O Desemprego e Seus Impactos na Estrutura Familiar

O desemprego hoje é uma das mais importantes causas de desestruturação familiar. A insegurança gerada pelo desemprego leva os indivíduos a viverem sob constante pressão se sentindo ameaçados e com os nervos a flor da pele. Todos os princípios e valores adquiridos como a honestidade, o cumprimento de compromissos financeiros se vão e o ser humano não sabe lidar com cada um deles.

O Desemprego e Seus Impactos

O Desemprego e Seus Impactos

Saber que ao final do mês não haverá o mínimo para dar conta das suas necessidades básicas e de sua família, desestrutura qualquer indivíduo gerando graves desvios de conduta como o alcoolismo, a violência doméstica e outras fobias que podem levar a loucura. O Impacto da Crise no Emprego foi muito grande e como ninguém tem Resistência à Crise todos sofreram muito com esse impacto.

Causas Atuais do Desemprego

O capitalismo desde os tempos de Marx é considerado o responsável por todas as mazelas vividas pela classe trabalhadora. Não deixa de ser um sistema que explora a mão de obra do trabalhador sempre privilegiando o detentor do capital. Mesmo assim, cientes de não haver outra sistema que tenha se sobreposto a este, haveria possibilidades de melhorar as condições de vida do trabalhador com políticas de incentivo e valorização destes trabalhadores capacitando-os e envolvendo-os de forma a reaproveitá-los conforme os novos tempos. Mas naturalmente a seleção está sendo feito entre aqueles que têm possibilidades de acompanharem este processo de evolução onde se sobressaem os com mais oportunidades em detrimento daqueles com menos oportunidades e capacidades.

Economia

Economia

Vivemos um tempo que a tecnologia avançou de tal forma que se o indivíduo não tiver oportunidades de estar em constante aprendizado especialmente na área da informática deixa de ser importante no setor de trabalho. Sendo a maioria da população brasileira da classe pobre muitos são os que não têm acesso e oportunidades de cursarem sequer cursos básicos de computação. Podemos ainda mencionar o grande número de analfabetos que ainda temos no Brasil. Apenas estas referências já apontam para algumas das causas do desemprego no País. A todo momento é preciso ser um grande Empreendedor Individual, estar sempre de olho nas relações Custo Benefício para saber que decisão tomar e quando tomar. Pessoas sem capacitações específicas para o setor de trabalho margeiam as cidades vivendo em condições subumanas deixando-se degradar física e moralmente.

Conseqüências do Desemprego

Hoje, homens e mulheres sofrem com o desemprego. As conseqüências se refletem na sociedade, especialmente na família. É bom sempre estar de olho em algum Negócio de Futuro. O desemprego na atualidade coloca jovens diante da falta de empregos, os mais velhos e com maior grau de instrução diante da queda de sua renda e aos idosos é imposta a responsabilidade de no mínimo ajudar no sustento de todos. Esta ausência da capacidade protetiva e provedora da família corroem o caráter dos indivíduos afetando a estrutura familiar e sua saúde física e mental.

Vida

Vida

As condições socioeconômicas e a luta pela sobrevivência determinam as migrações em busca de novas oportunidades, a institucionalização tanto crianças, adolescentes, idosos ou portadores de necessidades especiais, o afastamento de seus responsáveis por longos períodos em função da ocupação ou trabalho e a família empobrecida não tem mais capacidade Econômica de proteção e cuidado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • issso e pura vergonha sem emprego nois n vivemossss

    gisele 15 de Abril de 2010 19:32
  • @GISELE
    Com um comentário tão sem conteúdo e na falta de um português correto muitos não vivem.

    Creio que o desemprego venha a gerar muitos problemas, tanto nas famílias quanto econômicamente dentro de um conjunto social (país, estado, cidade, etc…).
    O aumento progressivo do desemprego vai originar que muita gente deixe de ter os rendimentos necessários para solver os compromissos correntes que assumiu. Assim, pode gerar problemas muito graves no seio das famílias, aumentar a fome, inviabilizar o financiamento dos estudos dos jovens e o apoio a idosos, levar à insolvência da segurança social que não consegue ter os meios para acudir a esta crise social e, não menos grave, criar problemas de marginalidade e de insegurança no seio das populações.
    Sob o ponto de vista económico, o aumento do desemprego, vai reduzir o rendimento dos consumidores, logo baixar a demanda, gerando uma oferta excedentária com o crescimento de stoks nas empresas, levando à insolvência de muitas que não conseguem vender e com isso aumentar ainda mais o desemprego.

    Abraços.

    Air 29 de Abril de 2010 19:42

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *