemente, há também os layout e modelos práticos de embalagens que facilitam atividades do dia a dia. Diante disso, esta profissão surge para suprir necessidades de desenvolvimento de embalagens e produtos estimulantes, práticos e funcionais para o consumidor final.

Atributos essenciais para o desenvolvedor é a criatividade, além de gostar bastante de área de exatas, já que para desenhar é necessário noção geométrica, cálculo, noções de engenharia. Além disso estar atualizado em softwares de desenho gráfico em 2D, 3D, entendimento de ergonomia e também psicologia, marketing e arte. A partir disso, o design de produtos desenvolve e projeta produtos mecânicos, carros, bicicletas, móveis, embalagens ao qual possa oferecer um item mais atrativo e coerente ao consumidor. É o que dizem, “primeiro se come com os olhos” e primeiro se compra com os olhos também. A grande diferença e destaque para um profissional da área é a originalidade, diferenciação, usabilidade e inovação que irá conquistar os clientes em suas criações.

Além das qualificações técnicas apresentadas anteriormente, um design de produtos deve ser um agente atento aos acontecimentos culturais, econômicos, políticos, artísticos, de mercado que mudam e impactam o ritmo do consumidor final. Além disto, é necessário se atentar também a grandes nomes de design da área, ser antenado na área de tecnologias, novos aplicativos e softwares de desenvolvimento gráfico, além de aptidões pessoais e sociais no ambiente de trabalho. Este último ponto em comum com a grande maioria de outras profissões, afinal, trabalho em equipe e mente aberta são atributos fundamentais para quem quer ingressar no mercado de trabalho.

Áreas de Atuação de Design de Produto

Depois de 4 anos faculdade, o individuo sai preparado para criar conceitos, inovar e esbanjar criatividade em desenvolvimento de produtos e layout. Conseguirá utilizar variados tipos de materiais, técnicas, processos de criação e criar produtos em várias áreas da indústria. Pode atuar na área de:

  • Desenho industrial : Desenvolver projetos ligados a automóveis, máquinas, eletrodomésticos.
  • Gestão de produtos : Ligado a gerência de projetos, desde a criação, logística e processos que se interligam.
  • Design de embalagens : Industria ligada ao desenvolvimento de embalagens de acordo com o tipo de item, como embalagens funcionais de produtos de limpeza, de alimentos.
  • Principalmente neste ramo a funcionalidade, praticidade e usabilidade se destaca.
  • Protótipos : Este ramo esta ligado ao desenvolvimento de itens que são testados antes de inicializara produção, variado seu ramo industrial.

Um termo de fundamental importância para um profissional da área é a ergonomia, já que esta diretamente ligada nas relações do ser humano com alguns produtos, desde itens de tecnologia como computadores, como também móveis, cadeiras e afins.


Mercado de Trabalho e Base Salarial

Em momentos de economia alta ou mesmo em tempos de crise a atividade de um design de produtos é requisitada, já que este pode fazer toda diferença em um produto frente a competitividade de mercado. Este possui sua importância , já que é um profissional treinado para criar e desenvolver formar diferenciadas e variadas para chamar a atenção do consumidor final, e cada dia mais e mais consegue encontrar maneiras para ganhar destaque e diferenciação no mercado.

Apesar de sabermos da importância que este profissional tem para com qualquer empresa, muitas vezes este cargo pode ser e, de certo modo, infelizmente é ocupado por profissionais de outras áreas como engenheiro mecânico. Não que este não possa executar tarefas semelhantes, mas um design possui maiores ferramentas, o ideal é sempre a intersecção de áreas no desenvolvimento de projetos, interdisciplinariedade é sempre bem vinda ao processo criativo.

A base salarial tem uma variação entre R$ 1500,00 até cerca de R$ 8000,00. É claro que dependerá do grau de habilidade, prática, experiência e confiança, além de cidades que tenham oportunidades a oferecer, oferta e demanda de vagas.

Algumas Curiosidades Históricas da Área

  • A profissão de design de produtos teve sua origem na Alemanha, quando em 1907 a federação alemã do trabalho tentou unir artistas, arquitetos, políticos que propunham a inovação e alinhamento entre arte, cultura e indústria na criação e abordagem de produtos.
  • O design de produtos, além das áreas citadas, outro setor que pode atuar é o da moda. Além de desenvolver peças e rótulos, é também um poder revolucionário de certa maneira. Os anos 60 é citado e reverenciado por muitos como a década de grandes revoluções musicas e também de gênero e neste período a minissaia foi desenvolvida e espiritualizada como o poder feminino de autonomia, liberdade e independência da mulher.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *