Balanced Scorecard – Indicadores

Os indicadores do Balanced Scorecard são de extrema importância para o desenvolvimento estratégico da empresa e para assim alcançar suas reais metas. Mesmo havendo diretrizes e objetivos claros para a escolha correta dos indicadores, muitos administradores e gestores entram em conflito sobre qual seria a melhor escolha que condiga com as metas e metodologias empregadas pelo BSC.

Mas antes de entrarmos nos indicadores, quais são utilizados, como os são e quais suas características relevantes para o ambiente e desenvolvimento das metas pré estabelecidas, vamos aqui retornar o que vem a ser a metodologia do Balanced Scorecard.

Balanced Scorecard – BSC

O BSC é uma metodologia de estratégia implementada em muitas organizações e empresas, e sua finalidade primordial é focar as energias da instituição aos objetivos e resultados já, anteriormente determinado. Sua diferenciação está em estabelecer as metas e colocar todas as equipes em ciência das metas a serem alcançadas e se compromissarem a colaborar a partir de métodos de incentivo, como por exemplo a bonificação.

Este método foi criado pelo corpo docente de uma Universidade dos Estados Unidos pelos professores Robert S. Kaplan e David Norton, que a partir de pesquisas no campo de estratégias de empresas perceberam que as metodologias criadas e desenvolvidas até então não eram suficientes para o sucesso das metas e objetivos empresariais. Os passos genéricos para a implementação e desenvolvimento do BSC concentram-se em 8 etapas, são elas; Estabelecer a estratégia, Procurar quais são as palavras e temas chaves desta estratégia, Desenvolver o Mapa Estratégica, Definir quais Indicadores e Metas Utilizar, Listas iniciativas de acordo com as prioridades da instituição, Consolidar as atividades de implementação, Avaliações de Desempenho e Correção dos possíveis desvios.

Quais são os Indicadores Balanced Scorecard?

Os indicadores mais utilizados e de maior importância no BSC são dois, os indicadores de tendência e os indicadores de resultado, neste post vamos nos atentar a eles, mas existem outros indicadores que são implementados de acordo com a necessidade e metas estabelecidas pela empresa em questão, são eles:

  • Indicadores de Finanças

    De lucratividade, de retorno de investimento, de valor agregado, de produtividade e otimização de custo, de rendimento e aumento de receita.

  • Indicadores de Clientes

    De fidelização de clientes, aumento da fatia de mercado e público-alvo, satisfação e lucratividade de clientes.

  • Indicadores de Processos Internos

    Custo de operação e concorrência, aceitação de produto e serviço, de paradas não planejadas e falhas.

  • Medidas de Aprendizado

    De lucratividade, satisfação e retenção de funcionários.

Estes indicadores conseguem demonstrar importantes variáveis de desenvolvimento e sucesso de implementação das metas e estratégias definidas no mapa estratégico. Estes indicam como a empresa está se comportando a curto prazo e auxiliam no manejo e direcionamento da empresa, tanto no desempenho interno e externo e auxilia no processo de aprendizado constante em toda a cadeia de processos da instituição.

Mas vamos agora descrever dois importantes indicadores, o de resultado e de tendência, já que estes são os mais importante de forma geral em uma empresa.

  • Indicador de Tendêndia

    São também conhecidos como “drivers”, estes conseguem apontar o desempenho da empresas, sendo específicos em cada área. Conseguem mensurar o sucesso ou não de cada setor de acordo com as medidas que estão sendo implementadas.

  • Indicadores de Resultado

    Conhecidos como “out comes”, são os indicadores finais, que medem os resultados que já foram alcançados com as ações já implementadas.

Características e Relevância Balanced Scorecard

Os indicadores podem ser classificados de duas maneiras, indicadores quantitativos e qualitativos. O primeiro são demonstrados a partir de números e porcentagens, estes são aplicados após um período em que as ações, definidas em plano de metas anteriormente, foram colocadas em ação. Já os indicadores qualitativos demonstram atributos e conceitos sobre ambiente interno e externo ligados a empresa.

Os objetivos da implementação dos indicadores é conseguir acompanhar o desenvolvimento das ações e seu efetivo resultado dentro da empresa em questão, desta maneira podemos destacar as principais características da implementação dos indicadores. Elas permitem uma efetiva comunicação da estratégica que está em andamento, se está sendo implementada de maneira correta, permite expor números confiáveis de resultado, já que as medições são feitas de modo repetitivo para demonstrar seus resultados. Constatam se as metas de curto prazo levarão as metas de longo prazo. Outro ponto importante ligado aos indicadores do BSC é a análise de custo e benefício de sua implementação, já que o custo de manter o indicador é elevado, dado a necessidade de suas repetições, então é básico analisar se a manutenção efetiva de análise dos indicadores não serão superiores aos ganhos da empresa.

Os indicadores do BSC são básicos e de fundamental importância para o administrador entender e possuir ciência para qual direção a empresa está indo, se seus resultados estão alcançando as metas e planos definidos. Sendo esta uma importante ferramenta que o gestor têm em mãos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Empresas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *