Capital de Risco: Características Gerais

Em termos práticos qualquer forma de investimentos traz determinados tipos de riscos, inclusive a poupança, ao levar em conta que o banco pode falir e resgatar o dinheiro trará certa dor de cabeça aos investidores. O termo “capital de risco” de acordo com as regras tradicionais de economia consiste no ato de investir em determinada empresa que está com preço baixo e possui possibilidade de valorizar e gerar retorno. O ato arriscado em si se encontra na chance de não existir valorização do empreendimento e por consequência os investidores não receberem o lucro esperado, tendo às vezes que arcar com prejuízos dos movimentos acionários.

Objetivos: Capital de Risco

O principal objetivo em arriscar se encontra na possibilidade de lucrar acima da média dos outros investimentos tradicionais. Existem investidores que enriquecem da noite para o dia porque apostaram em empresas que tinham valores pequenos e receberam ascensão por motivos secundários, como o ato de vencer licitação pública e servir serviços ou bens ao Estado, por exemplo.

De fato, grande parte dos investidores compram pequenas frações que estão sendo negociadas e de modo geral têm participações do tipo minoritário.  Com posterior saída das operações as ações podem valorizar ou desvalorizar, conforme as movimentações de outros compradores ou vendedores.

Exemplo: Capital de Risco

Um exemplo interessante está nos anos oitenta do século XX, quando diversas empresas de tecnologia relacionada com PC (Computadores Pessoais) e internet emergiram no mercado em busca de investidores no sentido de arrecadar maiores valores financeiros e investir no desenvolvimento tecnológico.

Quem investiu na Microsoft no final dos anos oitenta observou valorização intensa nos anos noventa por causa da resposta de mercado imediata não apenas em termos de vendas no comércio como também de papéis na Bolsa de Valores. A concorrência pode representa um empecilho futuro e quem vendeu os títulos antes da empresa entrar em franco revés financeiro conseguiu garantir o lucro de frações compradas nos anos de 1980.

Investimentos Arriscados         

Em termos de aposta a grande parte dos investidores possuem riscos quase idênticos no sentido de esperar que o empreendimento tenha valorização. Em grande parte de o mundo obter conhecimento antecipado de movimentos mercadológicos consiste em crime federal. Porém, quem acompanha de perto os noticiários consegue obter a vantagem justa e por consequência melhorar o poder na tomada de decisões para vender ou comprar o papel na hora certa.

Sociedades de Capital de Risco

As modalidades do tipo de investimento estão em alta ao redor do mundo, afinal, investidores estão sempre em busca na compra de papeis que valorizam o dinheiro investido. Quem busca entrar no jogo pode procurar Sociedades do gênero que são especialistas em desenvolver modelos do gênero. Interessante notar que além de fazer parte dos valores de contribuição em termos de capital, também existe a vantagem às vezes de não ter que pagar preço adicional para receber conselhos ou mesmo obter a gestão.

 Início do Empreendimento

O tipo de financiamento se associa de forma direta com empreendimentos que estão começando a trabalhar no mercado de abrem o capital para receber investidas e prosseguir. Não se pode ignorar o fato de que também pode existir a possibilidade de abrir o capital porque o empreendimento está sendo expandido, ou mesmo com modificações na administração interna. Nesse sentido, qualquer projeto do gênero traz os riscos e quem investe precisa investigar ao máximo para saber se vale ou não investir para colher frutos no futuro.

Estratégias para Reduzir o Risco       

Grandes multinacionais ou investidores possuem a tendência de ter setor específico no sentido de observar quais os riscos e por consequência melhorar o poder na tomada das decisões. Em termos de oferta existem os investidores privados ou públicos que de forma constante buscam chances para aumentar o nível de renda. O maior risco em investir no setor está em deixar de lado a estratégia, ou seja, investir apenas por instinto, sem fazer nenhum tipo de estudo ou consultoria sobre os níveis arriscados no setor.

Um dos aspectos importantes em termos de estratégias para reduzir o risco na ótica de dispersão em termos de investimento. Ou seja, até que ponto o dinheiro investido pode trazer renda ou não de acordo com análises fundamentais que podem trazer inclusive a resposta da quantidade de investidas em determinado setor.

A idade da empresa a ser investida também representa fator que pode ser favorável ou não, o que varia com o nível de competição no mercado, em quantos empreendimentos do gênero existe no mundo comercial e se a concorrência está válida. Outro ponto que não pode ser ignorado se encontra na capacidade técnica não apenas em maquinário como também na capacidade do corpo de profissionais.

No momento de aplicar o capital existem grupos de empresários que usam procedimentos de acordo com a lei no sentido de se proteger. Por exemplo, caso a empresa investida aceite existe a possibilidade de fazer um contrato no qual existem possibilidades para sair, uma garantia para não se amarrar de forma vitalícia ao empreendimento e por consequência arcar com prejuízos nos casos em que as empresas estão em constante revés financeiro.

Mundo Global: Capital de Risco

A modalidade de capital de risco tem origem nos Estados Unidos que na atualidade representa o centro do capitalismo moderno nos dias atuais. Por esse motivo que os empreendimentos norte-americanos junto com o mercado se encontram no topo de lista entre recebedores de renda dos investidores que investem com determinada certeza de crescimento.

Os títulos norte-americanos representa tipo de investimento que tem risco em nível zero. Essa representa evidência que serve para demonstrar a força econômica norte-americana também em outros setores, como o empreendedorismo, por exemplo. Nesse sentido as empresas que estão começando a abrir capital costumam receber investidas não apenas do público estadunidense como também de investidores de outras nações.

Com a americanização dominando o mundo em termos de economia e cultura a atividade de capital de risco aumenta em outras nações tanto entre os investidores que busca oportunidades de lucro como também de empresas que estão dispostas a receber as investidas e aumentarem o poder de atuação em nível mercadológico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *