Investimento de Nível Variável: Características Gerais

Grande parte dos economistas não indica concentrar toda a renda em apenas um tipo de investimento. Caso aconteça algum tipo de crise no setor todas as finanças poder ir para baixo. Em 1929, quem investiu todo o dinheiro no mercado de café perdeu tudo do dia para noite. O Crack econômico serviu também para demonstrar que quantia elevada investida em um só tipo de negócio pode trazer riscos.

Aposentadoria

Por mais que existam investimentos feitos em diversos campos nunca se deve esquecer-se do investimento na aposentadoria, seja por dinheiro investido na conta poupança ou pelas quantias que devem ser pagas para a Previdência Social Federal. Existem ainda as modalidades oferecidas por instituições privadas que podem ser ainda mais rentáveis do que as oferecidas pelo governo. Quem paga o INSS pode contar com diversos serviços extras, como caso de diretos ao abono salaria, seguro-desemprego, auxílio doença, entre outros.

Títulos Públicos

O governo mudou as regras de arrecadação da poupança no sentido de atrair maior número de investidores maiores e menores para as compras dos títulos públicos, que trazem maior rentabilidade, mas possuem IR que pode chegar até 03% do valor líquido que está mantido no título. A opção deve ser escolhida para o investimento ao longo prazo. 

Mercado Imobiliário

Mercado imobiliário está entre os grandes investimentos. Necessário comprar imóveis em regiões que estão em desenvolvimento e oferecem valorizações que estão acima de muitas modalidades econômicas oferecidas no mercado tradicional.

Para fugir das incertezas existentes na inconstante bolsa de valores da atualidade, os investidores começam a realizar outros tipos de investimentos seguros, como no caso do setor imobiliário, que se demonstra superior inclusive à poupança e os fundos. Administradores em todo o Brasil contabilizaram 40% no aumento de pessoas que buscam assessoramento para investimento na área.

Alguns investidores investem em imóveis que ultrapassam a casa de um milhão de reais, bens direcionados apenas para rendimento e não à moradia. Além da rentabilidade mensal, existem grandes chances de valorização em médio e longo prazo, visto que a atualidade do Brasil traz apoio ao aumento da construção civil direcionada para infraestrutura urbana.

Especialistas afirmam que a rentabilidade mensal dos aluguéis é equivalente a 0,09% do valor do imóvel corrente no mercado. A história brasileira demonstra que grandes investidores concentram investimentos nos imóveis em épocas de crise.

O setor imobiliário representa refúgio aos investidores que querem lucrar alto e com segurança, principalmente pelo aparato da lei existente aos locatários.

De acordo com a SECOVI – Sindicato da Habitação – entre fevereiro de 2009 e 2010, aumentou em quase 50% o valor de proprietários que entram na justiça para receber os alugueis atrasados de inquilinos em São Paulo, sendo que parte do montante exige inclusive a expulsão dos maus pagadores de seus imóveis.

Jaques Bushatsky, diretor da Legislação do Inquilinato do Secovi, afirma que não há fatores que explique o aumento repentino no índice, principalmente pela atualidade econômica qie o país vive referente ao poder de consumo dos brasileiros. Todavia, a desorganização dos locatários relacionada com gastos e compromissos pode ser apontada como uma das causas.

No começo de 2010, as despesas familiares como cesta-básica, compra de materiais, matrículas escolares, IPTU e IPVA, colaboraram com o aumento da inadimplência, assim como os altos gastos proporcionados pelas compras no final de ano, e por consequência, aumentando a falta de pagamentos do aluguel realizados em dia. 

As pessoas cometem erros básicos, caso das pessoas que moram em imóvel que estão acima do padrão de vida. No mês de fevereiro, 85% das ações na justiça paulistana sobre conflitos entre locatários e inquilino eram de reclamações por atraso de aluguel.

Especialistas atestam que talvez a principal causa da inadimplência esteja na falta de planejamento. De certa forma, os fiadores são prejudicados pela falta de pagamento, sendo que algumas vezes também não têm condições de sanar a dívida. O seguro-fiança pode ser sugestão interessante para que todos os envolvidos no trâmite fiquem assegurados.

Mercado de Ações e Bolsa de Valores

Ganhar dinheiro no mercado de ações não representa tarefa impossível, mas bastante difícil e incerta. Por mais que existam análises técnicas dos gráficos ou fundamentalistas, o fato não garante lucro para nenhum investidor. Neste tipo de negócio algum lado precisa perder para a vitória de outros, o que de fato aumenta a probabilidade de quem tem mais papel investido e informações privilegiadas dentro do jogo no mercado livre.

A iniciativa de abrir corretora representa método infalível de ganhar dinheiro, visto que o empreendimento ganha em cada transação independente das quedas ou altas em níveis mercadológicos. 

Para ganhar dinheiro se faz necessário aprender a perder. Com a chegada de crises econômicas há chances consideráveis de o mercado acionário apontar quedas e virtude da falta de consumo diminuidora da produção e geração de emprego.

Algumas vezes pior do que ficar com o papel na crise é vender com preços inferiores. Acontece que em poucos anos o país afetado pode retomar a economia e por consequência passar a gerar lucro aos grandes empreendimentos que negociam papéis no mercado de ações. Por exemplo, investidores que não retiraram dinheiro dos títulos comprados das grandes empresas nacionais em 2008 passaram a colher os frutos na primeira metade da segunda década do século XXI.

Para apostar no revés se faz necessário levar em consideração as condições existentes para acontecer o crescimento em médio-longo prazo. Algumas vezes o crescimento pode surgir de maneira repentina e inesperada. Quem aproveita as crises das nações e possui reservas financeiras podem se tornar sócios de grandes empresas que abaixam os preços dos papéis para manterem o controle do caixa nos anos de crise. 

Poupança

Poupança é um hábito gratificante. Quem não está salvando dinheiro deve começar pensar. Comece de maneira pequena, poupado quantidades pequenas de maneira mensal. Quanto mais cedo começar a poupar maior é o crescimento. Elabore um plano, defina as metas e cumpra. Nunca é cedo ou tarde demais para começar a guardar dinheiro.

A conta poupança está entre os investimentos que menos trazem rentabilidade, mas possuem segurança considerável. O governo garante até R$ 65 mil por CPF caso o banco declare falência e leve a quantia da conta para o ralo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *