Média Móvel Simples – Exemplo

Todos nós sabemos que os investimentos é que movem o mundo da economia – sem eles, praticamente todos os países do planeta quebrariam e isso geraria uma catástrofe sem limite de prejuízo, pois as perdas seriam incalculáveis. No entanto, o risco de acontecer isso é zero, já que, diariamente, dinheiro é injetado nas diversas economias do mundo com o intuito de investir e fazer a economia girar.

O Brasil é um país considerado em desenvolvimento, ou seja, é um dos fortes candidatos de, no futuro, ocupar a cúpula dos países mais desenvolvidos do mundo. E isso só irá acontecer quando os problemas nossos internos, como a falta de leito de hospitais, escolas, creches forem resolvidos. Nesse caso se encaixam, também, a falta de comprometimento social com o povo brasileiro, bem como a alta carga tributária que é cobrada no pais e, o pior disso, que é a aplicação inadequada desse dinheiro em retorno a nós, que pagamos esses impostos: ruas esburacadas, sem luz, com falta de remédios na Estratégia da Família, enfim… Muitas coisas precisam ser mudadas no Brasil e a primeira mudança vem de nós.

Fora esses problemas, o país tupiniquim é considerado como um dos melhores para se investir, principalmente, por conta do grande potencial que ele possui, que se traduz em tamanho territorial (é considerado um país-continente por conta do seu imenso tamanho), além da abundância de recursos naturais, principalmente a água.

Mas, todo investimento requer cuidado e técnicas para fazê-lo existem aos montes. No nosso artigo de hoje, iremos falar um pouco sobre a Media Mover Simples que é um modelo matemático que poderá lhe auxiliar nos diversos problemas que um investimento pode trazer, além de umas dicas para que você possa fazer um investimento tranquilo e sem maiores surpresas. Confira:

O Que É Média Móvel Simples?

Média Móvel Simples nada mais significa que um significativo indicador que faz parte da categoria de Rastreadores de Tendência. Ela mede o valor médio de preços de outros indicadores, em um período que seja pré-determinado. Uma linha é usada, geralmente, para fazer a sua representação gráfica, que tem a liberdade de se movimentar a cada cálculo adicionado no modelo.

Para que você consiga realizar esses cálculos e assim obter dados mais confiáveis, é necessário que você defina itens que sejam importantes para os cálculos, como, por exemplo, o tipo de média a ser usada, que pode exponencial, ponderada, média simples ou outra que possa vir a existir. Nessa escolha, você vai ter que definir o parâmetro que mais possa te ajudar, evitando problemas no futuro.

Depois disso, é necessário escolher o preço que se quer pagar para investir: máxima, mínima, fechamento ou abertura? Bem, essas opções são as mais utilizadas para os cálculos e, segundo especialistas do ramo, o momento do fechamento é o melhor pois representa, com maior clareza, a decisão tomada pelos investidores antes do tempo dos investimentos se encerrarem.

O período, nesse caso, se remete à quantidade de elementos ou dados que serão utilizados para realizar os cálculos.

Como você pode perceber, a ferramenta da Média Móvel Simples é bastante fácil e rápida de ser aplicado, perfeito para aquelas pessoas que têm uma dificuldade maior em investimentos. Mas, esse modelo matemático não é direcionado somente aos alunos de uma universidade, por exemplo, mas, também, aos banqueiros e correntistas.

A ferramenta do Média Móvel Simples é mais completa pois ajuda o espectador a imprimir os dados do gráfico. Por exemplo, ele é responsável por suavizar os preços de uma ação aquele dia pois, o risco de se perder um investidor quando não se consegue nem enxergar direito a média de preço, é bastante grande. Essa suavização veio com a intenção de deixar os dados impressos no gráfico mais palatáveis a quem o vê.

Além disso, essa ferramenta ajuda o investidor a identificar qual é o valor tendência, ou seja, que talvez tenha a se firmar como uma opção, não apresentando variações bruscas durante os pregões.

Uma advertência é que, quanto mais alto for o número de períodos em um projeto, mais demorado será o prazo da chamada “tendência monitorada”. A média de preço, nesse caso, também pode servir como uma resistência ao preço que pode vir a subir. Nesse link, você pode conferir um site onde está explícito um exemplo disso que estou falando aqui.

Como Realizar Investimentos?

Muitas pessoas não sabem, mas é muito fácil poupar o seu dinheiro no banco para que ele fique rendendo, já que deixa mais dinheiro em circulação girando a força motriz brasileira. No entanto, algumas ainda são relutantes quanto a esse assunto, por acreditarem que somente é possível investir quantias considerando altas. E não é bem assim.

Vamos supor que você conseguiu uma grana extra com o FGTS. Você pode gastar 60% dele, e os 40% podem ser guardados, a não ser que você tenha alguma conta a pagar, já que, nesse caso, compensa muito mais liquidar as contas de uma vez. Mas todos sabem que, infelizmente, o dinheiro que está na poupança não rende muito, o que faz as pessoas – principalmente os jovens – a investir em carros, casas, motos e outros bens de consumo.

Se você é um investidor a mais tempo e procura novos desafios, e, claro, dotado com uma quantia bastante grande de dinheiro, os negócios de agora que estão precisando de um investidor são as startups, principalmente aquelas que estejam voltadas com a tecnologia, como, por exemplo, uma startup que é especializada em desenvolver drones para eventos. Um negócio desse tipo só tende a crescer, vide o uso de smartphones: hoje, praticamente, qualquer um tem um celular que facilita a comunicação entre as pessoas.

Outra dica é que você deve cuidar do seu dinheiro bem direitinho, evitando negócios do tipo “furada” no qual a chance de receber o que investiu é menor ou, às vezes, nula. Se isso acontecer um dia, você deve ir na justiça e procurar seus direitos perante ao furto de dinheiro, para tentar reaver o que foi roubado ou foi pego sem autorização.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *