A Situação Real da Economia Portuguesa

Já imaginou se o Brasil tivesse sido colonizado por outro país europeu? Poderíamos estar vivendo uma realidade totalmente diferente, talvez seria algo melhor ou não, mas de qualquer forma não falaríamos o português e nem teríamos muito do que comentar sobre Portugal como falamos atualmente.

Brasileiros que sabem mais sobre a história de nossa colonização não são muito favoráveis em como o fomos tratados no período da colonização, criando um certo rancor de tudo que nosso país passou para chegar em como é nos dias atuais, levando anos para conseguir uma independência, além de nos deixar sem muitas das matérias-primas e com quase toda a raça indígena extinta.

Mas o lado contrário também acontece, portugueses se consideram superiores a nós devido esse processo todo de colonização, mas o fato é depois de toda a história que estudamos na escola, como está Portugal nos dias atuais, em termos econômicos e populacionais?

Economia

Antes de falar sobre Portugal diretamente, vale lembrar sobre como funciona a economia de uma país. Claro que cada um adota um método que seja mais efetivo que o outro, mas isso varia muito com a abertura que ele possui para outros países, de como ele é desenvolvido e principalmente de sua política vigente.

A economia tenta estudar maneiras mais fixas de como bens e serviços são distribuídos pelo mundo a fora e como sabemos eles são distribuídos de maneira horrível pelo mundo e principalmente dentro de um país, onde muitos tem pouco e poucos tem muito.

É dividida em micro e macro, analisando a maneira de como o indivíduo pensa e depois de forma que ele atinge a sociedade em que vive, impactando diretamente na vida de muitos. Além claro de relacionar com órgãos maiores como o governo, grandes estatais e multinacionais que movem o país economicamente.

Portugal

Atualmente é uma república, considerado um país soberano e unitário. Como já sabemos fala português como nós, mas com sotaques e algumas outras variações. Está localizado no sudoeste da Europa, na Península Ibérica e algumas ilhas do Atlântico Norte. É um país com cerca de noventa mil quilômetros quadrados.

Possui uma origem muito antiga em questões de população, fazendo fronteiras com o Oceano Atlântico no lado oeste, no leste com a Espanha e algumas ilhas que cercam o país são autónomas chamadas de Madeira e Açores.

A história de Portugal é bem antiga, começando com povos celtas, galaicos e os lusitanos que definiram bastante algumas das características. Durante o Império Romano, o território também sofreu influências latinas, depois também de povos germânicos. Outros vários povos fizeram conquistas na região, o país como conhecemos foi formado somente no século IX com a Reconquista cristã que com os condes de Portugal fizeram surgir me 1139 o Reino de Portugal, mas conseguindo independência somente em 1143.

Por incrível que parece, Portugal também passou por problemas assim como os nossos, com disputa de terras, tratados para selar a separação entre fronteiras e outros problemas com os seus pioneiros. Assim no século XV e XVI, a população já estava preparada para explorar outros lugares pelo mundo, sendo uma nação pioneira no descobrimento.

A posse se estendeu não só no Brasil, mas também em alguns países da África, Oceania e até mesmo Ásia por um curto prazo de tempo. Se tornou o primeiro império global com política, economia e militarismo de qualidade. Sua duração teve cerca de seiscentos anos e foram épocas douradas para o país.

Seu decaimento começou com a independência do Brasil que era sua maior colônia e também com a vinda da era industrial, Portugal ficou para trás diante de outras potências como Inglaterra.

O nome Portugal vem da segunda maior cidade do país chamada de Porto com nome de origem latino-celta. A monarquia no país se finalizou em 1911, se instalando a primeira república que na época não se saiu como esperava devido a desorganização do parlamentarismo.

Seu índice de Desenvolvimento Humano é muito elevado. Com qualidade de vida em décimo nono lugar no mundo, sendo membro da ONU e uma das nações mais pacíficas e globalizadas. Mas como fica a economia do país?

Economia De Portugal

Bandeira de Portugal

Bandeira de Portugal

Atualmente a economia de Portugal não têm se mostrado tão em destaque como em outros momentos, antigamente a vertente que mais dava certo era a agrícola, mas com a Revolução Industrial as atividades se modificaram, sendo que hoje em dia se baseia em serviços e na indústria. A pesca também diminuiu com o tempo e algumas das plantas mais produzidas diminuíram, mas ainda sim a plantação de oliveiras, vinhedo, trigos e milho ainda existem.

Com o tempo a balança comercial do país se tornou realmente deficiente com maiores números de exportação em relação a importação, sendo que apesar de exportar produtos variados ainda sim é muito dependente de outros países europeus.

O turismo do país também bem importante para a economia, como há muitas cidades litorâneas e belas cidades históricas, Portugal sustenta uma tradições em hospedar estrangeiros do mundo inteiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *