Investimento Renda Fixa

Os investimentos de renda fixa são muito procurados pelas pessoas por conta do baixo risco atrelado ao investimento. Existem algumas opções interessantes nessas modalidades, sendo que a pessoa pode optar por investimento com lucro previsto (fixado) antes da aplicação ou variável (pós-fixado), o qual é estabelecido depois do investimento ser concluído.

Investimento

Investimento

Todos os investimentos em renda fixa funcionam basicamente como um empréstimo, que pode ser direcionado a instituições financeiras ou ao governo. Através dos bancos é possível investir no CBD (Certificado de Depósito Bancário) ou CDI, que são os títulos que visam um capital a ser circulado apenas entre bancos.

O Tesouro Direto é outra alternativa interessante, pois costuma render mais que os papéis dos bancos e possui um risco relativamente menor ou igual. Dentro dessa modalidade, assim como no caso do CBD, existem opções para juros pré-fixados e pós-fixados. No caso do Tesouro Direto, ou papéis são oferecidos pelos  poderes públicos federais, estaduais e municipais.

Acompanhe Os Principais Títulos Públicos:

– LFT (Letras Financeiras do Tesouro): são os títulos pós-fixados que são remunerados pela taxa Selic. De alta liquidez, podem ser negociados antes do seu vencimento.

Investimento Renda Fixa

Investimento Renda Fixa

– LTN (Letras do Tesouro Nacional): possui valores pré-fixados. Junto com as LFT, são os títulos mais comuns. Eles costumam rendar mais que o LFT, por isso são muito utilizados para ganhos de curto ou médio prazo.

– NTN-F (Notas do Tesouro Nacional, série F): são os títulos pré-fixados, porém, com pagamentos de juros semestrais, conhecidos como cupons. Eles possuem um prazo de vencimento mais longo, a desvantagem é que são cobradas taxas de tributos pelos cupons.

– NTN-B (Notas do Tesouro Nacional, série B): são títulos indexados à inflação e somados com uma remuneração pré-fixada. Também realiza o pagamento dos cupons. A vantagem desse título é a proteção contra a inflação. Na NTB-B Principal, não são efetuados os pagamentos semestrais dos cupons, sendo toda a remuneração acumulada para o vencimento.

Além dos títulos bancários e público, outra alternativa conhecida para a finalidade são os Fundos de Investimento. A vantagem é que eles possuem uma carteira variada de papéis, garantindo uma rentabilidade equilibrada para o investidor. Porém, é importante conferir os valores cobrados pelo serviço (taxas de administração) antes de tomar essa decisão.

Além disso, é fundamental verificar e levar sempre em conta a real rentabilidade dos investimentos. Por vezes lidamos com uma promessa de lucros de mais de 10% ao ano, porém, ao descontarmos a inflação e o imposto de renda, essa porcentagem geralmente não passa dos 4%.

Renda Fixa

Renda Fixa

Isso normalmente acontece com os títulos bancários e demais investimentos desprotegidos perante a inflação. Por esse motivo, é comum apontar que a Poupança é um dos investimentos menos rentáveis, já que possuindo uma rentabilidade de em média 7% ao ano, ao descontarmos a inflação, sobra pouca coisa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *