Como Ter Um Bom Currículo

O cuidado ao realizar seu currículo de trabalho é essencial, já que será a primeira impressão que seu futuro empregador terá de você. Este se faz importante para uma boa colocação e abrir oportunidades profissionais ao futuro trabalhador. Este deve ser objetivo, bem redigido e conter todas informações importantes e plausíveis de acordo com o cargo pretendido. Ainda deve constar informações de experiências passadas, cursos e qualificações  que o candidato possua.

A formalização e a efetuação de um currículo para quem busca uma vaga de emprego em um mercado concorrido é essencial. Para universitários que almejam o trabalho no mercado é imprescindível listar qualificações, certificados e experiências sejam em empresas juniores, como também estágios e indicações que conquistou durante o período de formação. Para os marinheiros de primeira viagem realizaremos uma lista com as principais dicas para realizar um exemplar modelo de currículo.

  • Estruture de Forma Clara e Eficaz

É importante que o formato e estrutura de seu currículo seja claro, objetivo e muito organizado. Use uma formatação simples, com largas margens e não opte por fontes muito difíceis de ler. A ferramenta negrito ou itálico devem ser utilizadas de maneira apurada.

  • Qualidades Pessoais

Ao realizar o currículo tenha em mente o que o empregador gostaria de saber sobre você que possa qualificá-lo melhor para o cargo pretendido, por isso não deixe de reforçar todas as suas qualidade e seus pontos de maior destaque. É claro que esta deve ser feita de forma sutil e profissional, citando como você pôde colaborar para o melhoramento de locais, empresas e cargos que atuou.

  • Onde Colocar as Informações Pessoais?

As informações básicas como nome, endereço, idade, estado civil, telefone devem ser estruturados logo no início do currículo. Deve ser pensado nas informações importantes que para realizar o recrutamento serão necessários e facilitarão a vida dos gestores responsáveis. Dê início não é necessário colocar informações de documentos como Registro Geral (RG), CPF e outros, já que tais documentos são solicitados somente quando é realizada a contratação do indivíduo.

  • Sobre as Suas Experiências

Coloque somente experiências em cargos anteriores que de algum modo possa agregar qualificações para o cargo pretendido. Se atente em colocar datas de admissão e saída das empresas, além de claro citar tais instituições. Ainda é importante citar o cargo que atuou e como foi realizado o seu trabalho, com foi o desenvolvimento e alvos atingidos.

  • Sinceridade Acima de Tudo

Se ao montar seu currículo você acha que não possui tantas qualificações ou experiências na área, não pense em mentir e adicionar elementos falsos a ele. É uma atitude antiética e que ao ser descoberto pode colocar seu cargo e principalmente sua credibilidade dentro da empresa em risco.


  • Clareza e Objetividade na Elaboração

De acordo com especialista, o número máximo de folhas de currículo são duas páginas. Pense e se expresse de modo mais objetivo possível, colocando somente informações pertinentes neste documento.

  • Ortografia e Revisão

Antes de sair imprimindo uma grande quantidade de currículos realize uma revisão de concordância verbal, escrita ortográfica. Este é um requisito importantíssimo e básico, deslizes de gramática e digitação não são bem vistos.

  • Foto 3 x 4

Sempre há dúvidas sobre colocar ou não uma foto 3 x 4 anexa no currículo. Saiba que é indicado colocar fotos somente se no solicitado, nunca coloque foto sua se não for requisitado na chamada de vaga de emprego.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Empresas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *