Rompimento de Topos e Fundos

Rompimento de Topos e Fundos

Quem está pensando em investir no mercado financeiro, ou já investe, já ouviu falar em topos e fundos. De forma bem sucinta, eles representam os dois pontos extremos no gráfico de um determinado ativo.

O topo é a parte situada no ponto mais alto quando acontece um movimento de alta. Esse movimento antecede o movimento contrário, que é o de baixa. É a região onde o preço para de subir e começa a cair.

O topo é tido como a região de resistência mais notável em um gráfico, pois ele marca a reversão do movimento de alta para o movimento de baixa.

Em contrapartida, o fundo representa o ponto mais baixo do movimento de baixa. Esse, por sua vez, é o ponto que antecede o movimento de alta. É a região onde o preço para de cair e dá início ao movimento de subida.

O fundo indica a região de suporte mais relevante em um gráfico, pois marca o momento em que acontece a reversão de movimento de baixa para o movimento de alta.

Início da Tendência de Alta

Quando o preço de um determinado ativo forma topos e fundos cada vez mais altos, estamos diante de uma tendência de alta. Para dar início a essa tendência, tudo começa com a formação de 2 topos e fundos ascendentes, de forma que a sequência anterior, que seria de tipos e fundos descendentes, seja quebrada.

Rompimento de Topos e Fundos

Quando se trata de estratégias de trading, as operações que envolvem os suportes e as resistências são as favoritas. Isso acontece por que eles são pontos de reversão que podem ser detectados bem facilmente.

Quando um preço rompe uma região de suporte e resistência, ele tende a ir buscar uma nova região. Os topos são as zonas de resistência. Enquanto os fundos são considerados zonas de suporte.

Após a região de suporte ser definida, pode acontecer de os papéis se alternarem. Ou seja, aquela região que até então era de resistência, se for rompida para cima, se tornará uma região de suporte. Da mesmo forma que uma região de suporte recente, depois de rompido para baixo, acaba se transformando em uma região de resistência.

Topo Duplo

O topo duplo é uma figura de reversão, ou padrão gráfico, que serve para mostrar a alteração de uma tendência de um movimento de alta para baixa.

A formação desse padrão acontece quando dois topos consecutivos são separados entre si pelo fundo. E forma-se algo que se parece com a letra M.

Normalmente, os topos acontecem numa mesma faixa de preço. E podem ser ligados através de uma linha horizontal que serve como resistência. Nesse caso, o fundo desenvolve um papel de suporte e de confirmação do padrão. Pode acontecer uma leve inclinação da linha.

As principais características do topo duplo são:

  • A projeção, que é, na verdade, o objetivo de baixa que um preço pode chegar a atingir depois de romper o suporte. Essa projeção é calculada pegando-se a altura do padrão, a distância vertical que existe entre uma linha de suporte depois da confirmação do topo duplo.
  • O topo duplo acontece dentro de uma tendência de alta. Isso significa dizer que os topos e fundos ascendentes acontecem antes da formação do padrão.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *