O Que são Riscos Calculados?

Riscos calculados são instrumentos utilizados por empreendedores antes de abrir empresa ou traçar novos caminhos em ritmo de produção. Necessário levar em consideração certos aspectos, desde dinheiro disponível e concorrência até mesmo as chances de encontrar profissionais especializados sem ter que pagar salário alto ao ponto de atrapalhar o fluxo de caixa.

Alta Concorrência

O empreendedorismo ganha apoio do governo para gerar emprego e trazer autosustento para a economia. Com o mercado aberto qualquer cidadão com conhecimento ou não do setor produtivo pode abrir empresa.

Porém, poucos conquistam a ascensão do mercado também por causa do medo de arriscar. Com a alta concorrência, poucas pessoas de negócios conseguem oferecer diferenciais, tais como qualidade aliada a bom preço, por exemplo.

Diferença entre Riscos Calculados e Sem Cálculos

Para saber se o plano consiste ou não de cálculos corretos é necessário ir adiante com o máximo de informações referentes para sustentar as tomadas de decisões ou implantar ação em prática com qualidade.

Ação contraindicada é adentrar ao mercado sem avaliar as mínimas variáveis que podem acontecer. O cenário nacional apoia a iniciativa privada em abrir novas empresas, mas chegar ao topo das vendas depende em maior parte das ações e riscos calculados de maneira correta nas escolhas empresariais.

De acordo com pesquisa do GEM (Global Entrepreneurship Monitor) Brasil está na nona posição entre 42 países com relação ao cenário empreendedor. Abrir negócios com o máximo de cálculos quanto aos riscos simboliza ponto importante na vida dos donos de negócios.

Não se pode ignorar o fato de que mesmo com o máximo de riscos calculados sempre existirá certa porcentagem referente às chances de erro. Especialistas apontam que os reveses podem surgir como aprendizado para prosseguir com menor faixa de erro e conseguir fazer a empresa girar dinheiro e gerar lucro.

Desenvolver Habilidades de Empreendedor

Vivência na área é importante para abrir o negócio. Porém, o fato não impede com que seja necessário trabalhar ao máximo possível a aprender mais sobre a arte de empreender, gerar lucro próprio e colaborar de modo direto com o desenvolvimento da economia nacional.

Em termos gerais existem certas características inerentes ao perfil do empresário de sucesso: Criatividade, autonomia, iniciativa, otimismo, força de vontade, autoconfiança, perseverança, alto comprometimento, tenacidade e riscos calculados.

De fato é quase impossível o empreendedor ter todas as características desenvolvidas acima da média. Porém se faz necessário aprimorar os pontos com o máximo de frequência para estar à frente dos concorrentes.

Cursos técnicos e universidades possuem dezenas de opções que podem ajudar no desenvolvimento empresarial. O SEBRAE tem modelo consagrado que ensina ao pequeno empreendedor a administrar os negócios. Tenha em mente de que empreender consiste na arte de investir com critério e conhecimento suficiente.

Riscos e Planejamentos

Existe a probabilidade de que em determinada hora o empreendedor necessite tomar decisões de negócios, caso do momento correto para comprar matéria prima ou quando investir dinheiro, por exemplo.

Quando existem planejamentos completos indicando consequências para possíveis ações se aumenta a capacidade de suportar os reveses. Ao esperar pelo problema aumenta a chance de ampliar os resultados e minimizar os danos.

De maneira usual quase todos os grandes empresários que investem quantias consideráveis no negócio correm riscos calculados levando em consideração estudos com alternativas para aumentar o controle das ações e resultados.

Plantar Hoje e Colher Amanhã

O amanhã pertence a quem se prepara hoje, assim funciona em diversas partes da vida, inclusive nos momentos de abrir os negócios ideais. Atitude e perseverança não são dois valores consideráveis sem existir preparo.

Com frequência os gestores são obrigados a tomar decisões. Quanto mais cresce a empresa, maiores são as demandas, por vezes se aumenta o quadro de funcionário. Ou seja, quem abre empreendimento pensando que escapou do trabalho se engana, grande parte dos donos de empresas trabalha mais do que funcionário, em principal nas médias e pequenas áreas de negócios.

A demanda dos planos fica movida ao mercado que precisa ser atendido, do contrário a empresa não deve conseguir suprir as necessidades da clientela. O ato de arriscar pode ou não ser favorável ao negócio. De fato é possível investir em algo com 99,9 por cento de chances de acerto, mas não se pode minimizar a margem de erro de 0,1 por cento.

Nas estratégias há diversas possibilidades de acontecer erros ou acertos. Por vezes o fato que determina os resultados está em quanto se está preparado. Apenas quem tem preparo técnico pode estar pronto a chegar ao sucesso com o empreendimento.

Vale ressaltar que o preparo não está relacionado de modo direto com os títulos de mestrados e doutorados, mas sim sobre conhecimento do assunto. Dentro da internet existem e-books, fóruns de discussões, notícias da imprensa e blogs de profissionais especializados, por exemplo.

A história no mundo dos negócios aponta que as informações referentes aos clientes quase nunca são verdadeiras. Quando existem problemas acontece o desabafo com vizinhos que ampliam a rede negativa de boatos e atrapalham o montante das vendas de modo significativo, em especial nas pequenas e médias empresas.

Esse pode ser considerado verdadeiro foco que diminui as oportunidades. Não ter informação precisa no momento correto gera volumes de informações desnecessárias sobre os negócios, consumindo tempo e dinheiro com as implantações dos novos planos.

De acordo com especialistas as ações de marketing ou comunicação organizacional precisam estar direcionadas ao mercado com base nas pesquisas quantitativas.

É importante os gestores terem em mente que os consumidores pensam ou sentem com relação aos produtos ou serviços prestados. O relacionamento com a clientela tem que acontecer de perto.

Tomadas de decisão precisam levar em conta bases sólidas na relação com os clientes e colaboradores em níveis mercadológicos. Com esse método a margem de erro diminui em ritmo suficiente para demonstrar resultados positivos e satisfatórios.

Cuidado com a Incerteza

Caso não tenha a plena certeza do caminho a se tomar é melhor parar e aguardar. Procure estudar a informações com maior tranquilidade, em principal os quesitos de concorrência e demanda dos consumidores.  Tudo na vida tem o seu tempo e com os negócios a regra não muda!

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *