Campanha Publicitária da WWF Brasil

A WWF é uma organização conhecida mundialmente pela luta em conservação da natureza. A sigla significa ‘World Wildlife Fund’, traduzindo para o português ‘Fundo mundial da natureza’. A Fundação foi criada no ano de 1961, possui sede na Suíça, onde foi fundada e possui escritórios espalhados por todo o mundo. Desde sua criação, já foram gastos mais de US$ 1,165 milhões de dólares com mais de 11 mil projetos em mais de 130 países. Ela promove o dialogo com todas as parte envolvidas, desde instituições econômicas como Banco Mundial como também tribos de pigmeu baka.

WWF no Brasil

No Brasil o WWF teve início no ano de 1971, com o programa do mico leão dourado, em risco de extinção. Esta se iniciou com estudos desenvolvidos na cidade do Rio de Janeiro, e este foi o primeiro projeto de muitos outros que se realizaram no país. Nos anos de 1980 a presença e reconhecimento da WWF no Brasil teve um grande alcance a partir do projeto Tamar. Trabalhou com iniciativas locais, assim, conseguiu também reafirmar e estabelecer confiança em outras entidades ambientais.

Com uma grande biodiversidade em fauna e flora, o Brasil, no dia 30 de agosto de 1996 recebe sua consolidação na criação do WWF-Brasil, com sua estrutura própria, sendo uma organização de proteção e conservação ambiental sem fins lucrativos.

Através de parcerias com empresas, órgãos federais, municipais e estaduais, além de instituições não-governamentais, ela vem desenvolvendo atividades ligadas a proteção de espécies e ecossistemas em risco de extinção, propõe modelos alternativos sustentáveis e que possam sem implementados com a finalidade de conservação, capacitação de entidade, além de promover mobilização social por meio de suas campanhas e programas.

Programas e Campanhas Publicitárias

Por meio de campanhas a instituição busca captar empresas para que possa obter apoio na conservação de unidades naturais. A rede empresarial WWF-Brasil é o conjunto destas empresas, que buscam colocar em práticas contribuições sociais no sentido de promover sustentabilidade, conscientização, valorização e uso racional de recursos naturais. Esta é uma das formas que a organização sem fins lucrativos utiliza para alcançar suas metas de preservação.

Este tipo de parceria com o setor privado é essencial para a promoção de boas práticas, manejo e consolidação da conservação ambiental. Já que estas estão diariamente lidando diretamente com consumidores finais, grande foco também da WWF-Brasil, gera o bem-estar social, além de alinhar empresas e população com objetivos efetivos para com a natureza. Os três pilares e objetivos desta parceria é a conservação da natureza, utilização sustentável dos recursos e promoção do bem-estar social.

As campanhas promovidas pela WWF-Brasil têm o intuito principal de sensibilizar e mobilizar as populações, auxiliar e dar suporte ao desenvolvimento e capacitação, além do marketing ligado a empresa e a instituição de preservação. Dentre os assuntos temáticos em suas campanhas podemos listar temas sobre mudança climática e energia, agricultura e alimento, Educação para sociedades sustentáveis, água para a vida, desenvolvimento sustentável, programa marinho, temas nacionais ligados a políticas públicas dentre outros.

Na mais recente campanha, em 2017 a WWF-Brasil retoma a campanha com a finalidade de proteção das nossas áreas localizadas na Amazônia, com a hashtag #NenhumHectareAmenos, milhares de brasileiros se manifestaram contra o projeto de lei que estava em curso no Congresso Nacional. Projeto que colocava em ameaça a floresta Amazônica, foi descaradamente usada como moeda de troca pelo então presidente Michel Temer para a bancada ruralista. Após vetar tal proposta que tinha com o intuito diminuir as áreas protegidas da Flona de Jamanxin, posteriormente foi proposta um projeto ainda pior, o PL 8107.

A partir desta proposta, a fim de comprar votos para se livrar de processo de corrupção, Temer propôs uma diminuição de quase 30% do território de proteção ambiental, o que equivaleria a uma área de 500 mil campos de futebol liberados para a produção de pecuária e agrícola.

Muitas ongs declararam-se contra esta decisão, emitindo assim cartas de repúdio ao presidente Temer. Dentre as ongs, podemos citar Green Peace, em uma de suas citações, o coordenado de políticas públicas Márcio Astrini avalia, como sendo uma proposta absurda que desmoraliza o estado, mostrando que está aberto a qualquer tipo de atitude para se manter no poder.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *