Indicador Sato Force

O indicador Sato Force, ou o chamado Indicador Force Index, é um mecanismo desenvolvido pelo DR. Alexander Elder, e foi publicado primeiramente no livro clássico intitulado como “Trading for a Living”. Em seu livro, o Dr. se refere a este indicador como uma das mais potentes estratégias de análise técnica disponibilizada para os investidores do mercado de traders.

Como é Realizado o Cálculo do Indicador Sato Force?

Esta variável é relacionada ao volume e preço das movimentações diárias de compra e venda de ativos. Este mensura a variação de preços dentro de uma período já pré estabelecido, e desta maneira consegue calcular o tamanho da movimentação deste período e sua força. Sua fórmula é descrita da seguinte maneira:

Indicador Sato Force = [ preço de fechamento (atual) – preço de fechamento (período anterior) ] x Volume (atual).

Quando o valor é maior do que zero, quer dizer que o preço de fechamento atual foi maior que o preço do período anterior, caso for valor negativo, o fechamento anterior foi maior que o de hoje. Já o componente do volume é a variável que potencializa para cima ou para baixo a importância do valor. Esta variável geralmente é conciliada com outro indicador, geralmente juntamente com uma média móvel.

Em um Trade

A aplicação deste indicador geralmente é realizada juntamente um indicador de tendência. O foco principal deste instrumento é auxiliar o investidor a saber identificar qual é o melhor momento para entrar no mercado e realizar a compra do ativo. Os ‘stops’ devem ser acionados, já que o momento de compra e venda pode eventualmente a ser mais estendida, mais do que acreditamos ser em alguns momentos.

Assim o uso deste em estratégias se mostra muito eficaz de acordo com relatos de traders, sendo este uma carta na manga de muitos investidores. Para saber qual o melhor momento de compra, é fácil de identificar, já que este é assimilado quando os preços começam a se aproximar da média móvel.

Como Identificar o Momento de Exaustão e as Divergências

O momento de exaustão é classificado como o instante de tempo em que a tendência de preço irá inverter-se, o momento de “último suspiro”. Este momento é classificado como exaustão. Ele pode ser identificado analisando os picos de tendência, já que este apresenta um pico muito grande em comparação aos anteriores, ficando mais fácil de constatar esses momentos.

Como outros indicadores que existentes no mercado de investimento, é sempre necessário se atentar as divergências entre o indicador que está sendo utilizado e as variações de preços existentes. Compreender e analisar a coerência de informações entre os gráficos e fluxo de preços e o indicador que se utiliza é de extrema importância.

Se o Indicador Sato Force apresenta uma tendencia de topo e os gráficos indicam momentos de baixa, ou mesmo ocorre o inverso em que o indicador apresente segmento de baixa e os gráficos não condizem com o indicado é muito provável uma falha, é um sinal de que possa haver uma reação baixista ou altista em nascimento.

Como qualquer outro indicador, o Sato Force é um dos que valem muito reler e rever suas teorias e aplicações, já que esta tem se mostrado um instrumento popular e com parâmetros de alta confiabilidade para quem trabalha e investe com ela. E claro, importante compreendê-la para que assim cada trader possa adaptá-la e realizar a melhor estratégia individual.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *