Fundos de Investimento ou Home Broker?

A economia mundial recuperou-se recentemente de uma crise que por pouco não abalou o sistema capitalista. Assim, muitas empresas e investidores da bolsa de valores passaram a ter mais cuidado com seus capitais de giros e movimentações econômicas, temendo uma nova recessão. Pensando em novas maneiras de utilizar o dinheiro da melhor forma, dois tipos de aplicações financeiras se destacaram como as ideias, sobretudo para novos investidores: o Fundo de Investimento e o Home Broker.

Ambas as formas de investimento possuem suas vantagens e desvantagens, que devem ser ponderadas na hora da aplicá-lo. Vamos conhecê-las a fundo, para que o investidor tenha mais segurança ao usar seu dinheiro. O fundo de investimento é um sistema simples, que consiste na união de diversos investidores, organizados como pessoas jurídicas, com um objetivo específico, visando um retorno em lucros em igual nível para todos.

Nele, é aplicado um determinado valor de diversas formas, como ações, commodities, derivativos, renda fixa, dentre outros, que são negociadas principalmente em bolsas de valores. A maior vantagem nos fundos de investimentos é a comodidade dos investidores, que como pessoas jurídicas, podem empregar analistas e outros profissionais para cuidarem das aplicações do mercado, bem como preparar estratégias para lucros futuros.

O maior risco, contudo, é que por trabalhar com o mercado de valores, com suas flutuações ocasionalmente constantes, os riscos de sofrer prejuízos irrecuperáveis é grande. Já o Home Broker é um sistema desenvolvido na modernidade da internet. Usada unicamente em bolsas de valores, o Home Broker consiste na negociação de papéis acionários, que pode ou não ser administrados por grandes empresas através meio da internet. Com ele, é possível desenvolver websites, códigos fontes, além de obviamente negociar com os grandes entidades acionárias. A maior vantagem do Home Broker é o acesso democrático ao mercado de ações, pois através dele, pessoas físicas podem aplicar seu dinheiro em ações sem a necessidade de analistas ou reconhecimento de firma. 

Entretanto, o maior risco está no próprio uso da internet como veículo de movimentação financeira, pois caso não haja configurações que garantam uma negociação segura, o acionista pode perder seu investimento facilmente. Saber qual o tipo de aplicação financeira utilizar antes de investir seu dinheiro no mercado de valores é importante principalmente para evitar problemas como o infame “calote”, com falsos economistas e analistas financeiros desviando suas finanças para seus cofres pessoais.

No caso do Home Broker, o acionista deve estar ainda mais atento, procurando cautela nas primeiras movimentações, para conhecer o mercado, além de estudar melhor sobre o mesmo, já que a economia possui todo uma corrente de estudos e teorias que se bem aplicadas podem trazer um retorno farto e rápido. Escolha o tipo de aplicação que seja o mais conveniente para você. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *