Reajuste de Aluguel

Um tema que costuma ser bastante controverso é o reajuste de aluguel, a relação entre o inquilino e o locador pode ficar bastante balançada devido as mudanças de valores que ocorrem no longo da relação. Pensando nisso vamos explanar a respeito de algumas regras importantes que regulam esse tema. Se você tem algum imóvel alugado ou então paga aluguel vai poder tirar algumas dúvidas abaixo.

Reajuste Antes do Fim do Contrato

A mudança de valor do aluguel antes do final do contrato somente é uma prática possível quando existe a concordância das duas partes. Quando não existe a anuência das duas partes o locador somente poderá solicitar que haja uma ação revisional do valor depois de três anos da relação de locação.

No entanto, quando o contrato chega ao fim o locador pode solicitar que o inquilino deixe o imóvel ou então assine um novo acordo dentro de um prazo determinado e nesse novo acordo pode estar contido o aumento do valor do aluguel além do reajuste. Em geral boa parte dos contratos de aluguel tem o valor reajustado todos os anos seguindo critérios de correção monetária.

Reajuste Anual

A regra do reajuste é que ele seja feito uma vez por ano e que aconteça em meses que sejam determinados com antecedência para que se possa fazer a correção da perda do poder de compra da moeda naquele período. Com essa regra de reajuste anual do aluguel existe somente uma alternativa para que reajuste possa ser feito antes do fim do contrato sem anuência do locatário, a chamada teoria da imprevisão.

A teoria da imprevisão trabalha com situações extraordinárias como, por exemplo, a ocorrência de uma guerra, inflação fora de controle, quebra da moeda entre outras. Os especialistas nessa área advertem que os contratos devem estar sempre equilibrados, ou seja, não favorecer nenhuma das partes em demasia. O locatário e o locador devem ter direitos observados e respeitados nesses contratos.

Negociação

É importante dizer para os locatários que existe a possibilidade de negociar o valor do aluguel em especial quando se está chegando ao fim do contrato. O locador irá indicar o valor que acredita ser o ideal, mas cabe ao locatário estimar se esse valor é ou não adequado para a sua realidade. Os inquilinos precisam adquirir a cultura de negociar, pois mesmo que seja difícil encontrar um imóvel ideal para as suas necessidades não dá também para ficar preso num aluguel muito mais elevado do que as suas possibilidades.

Contratos Curtos

Os contratos de aluguel mais curtos, que tem até um ano de duração, não precisam ter a previsão de reajustes. Se o contrato será firmado por um período curto pode ser que não haja nenhum reajuste. Ainda é possível que esse contrato determine um valor de aluguel menor nos primeiros meses e a partir de um determinado momento esse valor aumenta, mas tudo previsto em contrato.

Trata-se de um tipo de negociação bastante comum em especial nas locações de imóveis comerciais. Basicamente é importante que nesse contrato haja uma previsão de quanto haverá de desconto para o inquilino nos primeiros meses e a partir de que mês haverá o aumento do valor, ou seja, a partir de quando o valor passará a ser aquele contratado no momento em que o contrato foi assinado.

Critérios para Reajuste

Os inquilinos devem ler com muita atenção os contratos de aluguel, pois em geral nesses contratos vem especificados quais são os critérios que serão considerados para a correção monetária. Dessa forma quando chega o momento de acontecer o reajuste do aluguel se sabe qual será o índice utilizado para tal. Quando esse índice não é mais usado se pode substituí-lo pelo o que estava previsto em contrato.

Os contratos de aluguel jamais podem passar a ideia de insegurança, ou seja, não se pode escolher dois índices que sejam muito distintos em valores entre si para usar o maior. Nesses casos o locatário pode e deve questionar o locador porque está sendo usado o índice mais elevado e não o menor. Lembramos que a ideia do reajuste é somente prevenir a perda da moeda e não dar mais lucro para o locador.

Índice Para Ter Mais Previsibilidade

Em geral o índice mais usado para correção em contratos de aluguel é o IGP-M. Esse índice possibilita vislumbrar num curto prazo os movimentos que irão acelerar a inflação de maneira que o reajuste adquire um fundo mais real. É importante entender para que serve o reajuste, pense da seguinte maneira que o aluguel de R$ 100,0 que foi pago ao longo do ano que passou não irá custear a mesma quantidade de bens e serviços que custeava no início do contrato.

Os índices de reajuste servem exatamente para resolver essa questão, ou seja, garantir que o locador receba um valor que compre a mesma quantidade de bens e serviços. Existem outros índices que podem ser usados para a correção do reajuste do aluguel como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Contudo, em comparação com o IGP-M esses índices se mostram um tanto quanto defasados. Isso porque o IGP-M é composto de três índices: 60% dele vem o IPA (Índice dos Preços do Atacado); 30% vem do IPC (Índice de Preços do Consumidor) e por fim 10% do INCC (Índice Nacional da Construção Civil). Exatamente por isso o IGP-M é o mais usado.

Redução do Aluguel

Quando acontece uma deflação no índice usado para reajuste não significa que haverá uma redução no preço do aluguel. Não existe uma relação direta pelo fato de que os preços não são indexados. Se o índice apresentar deflação no período o que acontece é que o aluguel permanece igual, ou seja, nem sobe e nem desce.

Um mecanismo que tem muita lógica, pois se não ocorreu a perda de valorização da moeda não é necessário que seja dada uma resposta com mudança no valor do aluguel. Agora que você entende um pouco mais a respeito das regras de reajuste de aluguel terá mais ferramentas para negociar.

Muitas pessoas não possuem casa própria e por esse motivo precisam morar em casas alugadas e pagam todo mês um aluguel para o proprietário da casa. Esse aluguel possui um valor que é acordado pelo proprietário e o inquilino esse valor é pago sem aumentos durante todo o tempo de contrato que geralmente é de um ano. Toda vez que esse contrato vence é feito um novo acordo e um novo contrato juntamente com um aumento desse aluguel que é chamado de Reajuste. É preciso ser um bom Empreendedor Individual para tentar buscar um certo Equilíbrio Econômico e se adaptar a essas mudanças.

Reajuste de Aluguel

Reajuste de Aluguel

O reajuste de aluguel sempre segue uma taxa que é chamada de IGP-M que significa “índice geral de preços do mercado” e que é a mais utilizada para o reajuste.  Esse valor que é reajustado não é muito dinheiro, pois na verdade quase não dá diferença. Pode acontecer do proprietário não aumentar o aluguel, mas isso é bem difícil de acontecer. Algumas pessoas que possuem casas alugadas e conseguem encontrar um bom inquilino preferem não reajustar o aluguel para não perder aquela pessoa que é tão certa com o pagamento e que também cuida da casa como se fosse sua. Investir Dinheiro em Imóveis tem sido a opção que muitos estão escolhendo e isso acaba sendo bom para as Gigantes da Construção Civil.

Índice

Índice

Hoje em dia, é bem difícil encontrar proprietários de casas ou apartamentos que aluguem seu imóvel fora de uma imobiliária, mas não é impossível. Geralmente eles preferem que o imóvel fique em uma imobiliária de confiança que cuide de tudo e com isso eles não precisam se preocupar com nada. As imobiliárias fazem tudo com muita agilidade. Isso facilita muito para o proprietário que recebe o dinheiro sem ter trabalho algum. O reajuste de aluguel é feito com a autorização do proprietário. O proprietário paga para a imobiliária no primeiro mês de aluguel o valor de cinquenta por cento do aluguel e os próximos meses são pagos dez por cento.

Cálculo

Cálculo

São muitas as imobiliárias nas cidades de todo o mundo e com isso a locação de casas, apartamentos e até mesmo pontos comerciais é bem fácil. Como o Impacto da Crise no Emprego foi grande, só agora o mercado está se adaptando novamente e voltando às vendas, crescendo devagar e melhorando a Economia do país. O reajuste de aluguel muitas vezes faz com que o inquilino saia da casa e procure outra que cobre menos cédulas de dinheiro. Mas na verdade isso é uma ilusão, pois todas as casas alugadas quando vencer o contrata terá um reajuste.

Neste ano de 2009, os moradores que terão o reajuste não vão precisar pagar mais pelo aluguel, pois o valor do IGP-M caiu e com isso muitos inquilinos vão ficar bem contentes. Morar de aluguel é muito comum hoje em dia, pois por mais facilidades que as pessoas encontram para financiar uma casa própria pagar um aluguel ainda é mais fácil. Não se preocupe com o reajuste de aluguel, pois se a imobiliária tiver seguindo as normas e a taxa de IGP-M o valor vai ser reajustado de acordo com as normas. Sempre preste atenção no contrato se o reajuste estará baseado no IGP-M e fique tranquilo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Moro numa casa e pago 431,00 , vence em fevereiro 2011. De quanto será meu índice de aumento.?
    Grato

    Wanderley Olegario 12 de fevereiro de 2011 10:08
  • pago 270,00 de aluguel, gostaria d saber qto é o reajuste…
    ou como calculo
    obrigada

    Cleo Moura 15 de fevereiro de 2011 14:38
  • Olá Amigo ( a) Moro de aluguel naregião central de sp estou pagando R$ 500,00 de aluguel
    qual seria o valor reajustado pelo igpm atual ? 2010;

    Valeu…

    ricardo 16 de fevereiro de 2011 17:42
  • peço-vos me informar qual a percentagem de reajuste de aluguel para um contrato que vence hoje 18/02/2011?agradecida vanda

    VANDA 18 de fevereiro de 2011 15:57
  • pago RS 400,00 vence em abril, qual seria o reajuste?
    grata aline

    aline 22 de fevereiro de 2011 12:31
  • pago 400 reais de alugueu vence em abriu de 2011 qnto sera o reajuste?

    aline 22 de fevereiro de 2011 12:33
  • pago 400 reais de aluguel vence em abriu de 2011 qual sera o reajuste,
    quanto terei que pagar?
    obrigada

    karina 22 de fevereiro de 2011 12:43
  • Tenho um imovel alugadom por 280,00 por 6 meses, o contrato vence em março, qual será o indece de reajuste?

    Lázaro 23 de março de 2011 14:29
  • pagava 550,00 reais de aluguel em 2009,em agosto de 2010 passou para 600,00 reais , mais a partir do mês de marco de 2011 passa para 650,00 reais ,pode aumentar o aluguel 2 vezes no mesmo ano,o reajuste esta sendo correto.

    vera 24 de março de 2011 10:09
  • pago 3080,00 de aluguel, venc. em abril, quanto devo pagar?

    enoque ferreira gomes 28 de março de 2011 12:36
  • Moro em uma casa em Belém-Pa e pago atualmente R$ 300,00 o propietário quer fazer um reajuste p/ 2011 para R$ 350,00,. Gostaria de saber se o reajuste está correto póis o contrato é de um ano.

    JANILDO COSTA 31 de março de 2011 23:50
  • gostaria de saber se pode reajustar o aluguel 2 vezes por ano e qual o percentual?

    josé maria viana dos santos 2 de abril de 2011 20:22
  • o dono da casa dise que vai aumentar meu alugue 2 vezes este ano pode isto?

    josé maria viana dos santos 2 de abril de 2011 20:25
  • pago 400,00 reais de aluguel a proprietaria quer subrir o aluguel no mes 07/05/11 qual e o valor que ela pode aumentar. obrigado.

    elaine 3 de abril de 2011 14:07
  • Boa tarde
    Eu moro em uma casa pago 350.00 e o proprietario vai aumentar o alugueu gostaria de saber quanto
    sera o valor certo que devo pagar pelo reajuste de 2011

    jisionete 3 de abril de 2011 16:59
  • Tem casa de aluguel, só q o preço esta muito defazado ($250,00 – 3 comodos+garagem), será q posso aumentar mais q o IGP-M?

    Elisabete Molina 3 de maio de 2011 18:17
  • Olá, moro em uma casa alugada, há dois meses o aluguel foi reajustado agora a proprietária quer um novo reajuste e quer cobrar o retroativo, caso não aceitemos temos que deixar a casa dentro de 30 dias e pagar esse novo valor, isso é legal? O que posso fazer?

    Bianca 11 de maio de 2011 12:11
  • tenho um aluguel que está a 300,00 e vence o contrato agora no mes de junho de 2011
    Gostaria de saber se há algum reajuste e se houver qual é a porcentagem de aumento?

    carlos 16 de maio de 2011 21:17
  • pagava uma aluguel de 480 que passou para 550 está certo? quanto será o proximo aumento?responda por favor no meu hotmail. o contrato vence 22 de junho.obrigada

    marlene menezes 29 de maio de 2011 22:41
  • meu contrato e de abril de 2004 o valor do meu alugel e de r$408.77 foi para r$433,50 esta´correto esse valo todo? não consigo fazer essa conta!

    miriam 19 de junho de 2011 19:21
  • Bom dia, aluguei meu apartamento em março de 2005 por 6 meses por R$ 650,00, e eu pagava cond, iptu e aluguel de uma garagem .Em setembro, deixei de pagar a garagem e o aluguel passou a ser anual. De qto deverá ser o valor do aluguel em setembro de 2011?
    Obrigada, Tatiana.

    Tatiana 18 de julho de 2011 10:41
  • pago 900,00 de aluguel meu contrato vence em setembro quero saber quanto vou pagar com reajuste, vou renovar por mais 2 anos.

    rogerio 11 de agosto de 2011 13:00
  • meu aluguel vence em outubro de 2011 vai ser reajustado ,pago 270,00 reais qto vou pagar ?

    Deuse 13 de setembro de 2011 7:42
  • Qual o indice de aumento em um contrato anul de correção para outubro de 2011.

    sds

    Márcio gualberto

    Marcio Gualberto 16 de setembro de 2011 19:10
  • ola moro de aluguel a dois anos, e em junho deste ano o proprietario de cobrou um reajuste, 540 com um reajuste de 11% ficou no valor 596, so que le sempre me cobrou 600 rais, agora meu contrato venceu julho ele refez o contrato e ta cobrando mais um reajuste, ta certo ele pode fazer isto reajustar duas vez no ano? tem alguma lei pra isto? posso me basear em n ão pagar ese reajuste em qual lei? agradeço o espaço cedido elias

    elias 28 de setembro de 2011 23:37
  • gostaria de saber pra quanto foi o reajuste do aluguel comercial nesse momento

    alcemir b lisboa 2 de novembro de 2011 11:08
  • meu contrato de aluguel venceu dia 6/11/2011 eu pago 450.00 ele quer renovar o contrado com novo valor de 600.00 reais..eu acho esse valor abusivo…vc podem me dar uma dica.obrigado

    junior 14 de novembro de 2011 17:10
  • Eu pago R$ 200 de aluquel com o reajuste pra qdo fica porque em Janeiro a dona vai fazer o reajuste

    Tamires Marçal 16 de novembro de 2011 12:30
  • gostaria de saber qual o indice aplicavel para reajuste de aluguel comercial que finda em dezembro/2011, o valor atual é R$ 1.560,00. QUANTO SERÁ EM JANEIRO/2012

    silvaneide gomes calheiros 7 de dezembro de 2011 7:39
  • eu pago 400 reais de aluguel, e o contrato e do mes de outubro, quanto sera o aumento do meu aluguel, sendo q o proprietario não vaz nada pra melhorar o ap,O ap esta xeio de coteiras, ele so quer aumentar e esqueçe de arrumar,
    GRATA, LIS

    elis linsse melo 3 de janeiro de 2012 13:37
  • Boa noite moro de alugeul desde 05/01/2011 o propietario falou em reajuste de quanto seria hoje pago
    200,00 para quanto ficaria este valor obrigado boa noite.

    lucelia maria da silva 15 de janeiro de 2012 21:55
  • moro há 2 anos de aluguel e pago R$500,00 qual será o reajuste do meu aluguel?

    Flávia 16 de janeiro de 2012 13:14
  • sou locatario de um imovel venceu dia 19 de janeiro de 2012,no valor de 168,00 qual seria o valor correto a cobrar conforme o ipmg atual,para 12 meses de contrato ou de 6 meses de contrato.Obrigado!Boa tarde!Aguardo…

    antonio 20 de janeiro de 2012 15:08
  • sou locatorio de um imovel venceu dia 01 de feverreiro de 2012 o valor e de 600,00 qual sera o valor correto a cobrar 12 meses de contrato .

    wmarley de moraes silva 30 de janeiro de 2012 10:28
  • Gostaria de saber, tenho um contrato de aluguel que vence 26/02/2012 pago 430,00 gostaria de saber para quanto ele pode subir de acordo com o igpm.
    Obrigado.

    plinio 1 de fevereiro de 2012 10:00
  • pago 1.600 de aluguel,o proprietario quer renovar o contrato para 1,750.00 .ele esta correto?pode subir 150,00?/

    maria magdalena 13 de fevereiro de 2012 19:13
  • Moro em um quitinete, e pago 300,00 reais. o aluguel vai ser reajustado agora em abril, de quanto poderá ser esse aluguel?

    Lizandre Pereira 16 de março de 2012 12:49
  • Gostaria de saber ,tenho um contrato de aluguel que vence 20/05/2012 pago 250,00
    gostaria de saber para quantoele pode subir de acordo com igpm.
    obrigado.

    Vanessa Gomes 22 de março de 2012 12:55
  • Tenho um sobrado alugado que o contrato venceu em 2005 e o valor do aluguel era 450,00 quanto seria este aluguel hoje se fosse reajustado certinho ate 2012? grato

    Carlos 4 de abril de 2012 1:35
  • ola boatarde eu gostari de sa be a verdade eu pago 350 esima do hometo para quato vai meu alugeu po favorm mi made a resiposta

    manoel alves dos santos 7 de abril de 2012 14:24
  • QUANTOS PORCENTOS EU POSSO AUMENTAR O ALUGUEL POR UM ANO DE, UM APARTAMENTO UM ANO DE COMTRATO

    WESLEY 9 de abril de 2012 10:47
  • gostaria de aumentar o aluguel não possui contrato vai vencer agora em junho
    um ano o valor e 400,00 quantos posso aumentar

    gesiele dantas 23 de abril de 2012 11:57
  • pago 400 reais de aluguel termina em 20/06/2012 quanto sera o reajuste? obrigado.

    vando 2 de junho de 2012 2:15
  • Boa tarde gostaria de saber quantos porcento pode aumentar o aluguel. Tenho um aluguel de 220 reais. Iara

    Iara paz barcellos 6 de junho de 2012 16:19
  • Eu pago desde outubro/2010, o valor de R$ 900,00. O proprietário está querendo reajuste para 06/2012. Qual indice que eu devo aplicar e qual o novo valor?
    sds
    Marco

    Marco Antonio 10 de junho de 2012 19:03
  • Pago 300 reais de aluguel e no próximo mês que será agora em 18/ 06/ 12 terei reajuste. De quanto seria esse reajuste?
    Obrigada, Maria.

    maria jose de sousa 10 de junho de 2012 19:15
  • Tenho um imóvel alugado e agora em junho o aluguel sofrerá um aumento pelo índice governamental de reajuste de aluguel, gostaria de saber como devo calcular esse acréscimo. Obrigada

    Socorro Viana 12 de junho de 2012 12:46
  • Ola morro em uma casa alugada; pois o alugel e 200.00 reais fez um ano agora. de quanto vai ser meu reajuste? obgggggggggggggggggg

    Cristina Maria 17 de junho de 2012 13:17
  • Eu moro em um sobrado e pago 850,00 reais…e o proprietário quer aumentar para 1000, 00 reais…isso tah errado…qual deveria ser o reajuste…obrigada

    Nome Fabi Santos 2 de julho de 2012 17:33
  • BOM DIA!
    GOSTARIA DE SABER SE O PROPRIETARIO DA CASA QUE MORO PODE REAJUSTAR O ALUGUEL TODOS OS ANOS POIS JA MORA NESTA CASA HÁ VINTE ANOS E SOMENTE AGORA DESDE DE 2010 É QUE ELE VEM AUMENTANDO ASSIM DISPARADAMENTE QUERO SABER SE ISSO PODE SER FEITO E OUTRA O ALUGUEL FOI FEITO DE BOCA. ME RESPONDA NO MEU EMAIL OK POIS ESTOU FICANDO PREOCUPADA.

    maria edinalva rodrigues da silva 5 de agosto de 2012 8:24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *