Investimento Tesouro Direto

Dentre as diversas formas de investimento disponíveis no mercado, devemos destacar os Títulos referentes ao Tesouro Direto, que é um programa de venda de títulos públicos que ocorre através da internet, destinado ao investimento de renda fixa e realizado por pessoas físicas. O Tesouro Direto, destacando a sua origem pública, foi criado pelo Tesouro Nacional em uma parceria realizada com a BM&FBOVESPA e que é realizado desde o ano de 2002. A emissão destes títulos foi criada pelo governo com a intenção de auxiliar no financiamento da dívida pública e de atividades do governo federal.

Como esta forma de investimento envolve Títulos Públicos, há algumas peculiaridades que devem ser apontadas:

Investimento Tesouro Direto

Investimento Tesouro Direto

– Uma das principais vantagens de investimento nestes Títulos é a segurança. Como a chance do governo quebrar é muito baixa, a segurança é maior do que investir em empresas que estão mais suscetíveis às variações do mercado. Deste modo, a renda e fixa é segura.

– A facilidade de lidar com tais títulos também deve ser destacada, uma vez que as transações são realizadas via internet e são explicados passo a passo pelos bancos ou corretoras. Destaca-se, ainda, que os Títulos são operados pelo próprio investidor, dispensando a intermediação de bancos e corretoras, bem como da cobrança das taxas de administração.

– Outro ponto de destaque é que os valores iniciais mínimos determinados para investimento são baixos – com quantidades menores do que 100 reais, caracterizando um bom investimento para aqueles que estão iniciando na área e ainda não querem correr grandes riscos envolvendo quantidades elevadas de dinheiro.

– Por último, cabe destacar, como ocorre na maioria dos investimentos fixos, com poucos riscos, que o rendimento do investimento de tais títulos não costumam ser muito elevados, dependendo, em geral, do modo como está a economia do governo, que será mais ou menos rentável.

Investimento Tesouro Direto

Investimento Tesouro Direto

Dentre os Títulos do Tesouro Direto disponíveis para investimento das pessoas físicas, temos as seguintes possibilidades:

Os Títulos podem ser inicialmente, divididos entre dois grupos – prefixados e pós-fixados – que têm as suas rentabilidades definidas no momento da compra ou então, pelo segundo tipo, que está vinculada a algum indexador, a exemplo do IPCA, que é o mais utilizado. Cada um destes grupos é subdividido em tipos diferentes:

PREFIXADOS

– LTN (Letras do Tesouro Nacional)
– NTN-F (Notas do Tesouro Nacional – Série F)

PÓS-FIXADOS

Investimento Tesouro Direto

Investimento Tesouro Direto

– LFT (Letras Financeiras do Tesouro)
– NTN-B (Notas do Tesouro Nacional – Série B)

– NTN-B Principal (Notas do Tesouro Nacional – série B Principal)
– NTN-C (Notas do Tesouro Nacional – Série C)
As diferenciações entre cada um dos tipos de investimento são feitas a partir do momento e da forma do pagamento, bem como das vantagens oferecidas por cada um, que variam conforme as intenções do investidor. Mais detalhes e o procedimento para a negociação dos títulos são oferecidos pelos bancos e corretoras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *