Copa dá Alento à Economia Africana

Na África do Sul onde estarão acontecendo os jogos de disputa da Copa do Mundo 2010, o empresariado está a cada dia que passa sempre mais preocupado com a política econômica do país e com o impacto sofrido com aumento de pagamentos feitos acima dos índices de inflação.

Copa dá Alento à Economia Africana

Copa dá Alento à Economia Africana

Apesar de todos os problemas e preocupações a iminência da Copa do Mundo que está chegando é aguardada com grande expectativa, pois trás a esperança de que em curto prazo possa dar algum fôlego à economia.

Temores de greves

De acordo com declarações de Pravin Gordhan, que é o Ministro das Finanças da África do Sul, se for comparar a situação fiscal do país com a de seus parceiros comerciais, a situação da África do Sul ainda é bem melhor.

Segundo a Câmara de Comércio e da Indústria da África do Sul (SACCI), no que se refere a seu índice de confiança (BC), este em maio caiu de 84,2 para 82 pontos que foi a ocasião em que o comércio começou a demonstrar medo de que algumas greves junto com ameaças de arruaças laborais, acrescidas das incertezas que já pairavam sobre a economia mundial pudessem acabar minando as boas perspectivas de um crescimento.

Reforço do mundial

Reforço

Reforço

Sendo uma aliada poderosa do partido governista Congresso Nacional Africano, A federação de trabalhadores (COSATU) já anunciou que durante a Copa do Mundo pode ser desencadeada uma greve se as autoridades não decidirem pela redução no preço da energia que teve um aumento muito grande em suas tarifas.

A Copa dá alento à economia africana, mas independente deste reforço que chega a boa hora é fundamental que agentes econômicos fiquem atentos para o fato de que mesmo as contribuições positivas assumem uma natureza critica num momento em que o ambiente econômico é de grande fragilidade e que por isso é preciso um comportamento extremamente responsável.

Crescimento do PIB

Uma consulta feita a 24 economistas no período de 24 de maio a 1º de junho chegou ao consenso de que em 2010 o PIB da África do Sul deverá ter um crescimento de 3,13% e nos dois anos seguintes deverá ainda subir para 3, 55% e 3, 84%, respectivamente.

O crescimento da economia deve superar as previsões do Tesouro que era de 2,3% de expansão para este ano sendo que o evento da Copa do Mundo deu uma grande ajuda no sentido de reerguer a confiança para um pico de crescimento e deverá dar uma contribuição para isso na ordem de 0,6%.

Carência de empregos

Trabalhos

Trabalhos

O déficit orçamentário da África do Sul no ano fiscal 2009/2010, ficou em 6,7% bem abaixo do que havia previsto o governo que agora tem planos de reduzir esse valor para 4,1% até 2013, mas apesar disto a criação de empregos ainda é um problema sério e vai levar muito tempo para que se normalize.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *