Erros do Trader Iniciante

Sabemos que aplicar no mercado de ações exige muita perícia e especialmente é preciso ter uma boa margem de conhecimento para que não se perca dinheiro ao invés de ganhar. Na verdade é muito comum que ao entrar para esse mercado de ações se costume cometer muitos erros. Muito bem explicados pelos psicólogos esses erros do trader iniciante precisam de identificação para que futuramente possam ser controlados e evitados para que então possamos conseguir resultados que sejam bastante positivos.

Erros mais cometidos

Erros do Trader Iniciante

Erros do Trader Iniciante

Pressa ao efetuar as operações- isso é comum a maioria dos investidores que na euforia e pressa de conseguir ganhos acabam investindo todas as suas economias e terminam por pagar o pedágio pelo aprendizado, com perdas que podem desanimar já de início.

Hoje existem simuladores de aplicações que podem evitar essas perdas de início, porém o recomendável é que as pessoas não se exponham de repente e que vão aumentando essas aplicações aos poucos evitando riscos de grande monta. Outro erro comum é a falta de humildade onde as pessoas pecam por se acharem as tais, ou seja, lêem um ou dois livros sobre aplicação em ações e acreditam que com isso sabem tudo, se arriscam e em geral se dão mal.

Excesso de otimismo é um erro?

Excesso

Excesso

Com certeza que sim, a pessoa só vê lucro em todo o investimento. Outro grande erro e que decorre deste é a indisciplina, quando levado pelo otimismo fica com o emocional também alterado e não sabe a hora de parar. A falta de metodologia é outro grande erro dos investidores iniciantes. Mudam constantemente a maneira de operar e acabam sem ter um método definido. Também pode ser um ponto negativo o excesso de informações quando o investidor procura saber tudo o que está rolando no mercado por acreditar que assim estará apto a aplicar e acaba fazendo uma enorme confusão com o excesso de dados.

Outros erros comuns

Mercado

Mercado

Viés de confirmação, neste caso o investidor tendo acesso a um número muito grande de informações tem a tendência de registrar apenas a que está em conformidade com o seu entendimento anulando as demais que poderiam alertar sobre maiores riscos. Nesse caso ele vê inúmeras notícias ruins sobre uma determinada empresa, mas ao ler uma só menos pessimista acredita piamente que a empresa pode se recuperar.

Temos também o risco da compra em alta já em um momento em que, se fizesse uma análise um pouco melhor veria que a tendência já estaria para se inverter. Outro erro seria a venda em baixa quando tomado pelo pânico.

Nesse caso o ideal é vender parte das ações e procurar manter a calma, pois a reversão para alta pode acontecer a qualquer momento. O maior risco ainda é o excesso de ganância, quando o investidor levado pelo desejo exagerado de ganhos passa a assumir grandes riscos e pode acabar perdendo tudo e muitas vezes ainda ficando cheio de dívidas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *