Recorde na Geração de Emprego

Passada a crise financeira, muitos setores que movem a economia brasileira pegaram um novo impulso, o que se reflete no recorde na geração de empregos no mês de fevereiro e que estamos tendo noticias agora. Esse recorde foi puxado especialmente pela construção civil, pelo turismo e pela indústria. Somente o programa do governo Minha Casa Minha Vida foi o responsável maior pela abertura de 209,4 mil vagas de trabalho neste mês. Carlos Lupi, ministro do Trabalho não esconde a satisfação ao constatar que o programa destinado à construção de habitação para pessoas de baixa renda, depois de passado um ano de seu lançamento entrou na fase de execução e com isso vem dando um grande impulso ao setor da construção civil que como estamos vendo é uma das áreas que mais postos de trabalho criou recentemente, 34,735 mil e com isso superou sua melhor marca para o mês de fevereiro acontecida a dois anos e que foi de 27,57 mil vagas.

Vagas

Surpresas

É normal que com as férias de verão e o Carnaval o setor de serviços tenha ganhado um impulso para a criação de novos postos com carteira assinada, porém a marca de 85,6 mil novos empregos foi além do esperado embora a surpresa tenha ficado por conta do Nordeste onde é normal que em todo o inicio de ano as demissões superem as contratações devido à entressafra da cana de açúcar que acontece nesta época, porém este ano aconteceu o inverso e teve um saldo positivo embora pequeno, pois foi de apenas 2,14 mil vagas sendo a primeira vez que há crescimento do trabalho formal, nesta região e nesta época o que é muito animador. Esse foi um dado apontado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). O que aconteceu é que o turismo na Bahia e Ceará com sua rede hoteleira, bares e restaurantes se encarregou de compensar as perdas de postos de trabalho nestas regiões nordestinas onde naturalmente existe queda nas vagas.

Recorde na Geração de Emprego

Contribuição da Indústria

A indústria de transformação deu a sua contribuição para que se alcançasse o recorde em empregos no mês de fevereiro com um aumento de 63, 024 mil vagas. A CAGED pesquisou 12 ramos da indústria e destes, 7 tiveram não só aumento do número de vagas como também o melhor desempenho para este mês do ano, o que se constitui num fato inédito para o setor. Esses são dados que mostram a força das empresas recuperadas após a violenta crise que atingiu quase todos os setores da economia.

Oportunidades

Agricultura

Com pouca expressão a agricultura também teve aumento no número de vagas de trabalho com um acréscimo de 3,9 mil novos postos em uma época de entressafra de algumas colheitas e fim de outras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *