Economia – Demanda

Em economia, demanda se trata da procura por um determinado produto ou serviço. Esta procura é medida de maneira a retratar, da maneira mais fiel possível, o que o público deseja obter, e então fornecer este produto ou serviço para aqueles que o procuram.

De uma maneira bem simples, é fácil compreender que, quanto maior a procura, maior tende a ser a demanda. E quanto maior a demanda, mais barato um produto costuma custar.

Procura

Por ter diversos fornecedores do mesmo produto ou serviço sendo oferecido, a procura apesar de continuar grande, pode causar uma redução nos preços. Quando a procura, no entanto, é menor que a demanda, isso causa problemas para o produto e a economia, já que o que é oferecido não representa interesse para os consumidores.

O mercado econômico atual é vítima da lei da demanda a cada dia mais – afinal, novas mercadorias, principalmente no mercado tecnológico, surgem diariamente, tornando as mercadorias disponíveis no mercado obsoletas em questão de dias – é como com o lançamento de um novo iPhone, por exemplo, a sua versão antiga sempre cai de valor: uma questão de procura e oferta, de demanda e prestação de serviço.

Oferta

Algumas empresas tendem a tentar tornar mais exclusivos os seus produtos, visando que jamais haja esta crise de mais oferta do que procura com o que produzem – materiais de alta costura são, muitas vezes, o caso, assim como carros importados de certas fábricas, que produzem uma série limitada: se produzidos em massa, para toda a demanda, teriam um preço que, apesar de alto, poderia ser razoável para seu grupo de consumo alvo. Por serem limitados e ter uma demanda muito maior do que a sua quantidade disponível, eles se tornam mais valorizados, e portanto, mais caros.

A demanda pode ser também, uma aliada em tempos de crise, como já foi no Brasil, durante a crise econômica de 2009: apesar de ter sido um método muito criticado e que poderia ter dado errado, o então presidente Luís Inácio “Lula” da Silva estimulou o consumo dentro do país, seja a crediário, cartão de crédito ou mesmo à vista.

Mercado

Com isso, ele fez com que a demanda por produtos – principalmente os nacionais – não caísse. Quando a demanda se mantém, as fábricas têm de continuar produzindo, e as lojas, vendendo, fazendo com que a economia acabe por ser movimentada mesmo em uma época de crise econômica.

Apesar de parecer uma tática simples, algo assim é arriscado mas, naquela época, a demanda por produtos tornou-se uma aliada da economia nacional.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *