Cresce Rendimento Médio de Trabalhadores

De acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) feita pela Fundação Sistema Estadual de Análises de Dados (SEADE) e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), o rendimento médio dos assalariados no mês de outubro registrou um aumento da ordem de 1,4% na comparação com o mês anterior e isto aconteceu nas 7 regiões onde a pesquisa é feita.

Outras Comparações

Cresce Rendimento Médio de Trabalhadores

Cresce Rendimento Médio de Trabalhadores

No espaço de um ano, de outubro do ano passado a outubro deste ano o rendimento cresceu 9,1% para pessoas ocupadas e de 6,3% para assalariados. Ocupadas são todas as pessoas que estão trabalhando seja por conta própria ou contratados. Já os assalariados são os que trabalham para alguma empresa ou para alguém sem ou com carteira assinada desde que tenha rendimento garantido pelo empregador.

Locais da Pesquisa

Empregos

Empregos

A Pesquisa de Emprego e Desemprego é realizada em São Paulo, em Porto Alegre, no Distrito Federal, em Belo Horizonte, em Salvador, em Recife e em Fortaleza e de acordo com o coordenador da PED pelo SEAD, Alexandre Loloian embora a ocupação venha tendo um crescimento consecutivo, esta é a primeira vez que esse crescimento da massa salarial acontece em todas as regiões da pesquisa.

Em São Paulo na região metropolitana a elevação do rendimento para os ocupados foi de 4,1% enquanto que para os assalariados foi de 3,5%, já a massa de rendimentos ficou em 6,2% para assalariados e em 5,6% para os ocupados. No período que vai de outubro do ano passado até outubro deste ano a elevação no que se refere ao rendimento dos ocupados atingiu 13% enquanto que dos assalariados chegou a 9,7%. Nesse mesmo período a massa de rendimento dos ocupados teve um crescimento de 17,7% tendo ficado em 15,2% a dos assalariados.

Poder de Compra Ainda não foi Recuperado

Desempregos

Desempregos

A pesar de estes serem fatos altamente positivos a verdade é que o rendimento ainda não conseguiu recuperar os níveis do poder de compra que se tinha na década de 80, mas mesmo assim esses são aumentos que mostram o quanto está havendo melhorias no mercado de trabalho.

De acordo com Loloian se passou sete anos trabalhando para reduzir o desemprego e melhorando a qualidade deste, entretanto a melhoria no rendimento não acontecia. Hoje cresce rendimento médio de trabalhadores e isso se deve de modo geral a política econômica e social que melhorou a qualidade de vida e também a distribuição de renda.

Queda no Desemprego

De modo geral a pesquisa apurou que o numero de desempregados foi bastante reduzido neste mês de novembro. Considerando números das sete regiões pesquisadas o total de desempregados foi estimado em 2,35 milhões de pessoas, 45 mil a menos do que em mês anterior.

Cresce Rendimento Médio de Trabalhadores – Empregos e Desempregos
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *