Diferentes Setores da Economia? Do Primário ao Quinário

A economia de um país pode ser dividida em vários setores para definir a proporção da população envolvida no setor da atividade. Essa classificação é vista como um processo contínuo da distância a partir do ambiente natural. A continuidade começa com o setor primário, que se preocupa com a utilização de matérias-primas da terra, como a agricultura e a mineração. A partir daí, a distância entre as matérias-primas da terra aumenta em níveis consideráveis.

Com Funciona Setor Primário da Economia?

O setor primário da economia traz extratos ou produtos de colheitas da terra. Inclui a produção de matérias-primas e alimentos básicos. Em países desenvolvidos e em desenvolvimento há proporção decrescente de trabalhadores envolvidos no setor primário. Cerca de três por cento da força de trabalho dos Estados Unidos atuam com atividade do gênero, enquanto faixa além dos dois terços se equivale aos trabalhadores do setor primário, em meados do século XIX.

O setor primário da economia faz uso direto de recursos naturais. Isso é contrastado com o setor secundário, a produção de bens manufaturados e de outros processados, e o setor terciário, de serviços de produção. Em geral são importantes em países menos desenvolvidos e possuem menor nível a se considerar nos países industrializados que por estarem na frente à economia moderna destruíram grande parte do terreno ou estão urbanizados ao extremo para ampliar as culturas agrônomas.

Agricultura: Setor Primário da Economia

Em países desenvolvidos, a indústria primária se torna avançada de forma tecnológica, por exemplo, à mecanização da agricultura em oposição à mão direita e o plantio. Nas economias desenvolvidas o capital adicional é investido em meios primários de produção. Como nos Estados Unidos, por exemplo, no cinturão do milho, colheitadeiras escolhem o milho e sistemas de pulverização a distribuir grandes quantidades de inseticidas, herbicidas e fungicidas, produzindo um rendimento elevado além do possível ao usar técnicas menos intensivas em capital.

Esses avanços tecnológicos e investimentos permitem ao setor primário exigir menos força de trabalho e, desta forma, países pioneiros do capitalismo tendem a ter uma porcentagem menor da força de trabalho envolvida em atividades primárias, em vez de ter um percentual maior envolvido nos setores secundário e terciário.

Os países desenvolvidos estão autorizados a manter e desenvolver suas principais indústrias devido ao excesso de riqueza. Por exemplo, a União Europeia os subsídios agrícolas fornecem apoio às taxas de inflação voláteis e os preços dos produtos agrícolas. Isso permite que os países desenvolvidos sejam capazes de exportar as produções a preços baixos e por consequência ganhar vantagem na competição de mercado.

Isso os torna competitivos contra aqueles dos países pobres ou subdesenvolvidos que mantêm políticas de livre mercado e de tarifas baixas ou inexistentes para combater os reveses econômicos. Tais diferenças também acontecem devido à produção eficiente nas economias desenvolvidas, dada às máquinas agrícolas, melhor informação disponível para os agricultores e escala por vezes maior.

Como Funciona o Sector Secundário da Economia?

O setor secundário da economia fabrica produtos acabados. Fabricação, processamento e construção estão dentro da área. Atividades relacionadas incluem metais e fundição, a produção de automóveis, têxtil, indústrias de engenharia, manufatura aeroespacial, concessionárias de energia, engenharia, fábricas de cerveja e engarrafadores, construção, naval e química.

O setor secundário da economia ou “industrial” inclui os setores econômicos que geram um produto acabado e tangível: A produção e construção. Em geral a área leva à saída do setor primário e fabrica produtos acabados. As produções são exportadas ou vendidas para consumidores domésticos e aos locais adequados para uso por outras empresas. Esse setor é dividido em: Indústria “leve” ou “pesada”. Parte dos empreendimentos consome grande quantidade de energia e necessita de fábricas e máquinas para converter matérias-primas em bens e produtos. Também produzem resíduos e calor que causam problemas ambientais ou poluição.

Como Funciona o Setor Terciário da Economia?

O setor presta serviços para a população em geral e às empresas. Atividades que se relacionam incluem as vendas de varejo e atacado, transporte e distribuição, entretenimento, restaurantes, serviços de escritório, comunicação social, turismo, seguros, serviços bancários, de saúde ou direito. Na maioria dos países desenvolvidos e em desenvolvimento há proporção crescente de trabalhadores dedicados às áreas. Nos Estados Unidos, por exemplo, números além do que oitenta por cento da força de trabalho corresponde aos trabalhadores terciários.

O setor de serviços é composto por peças “soft” da economia, ou seja, atividades em que pessoas oferecem seus conhecimentos e tempo para melhorar a produtividade, o desempenho, potencial e sustentabilidade, o que é denominado como “trabalho afetivo”. A característica básica do setor está na produção de serviços em vez de produtos finais. Serviços (também conhecido como “bens intangíveis”) incluem a atenção, aconselhamento, acesso, experiência e discussão. A produção de informação também é em geral considerada como um serviço, mas alguns economistas agora atribuem ao quarto setor, ou quaternário.

O setor terciário da indústria envolve a prestação de serviços a outras empresas, bem como os consumidores finais. Os serviços podem englobar o transporte, distribuição e venda de mercadorias desde o produtor até o consumidor, como pode acontecer no comércio grossista e retalhista, ou envolver a prestação de um serviço, como no controle de pragas ou de entretenimento. Os produtos são transformados no processo de prestação do serviço, como acontece no restaurante indústria, por exemplo.

Como Funciona o Setor Quaternário da Economia?

Consiste em atividades intelectuais. Serviços relacionados incluem o governo, cultura, bibliotecas, pesquisa científica, educação e tecnologia da informação. Não se pode ignorar o fato de que sociedade privada e o poder público são responsáveis por investirem na área no sentido de desenvolver a sociedade de forma social.

Como Funciona o Setor Quinário da Economia?

Alguns consideram que haja um ramo do setor quaternário chamado quinário, que inclui os altos níveis de decisão em sociedade ou economia. Este setor deve incluir os principais executivos ou funcionários em áreas como governo, a ciência, as universidades, sem fins lucrativos, saúde, cultura e mídia. Máquina pública se relaciona com a área na medida dos representantes das decisões macroeconômicas que afetam a sociedade de forma geral.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *