Média Móvel – 200 Períodos

O Que São Médias Móveis?

Todos os investidores e pessoas que pretendem ser investidoras devem se atentar ao mundo do mercado financeiro, ficar por dentro das notícias, práticas e técnicas novas que auxiliam a ser um bom investidor e ter sucesso nos seus investimentos. Uma das técnicas que vamos falar hoje é a medias moveis duzentos períodos. A média móvel tem como serventia no mundo dos investidores rastrear a tendência dos investimentos, ou seja, se o preço subiu, se o preço caiu e o preço médio desse movimento, também o volume e até mesmo o que acorreu em um outro indicador que realizou em um outro período.

São baseadas em três principais pontos: o primeiro ponto é definir qual o tipo de media que será a espécie de media a ser utilizada no processo e temos três opções, a média simples, a média exponencial, e também a média ponderada, mas geralmente são utilizadas somente as medias simples. O segundo ponto é a é o preço, nesse ponto deve-se definir o preço de abertura, o preço de mínima, o preço de máxima e o preço de fechamento. Nas operações são utilizados os preços de fechamento, sendo esse último preço o mais utilizado pois os investidores os utilizam para definir a média e ter o consenso das negociações. E o por fim, o ponto que define o período, que é basicamente o tempo que as negociações são feitas e os itens que serão utilizados para fazer as medias.

Como Calcular As Médias Móveis?

A média móvel simples é calculada da seguinte forma: o gráfico irá analisar as operações durante cinco dias, deverá utilizar os dados de preço de fechamento, soma-los e logo após dividir o valor em cinco, sendo assim obtendo o preço médio, por ser tão simples quanto a matemática básica é um dos mais utilizados. A média exponencial já um pouco mais trabalhosa, deve-se calcular a média sim e utilizar os dados, a seguir deve-se calcular o coeficiente e depois a exponencial da operação. E por último, a média ponderada que é o preço médio no lugar dos preços efetivos.
Os cálculos são feitos graficamente, numa maneira bem simples para que o investidor se sinta confortável para realizar as operações. A representação no gráfico é demostrada por uma linha, onde ela vai se movimentando de acordo com os cálculos, sendo assim o investidor pode analisar e realizar as negociações. A média móvel é feita por períodos, sendo assim, pode se determinar qualquer período como o período de três dias, período de sete dias, período de dez dias, período de quinze dias, período de vinte dias, período de cinquenta dias, período de noventa dias, período de cem dias, período de cento e trinta dias, período de cento e cinquenta dias, período de duzentos dias, o investidor ajustas de acordo coma sua necessidade.

Vantagens de Utilizar a Média Móvel

As vantagens e desvantagens de utilizar esse tipo de análise financeiro tem que ser muito bem analisadas antes de serem utilizadas, pois se trata de um investimento e quando o investimento não se tem uma preparação inicial, pode trazer muito prejuízos ao investidor. Os motivos que fazem os investidores preferirem a média móvel é simples, ele detecta o preço preciso e demonstra graficamente qual é o melhor, sendo assim, o torna a maneira mais fácil de avaliar. A fácil indicação se o preço está em alta ou em baixa também é simples, pois a seta para baixo indica que a tendência para o tal investimento está em baixa e a seta para cima indica que a tendência para o tal investimento está em alta.No caso em que o investimento tenha a média móvel em duzentos períodos, o gráfico não será tão fácil de analisar, pois o período é grande e o investidor terá que ser bem atento ao analisar minusculamente o gráfico para ter os resultados corretos e fazer um bom investimento pois se trata de uma média móvel e como o nome da operação diz, ela se move simultaneamente.

As desvantagens são poucas, mas ainda sim deve-se atentar a elas, como no caso de que as medias moveis tem como desvantagem, mas não muito impactante o atraso de tendências, pois elas estão sempre um passo atrás, devido ao período de tempo de análise. Ao escolher uma tendência, a medias moveis vão fazer com que você esteja sempre nela e, se caso apareça um investimento enorme, o investidor só ficara sabendo mais tarde. E também nãos e deve esperar a ação estar em alta para vender ou em baixa para comprar, pois as medias moveis não devem de maneira alguma trabalhar sozinhas, é necessário que investidor tenha outras técnicas para auxiliar a média móvel na hora das negociações para não sair no prejuízo por ações mal negociadas ou avaliadas de forma incorreta o que trará prejuízos invés de lucros.

Apesar das desvantagens, um bom investidor sempre utiliza essa técnica pela sua praticidade e economia de tempo. Muitos investidores fazem o uso da média móvel para auxiliar no cálculo das tendências e outras técnicas como o índice de força relativa para analisar a sobreavaliação das ações e a subavaliação das ações.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *