Onde Comprar Ouro em Barras?

Onde Comprar Ouro em Barras?

O ouro é considerado um ativo com aceitação no mundo inteiro. E ele representa uma opção segura para quem quer investir. No entanto, antes de sair por aí comprando ouro em barras, alguns cuidados se fazem necessários.

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre esses cuidados e onde é possível comprar ouro em barras. Continue lendo.

Formas de Investir Em Ouro

Antes de mais nada, é preciso conhecer quais os tipos de investimento em ouro disponíveis.

  • Caixa Econômica Federal: pela Caixa, há duas formas de investir em ouro em barra. Uma delas, é a por meio da Caixa FI Ouro Multimercado Longo Prazo, que possibilita que os investimentos sejam ligados com a variação do ouro no mercado. O intuito são os retornos com a variação do valor do ouro na Bolsa de Valores de Londres.
Caixa Econômica Federal

Caixa Econômica Federal

A outra maneira de investir em Ouro na Caixa é por meio do penhor da Caixa Econômica Federal. Essa opção ainda é bem pouco explorada. É uma modalidade de investimento na qual é possível ter um lucro bem vantajoso, não apenas com o ouro, mas também com a prata. Sem falar na possibilidade de diversificar os investimentos. Nessa opção, quem paga mais arremata o lote. Ou seja, funciona como um leilão.

  • Banco do Brasil: quem é correntista do banco pode comprar diretamente da instituição. O Banco do Brasil detém a custódia de quase 1/3 do volume total de ouro negociado no Brasil. O BB oferece uma garantia de recompra do ouro que é vendido para os clientes. Ou seja, é um investimento com liquidez diária. Quem precisa converter o ouro, a qualquer momento, em dinheiro, vê uma enorme vantagem em comprar ouro do Banco do Brasil.
Banco do Brasil

Banco do Brasil

  • Mercado de Balcão: existem algumas instituições financeiras credenciadas para vender ouro. Para comprar ouro da BM&BOVESPA, por exemplo, o cliente só precisa se cadastrar em uma corretora que opera na Bolsa de Valores. A vantagem das corretoras, é que é possível começar a investir com pouco dinheiro. Só não se esqueça de avaliar as taxas de corretagem praticadas pelas corretoras. Nem todas isentam a cobrança dessa taxa.
Investimento em Ouro - Mercado de Balcão

Investimento em Ouro – Mercado de Balcão

Vale a Pena Investir Em Ouro?

De acordo com especialistas, não é recomendável investir em ouro para quem é iniciante. Para eles, o ouro consegue ser mais especulativo do que os papéis negociados na Bolsa de Valores.

Em alguns momentos, quando o ouro apresenta dificuldades de venda, há baixa liquidez. E, quem ainda não tem experiência, pode não saber lidar bem com essa situação.

Além de ser influenciado conforme a oferta e a demanda, uma série de outras variáveis influenciam o ouro diretamente.

Sem contar com as interferências de ordem natural que podem acontecer, como um volume maior de chuva nas regiões onde há a exploração do metal, e que atrapalham o trabalho e causam variação na cotação do ouro.

Um outro ponto que deve ser analisado é o custo de manutenção do investimento, pois a barra de ouro não deve ser guardada em casa. Ela precisa ficar em um banco. E as instituições bancárias costumam cobrar um valor relativamente alto para guardarem o ouro. Esse valor pode variar de 0,07% a 0,10% do total do investimento.

Dessa forma, existem muitas variáveis que fazem o valor do ouro subir e cair. Mas o fato é que, até o momento, nenhum investidor que possuía ouro como uma forma de economia, tenha falido.

Investir em ouro é uma boa opção de investimento. Mas o investidor deve conhecer bem as peculiaridades desse tipo de investimento e quais as variáveis que influenciam o seu preço.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *