Como Saber Se é Hora de Mudar de Emprego?

A maioria dos funcionários se pergunta se eles devem fazer mudanças na carreira ou continuar a trabalhar para a mesma empresa. Definitivamente não é incomum que as pessoas decidam que é hora de mudar de emprego, e de fato, elas mudam de trabalho com alguma frequência durante suas vidas, ou até mesmo chegam a ter várias carreiras diferentes durante seus anos de profissão.

A questão de saber se é hora de mudar de emprego ainda é um assunto complicado, e deve exigir a consideração de vários fatores.

Porque as Pessoas Mudam de Emprego

Muitas pessoas tomam esta decisão, porque elas estão infelizes em seu trabalho atual. Antes de decidir se é hora de mudar de emprego, o profissional deve considerar a fonte desta infelicidade, e se é possível que ele a tenha transferido para seu local de trabalho.

Talvez ele não esteja sendo compensado o suficiente, e isso possa ser alterado por meio de um salário maior através de uma negociação com o chefe. O profissional pode estar infeliz em casa, e estar transferindo esse sentimento para o trabalho.

Realmente analisando esses aspectos, e talvez listando os pontos positivos e negativos em seu trabalho atual, possa fazer a pessoa pensar melhor antes decisão final de mudar de emprego.

Razões Mais Comuns Para as Pessoas Mudarem de Emprego

A Seguir, Algumas Razões mais Comuns que podem Indicar que é Hora de Mudar de Emprego:

  • A pessoa pode não estar sendo paga o suficiente pela sua experiência ou dedicação ao trabalho, e a empresa não mostra nenhum sinal de dar-lhe uma melhor remuneração.
  • O profissional pode não se enturmar socialmente com seus colegas de trabalho, ou ter gerentes ou administradores que não conseguem de forma construtiva fazer críticas ao trabalho dos subordinados, resultando em uma grande quantidade de estresse ou infelicidade da parte dele.
  • Outra razão para que a pessoa possa querer mudar de emprego é quando as demissões na empresa onde trabalha forem iminentes. Se a organização empresarial planeja demitir uma enorme quantidade de trabalhadores, pode ser do interesse do profissional não esperar para que isso ocorra, e passar para uma empresa ou carreira melhor quanto mais cedo possível. A maioria das pessoas que passou por grandes demissões nas empresas citam a dificuldade em encontrar um trabalho quando estão fora do mercado, e sentem que é muito melhor ter outro emprego enquanto ainda estão empregadas. De outro modo, se a pessoa sentir que ela pode ser demitida em um futuro muito próximo, mudar de emprego agora pode impedir que ela tenha que dizer que você foi demitida em seu currículo.
  • O problema com a mudança de emprego, como a maioria das pessoas pode dizer é que em tempos econômicos inseguros, as demissões nas empresas são bem comuns. Se o profissional entrar em um novo trabalho, ele tende a perder aspectos positivos como antiguidade na empresa. Isso pode afetar o modo como a pessoa ver sua saída da empresa, pois iniciar um novo trabalho é para a maioria das pessoas muito estressante. Elas têm que pesar os riscos versus os benefícios quando você que é hora de mudar de emprego, e podem ter receio de perderem coisas como a aquisição de bônus ou lucros participativos, além de outros benefícios.
  • Outro aspecto que deve ser avaliado com muito cuidado é se os problemas gerados no ambiente de trabalho não são gerados pelo próprio profissional. Se a pessoa for rotineiramente desrespeitosa com os colegas ou chefias, se costuma chegar atrasada ou faltar ao trabalho com frequência, ou se ela tiver um histórico profissional que demonstre ela ser incapaz de conviver com outros funcionários ou gerente então mudar de emprego pode não resolver o problema. O profissional deve uma boa olhada na sua ficha de trabalho para decidir se deve, possivelmente, mudar a maneira de trabalhar, em vez do lugar em que trabalha.
  • Alguns especialistas em gestão de carreiras dizem que o profissional deve sempre estar à procura de seu próximo trabalho, já que muitas pessoas avançam em seu campo de atuação, e elas são sempre disputadas por diferentes empregadores. Além disso, muitos afirmam que a pessoa deve sempre considerar na hora de mudar de emprego se possibilidades novas e excitantes que podem surgir com o novo trabalho. Este é um bom conselho e não faz mal estar trabalhando, e começar a procurar o próximo grande emprego. Não custa nada ver o que esta acontecendo fora da empresa no campo profissional da pessoa, e ter o nome conhecido por outros empregadores que podem estar interessados na pessoa, agora ou no futuro.
  • Quando o profissional não é mais valorizado. Nesse caso, a pessoa pode ficar frustrada, pois trabalho duro e passa despercebida pela chefia. Quando o funcionário não está recebendo o reconhecimento que merece, financeiramente ou de outra forma, é hora de reavaliar se deve continuar na mesma empresa, ou procurar um novo trabalho.
  • Ser preterido para uma promoção pode sinalizar que o profissional não é uma prioridade na empresa onde trabalha. Especialistas dizem que se gestor tem não tem dado feedback claro sobre as tarefas que o profissional desempenha dentro da empresa, e promove um colega de trabalho ao invés dele, então ele sabe que não está sendo valorizado. Quando nenhuma explicação é fornecida pela chefia e, outros funcionários estão sendo promovidos, então esse é o momento certo de mudar de trabalho.
  • Quando a chefia nega um aumento de salário. Ser negado um aumento de remuneração por mérito do profissional, também pode ser devido às circunstâncias que a empresa venha atravessando naquele momento. Se a organização empresarial não estiver lucrando ou tem demostrado recentemente prejuízos, eles podem não ser capazes de aumentar o salário por causa disso. No entanto, se o profissional tiver certeza do sucesso econômico da empresa, então a negação do aumento tem a ver com o trabalho que o profissional vem desenvolvendo dentro da instituição.

Considerações Finais

Os especialistas em gestão de carreiras advertem aos trabalhadores que eles estejam atentos aos sinais de que a empresa onde trabalham esteja sofrendo cortes constantes de pessoal. A mudança de cultura ou de prioridades dentro de uma instituição empresarial pode ser um sinal de alerta para uma mudança de trabalho.

Da mesma forma, uma grande mudança na gestão, principalmente em uma equipe inteira, pode prenunciar demissões. Desse modo, o profissional deverá procurar outro trabalho e começar uma nova etapa profissional.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *